O Tik Tok é uma rede social que tem como principal objetivo fazer com o que os seus usuários compartilhem vídeos curtos. Apesar de muitas pessoas pensarem que essa plataforma só serve para divulgar dancinhas, muitas empresas já estão usando essa mídia para atrair mais clientes e, assim, aumentar o faturamento.
Para estimular que mais instituições comecem a investir na plataforma, essa rede social criou o Tik Tok for Business, focado nas grandes companhias. Contudo, para que os pequenos e médios empreendedores também possam utilizar essa mídia, foi desenvolvido o Tik Tok Ads Manager, para criação e gerenciamento de campanhas.
Por que usar o Tik Tok na estratégia de marketing digital?
Esta é a rede social que mais cresce no mundo. Somente no Brasil, o Tik Tok cresceu cerca de 12% nos últimos cinco meses e já conta com mais de 80 milhões de usuários. Só para se ter uma noção, o Instagram possui aproximadamente 115 milhões de contas ativas.
Sendo assim, se continuar nesse ritmo de crescimento, o Tik Tok pode ultrapassar o Instagram no futuro. Por isso, é muito importante que as empresas comecem a investir nessa plataforma para conseguirem ganhar mais relevância no mercado, além de atrair clientes.
De acordo com pesquisa realizada pelo Opinion Box, cerca de 42% dos usuários do Tik Tok usam a rede social para acompanhar os perfis das empresas que gostam. Portanto, essa pode ser uma boa plataforma para as companhias que querem aumentar a sua visibilidade, atrair e fidelizar clientes.
Qual é o melhor tipo de conteúdo para o Tik Tok?
Essa é uma rede de vídeos curtos. Sendo assim, quem quiser criar conteúdo para o Tik Tok precisa investir nas produções audiovisuais, já que essa não é uma plataforma voltada para textos e fotos.
Apesar de ser muito conhecida pelos vídeos engraçados, nela também é possível disponibilizar outros tipos de conteúdo, como pequenos tutoriais, dicas profissionais e vídeos expondo as suas opiniões sobre um determinado assunto.
O mais importante é que o seu conteúdo seja autêntico, dinâmico e prático e que seja capaz de despertar a atenção dos usuários da rede. Então, é muito importante definir o seu público-alvo antes de começar a gravar vídeos para o Tik Tok.
Como divulgar a sua marca no Tik Tok?
Para conseguir mais leads e aumentar o faturamento da sua empresa usando essa rede social, não basta apenas fazer qualquer tipo de vídeo e divulgá-lo na plataforma, é preciso criar uma estratégia primeiro.
Por isso, preparamos um guia bem prático com os principais fatores que você necessita considerar na hora de começar a usar o Tik Tok para divulgar os seus produtos e a sua empresa:
Delimite o seu público-alvo
A primeira etapa para quem quer divulgar a sua empresa ou os seus produtos nessa rede social é definir quem é o seu público-alvo. Isso porque, somente dessa forma, será possível fazer vídeos no Tik Tok voltados para as pessoas que você deseja atingir.
Aproveite as tendências do momento
É superimportante criar conteúdos autênticos, pois isso é muito valorizado nessa rede social. Porém, também é possível utilizar e adaptar as tendências do momento nos seus vídeos, de modo a aumentar o engajamento e melhorar a performance do seu conteúdo.
Uma das formas de fazer isso é pesquisando quais são as músicas em alta na rede, fazendo dublagens de áudios divertidos e compartilhando desafios que estão fazendo sucesso.
No entanto, só use essa estratégia se você verificar que a música, o desafio ou o áudio para dublagem tem a ver com a sua marca e com o que você quer alcançar nessa rede social.
Faça parcerias com influenciadores
Como essa é uma rede social voltada para vídeos, é muito comum que empreendedores ou algum representante da empresa apareça nos vídeos. Contudo, se você não quiser mostrar o seu rosto nessas produções, é possível contratar um influenciador para fazer os vídeos no seu lugar.
Conforme a pesquisa da Opinion Box, cerca de 73% dos usuários dessa plataforma seguem influenciadores, número maior do que o dos seguidores dos perfis de empresas.
Sendo assim, mesmo que você apareça nos vídeos da sua marca, pode valer a pena fazer uma pareceria com um ou mais influenciadores, já que essas pessoas costumam atingir um grande alcance.
Entretanto, antes de escolher um influenciador para representar a sua marca no Tik Tok, é importante verificar se essa pessoa realmente se enquadra no perfil da sua empresa.
Estimule as pessoas a compartilharem o seu conteúdo
Uma das formas de aumentar o seu engajamento e também o alcance da sua conta, é estimulando os usuários da rede social a compartilharem o seu conteúdo na plataforma. Você pode fazer isso apenas falando uma frase, como “compartilhe esse vídeo com quem precisa ver isso.”
Utilize o Tik Tok Ads Manager
Para atingir um maior número de pessoas de forma mais rápida e eficaz, você também pode usar a ferramenta Tik Tok Ads Manager, que permite às empresas criarem e gerenciarem anúncios.
Além disso, essa ferramenta possibilita que os anunciantes delimitem quem é o seu público-alvo. Dessa forma, fica mais fácil atingir as pessoas que realmente podem ter interesse em comprar de você.
Um dos benefícios do Tik Tok Ads Manager é que não é preciso investir uma quantia muito grande de dinheiro para usá-la, já que há planos de anúncios acessíveis.
Redes sociais e e-commerce
O Tik Tok vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, tanto que vários e-commerces já estão investindo muito nessa plataforma. Uma das razões de porque isso acontece é que, quando as lojas virtuais divulgam vídeos nessa rede social, elas conseguem aumentar a interação das pessoas com a sua marca e com os seus produtos, o que pode gerar mais vendas.
Agora que já sabe como usar o Tik Tok para divulgar a sua marca e os seus produtos, e qual é a importância de utilizar essa rede social, você precisa se certificar de que o seu cliente tenha a mesma experiência em todos os canais de comunicação usados pela sua empresa.
Por isso, você necessita conhecer a estratégia omnichannel, que tem como objetivo interligar todos os canais de comunicação usados pela companhia para garantir que os clientes tenham a mesma experiência em todas as plataformas. Sendo assim, confira o artigo que preparamos sobre essa estratégia.