Como as mídias sociais podem ajudar seu e-commerce

mídias sociais

Atualmente, as mídias sociais são mais que um canal direto de comunicação com seu público. Elas também servem para obter informações, divulgar produtos, além de serem mais uma forma de venda.

Ter uma presença digital forte é essencial para qualquer e-commerce desenvolver um bom relacionamento com seus clientes e entender mais sobre seus desejos e necessidades. A seguir, saiba qual a importância da presença digital do seu e-commerce e como as mídias sociais podem ajudar.

A importância das mídias sociais no e-commerce

As mídias sociais podem ser canais de comunicação e vendas de um e-commerce, processo que chamamos de multicanalidade. Com esses canais, é possível dar mais destaque a determinados produtos, apresentar novidades, fazer o público interagir com a marca diretamente, ouvir a opinião dos clientes, além de criar um senso de comunidade.

Ao criar uma presença digital, o e-commerce pode ampliar as vendas por meio de ferramentas disponíveis nas mídias que permitem que os clientes acessem diretamente a loja virtual por meio de fotos e vídeos.

Além disso, as redes sociais estão no cotidiano das pessoas, por isso, estar presente nesses espaços também significa ser parte do dia a dia dos seus clientes, fazendo com que a sua marca seja lembrada por eles. Assim a empresa ganha brand awareness, ou seja, a notoriedade dos consumidores.

Também é possível obter dados sobre o público, como gênero, idade, quantidade de acessos em determinado dia e horário, tipo de conteúdo que mais gerou engajamento, entre outros dados. Essas informações são importantes tanto para campanhas de marketing digital quanto para a tomada de decisões estratégicas para o negócio.

Como as mídias sociais podem ajudar seu e-commerce

Após entender a importância das redes sociais nas empresas, você pode começar a explorar suas possibilidades e utilizá-las para se aproximar do seu público. Veja a seguir como as redes sociais podem ajudar seu negócio.

Resolução de problemas e dúvidas

As redes sociais são uma das principais ferramentas para conectar consumidores e marcas. Por isso, podem ser utilizadas como um canal de comunicação eficaz para atender melhor os clientes, seja com dúvidas em relação a produtos, problemas com compras ou recebimento de encomendas.

Assim, você garante que seus clientes fiquem satisfeitos com o atendimento da sua loja virtual. Além disso, pode tirar insights de pontos que precisam ser aprimorados para evitar que problemas ocorram no futuro.

Atendimento omnichannel

Omnichannel significa oferecer o mesmo atendimento em todos os canais da marca, o que inclui as mídias sociais. Por isso, é importante contar com um sistema que integre as informações dos clientes para que você seja capaz de atendê-los em qualquer canal.

Também é possível também integrar a sua plataforma de e-commerce às redes sociais para que as demandas fiquem centralizadas em um único lugar. Dessa forma, você acessa o histórico do cliente e o ajuda de forma mais rápida e eficiente.

Vitrine para seus produtos

Outro dos benefícios das redes sociais para empresas é contar com um espaço a mais para divulgar seus produtos. É possível publicar fotos e vídeos que mostram mais detalhes dos itens e ilustram as possibilidades que seus produtos oferecem para seus clientes.

Porém, é importante que o conteúdo converse com o seu público e tenha a essência da sua marca. As legendas também devem ter a linguagem e o tom de voz utilizado pelos seus clientes para haver identificação entre o e-commerce e seu público. Aproveitar assuntos do momento que tenham a ver com seus produtos também pode ser uma forma interessante de divulgação.

Canal direto de vendas

As principais redes sociais observaram o potencial de vendas em suas plataformas, e hoje é possível transformar essas mídias em um canal direto de vendas. Por exemplo, você pode publicar uma foto de determinado produto e linkar a página dele, direcionando o cliente para seu e-commerce automaticamente.

Os Stories do Instagram permitem que você adicione um link para que o usuário acesse sua página em um clique. Além disso, também é possível adicionar informações no perfil da empresa, como a home da sua loja virtual, e-mail, endereço (caso tenha loja física também), entre outros dados que desejar.

Entenda também como utilizar o web analytics no e-commerce

Após entender mais sobre o papel das mídias sociais para desenvolver seu negócio, é possível aproveitar as oportunidades que esse canal oferece. Para conquistar mais clientes e entender o comportamento do seu público, veja também nosso artigo sobre web analytics e como utilizar essa estratégia no seu e-commerce!

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