Ter clientes falando sobre os produtos do e-commerce aumenta a confiança de outros consumidores, o engajamento e, consequentemente, as vendas. O UGC (User-Generated Content) é justamente isso! Ao compartilhar experiências reais, ele cria um vínculo genuíno entre a marca e o público. Continue a leitura e saiba mais.
O que é UGC?
O conteúdo UGC é aquele produzido e compartilhado espontaneamente pelos consumidores de uma marca, produto ou serviço. Aqui, vale qualquer tipo de material: vídeo interagindo ou usando o produto, reviews, fotos, textos ou comentários.
Como o nome já sugere, o conteúdo gerado pelo usuário é criado por pessoas comuns, sem o envolvimento direto da empresa. Ele pode ser publicado em diferentes plataformas, como redes sociais, blogs, site etc., ajudando na humanização da marca.
Benefícios do UGC no e-commerce
O UGC é poderoso porque é autêntico, não é o marketing da empresa falando sobre si mesma. Ele imprime personalidade e reforça a voz da marca através de seu público, o que fortalece o branding e traz diversos benefícios para os negócios. Conheça os principais.
Engajamento com a marca
Essa estratégia promove a humanização e o engajamento da marca. Isso acontece porque são pessoas reais interagindo com a empresa, o que aumenta a sensação de valorização dos consumidores. Eles se sentem mais próximos dela e passam a vê-la quase como uma amiga.
O compartilhamento das publicações UGC, a troca de informações e o engajamento ajudam a criar uma comunidade. Quanto mais material é produzido, mais outros usuários se sentem à vontade para publicar também. Esse movimento acaba os transformando em defensores da marca.
Credibilidade com o consumidor
Um dos maiores benefícios da estratégia UGC é o fortalecimento da credibilidade. As pessoas tendem a confiar mais nas opiniões de outros clientes, em especial quando alguém compartilha espontaneamente sua experiência, sem ser pago para isso. Isso é sinal de que gostou do produto de verdade.
Maior alcance nas redes sociais
Quanto mais publicações são feitas nas redes sociais, mais pessoas têm a oportunidade de ser impactadas, gerando um novo ciclo. O algoritmo percebe que o público gosta de ver esse tipo de postagem, resultando em uma entrega maior e um alcance mais orgânico.
Impacto positivo no SEO
As diversas menções e citações ao nome da loja impactam positivamente o SEO. Afinal, quando um tema está em alta, os robôs do Google o entendem como relevante. Assim, estar na boca (ou no teclado) do povo é positivo e pode ajudar a empresa a ranquear em boas posições nos mecanismos de busca.
Mais dados sobre a persona
As publicações dos consumidores revelam muito sobre seus interesses, dores e dúvidas. Por isso, analisar o engajamento gerado é uma maneira de coletar dados reais sobre o comportamento e a experiência de compra. Com isso, é possível reconhecer as estratégias que funcionam e as que precisam ser revistas.
Insights para novos conteúdos
Os clientes falam o que realmente pensam. Por isso, um elogio, uma dúvida e até uma crítica podem virar recursos importantes para a estratégia de marketing digital interna, gerando conteúdos novos e valiosos.
Aumento nas vendas
Esse tipo de conteúdo transmite para os clientes a ideia de que o produto também pode ser eficaz para eles. Afinal, outras pessoas estão satisfeitas e tiveram suas necessidades atendidas. Isso os torna mais propensos a confiar na loja virtual e realizar a compra, resultando no aumento das vendas.
Conteúdo gratuito ou com baixo investimento
O UGC é espontâneo e orgânico, o que o torna gratuito. Assim, é uma forma de aumentar a credibilidade e humanizar a marca sem usar recursos que podem ser destinados a outras campanhas e ações de marketing.
Como implementar uma estratégia de UGC no e-commerce
Existem várias formas de implementar essa estratégia no contexto do e-commerce. A ideia é planejar ações que incentivem a criação de conteúdo pelos próprios clientes.
UGC nas redes sociais
Quando o assunto é material produzido pelo usuário, as redes sociais brilham! Isso porque elas oferecem ao público uma maior sensação de controle e protagonismo. Veja como usar essa estratégia nas plataformas digitais:
- faça perguntas criativas e envolventes para estimular o compartilhamento de experiências, ideias e opiniões;
- compartilhe as postagens dos consumidores nas redes sociais da loja para alcançar um público maior e incentivar novas publicações;
- destaque histórias de pessoas que tiveram experiências positivas e incríveis com os produtos.
UGC como avaliações de produtos
As avaliações são opiniões sinceras e genuínas, podendo ser muito úteis para novos clientes. Por exemplo, elas ajudam as pessoas a escolher entre diferentes marcas vendidas no mesmo e-commerce. Existem várias maneiras de incentivar as avaliações:
- enviar e-mail com uma pesquisa de satisfação;
- utilizar softwares de gestão de reviews e avaliações online;
- deixar um espaço para comentários na página do produto.
UGC como FAQ
O fórum de perguntas e respostas é um espaço que facilita a comunicação entre o público e a marca. Mas os usuários também podem compartilhar ideias e até responder uns aos outros, trazendo explicações e histórias reais. Isso ajuda a oferecer uma visão mais confiável do produto.
Boas práticas para usar UGC
Já vimos que esses conteúdos podem ser vantajosos para as vendas no e-commerce. Para obter resultados positivos, é necessário adotar boas práticas, que irão fortalecer a estratégia. São elas:
- monitorar as menções ao nome da loja;
- tirar dúvidas, agradecer elogios e até mesmo responder às críticas;
- compartilhar as publicações dos usuários nas redes sociais da empresa;
- reavaliar a estratégia com base em feedbacks negativos;
- pedir permissão às pessoas para usar o material em campanhas.
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