Ter um bom relacionamento com o cliente é essencial para o desenvolvimento de qualquer negócio. Para isso, é preciso observar as necessidades, os desejos e o comportamento dele, então é muito importante entender o que é CRM e como essa ferramenta pode ajudar nessa missão. Conheça mais detalhes a seguir!
O que é CRM?
O sistema Customer Relationship Management, ou seja, CRM, é um software desenvolvido especificamente para auxiliar empresas a entenderem melhor os clientes por meio de dados. Isso é possível por meio da análise de informações fornecidas pelos consumidores com autorização e ciência deles.
Dessa forma, pode-se criar um relacionamento mais forte com os consumidores, já que a empresa passa a conhecer mais sobre ele, em características como hábitos de consumo, faixa etária, profissão, gênero, quais canais de venda mais utiliza, entre outras informações importantes.
Com esses dados, a empresa consegue criar estratégias de venda e marketing mais eficazes, investindo nos canais certos de comunicação, acertando o tom de voz do seu público e oferecendo produtos ou serviços que ele está buscando.
Assim, além de fidelizar clientes que já compraram na sua empresa, é possível captar leads qualificados e aumentar a sua taxa de conversão. Por isso, o CRM é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento do negócio.
Quais são as vantagens de ter um CRM?
Entender o que é CRM e para que serve permite observar como essa ferramenta é útil tanto nas estratégias de marketing quanto no aumento de vendas. Veja a seguir outras vantagens que um software como esse proporciona!
Recuperação de vendas
Um CRM de vendas possibilita obter diversos dados sobre a movimentação dos consumidores no seu e-commerce. Dessa forma, dá para saber quando itens são adicionados no carrinho, mas a compra não é finalizada. O sistema gera um relatório com essa informação para você analisar o motivo do abandono do carrinho.
Isso é essencial para identificar um problema, seja valor de frete, poucas formas de pagamento ou algum bug que esteja resultando no abandono de carrinho. Porém, se for apenas uma desistência, você pode entrar em contato com esses clientes trazendo algum benefício para que ele conclua a compra.
Campanhas eficazes de e-mail marketing
Outra vantagem de um sistema de CRM é o aprimoramento de suas campanhas de e-mail marketing. Isso acontece por meio de um mapeamento da movimentação de cada consumidor na sua loja virtual feito junto à sua plataforma de e-commerce.
Você pode segmentar seus clientes por tipo de produtos pelos quais eles mais se interessam. Entender quais produtos e categorias são mais visualizados pelos consumidores permite a você criar campanhas personalizadas, oferecendo vantagens ao comprar esses tipos e informando sobre novidades.
Aumento da qualidade do atendimento
Ao obter mais informações sobre seus consumidores com o CRM marketing e compreender melhor o comportamento deles, é possível apresentar um atendimento personalizado e de qualidade. Todas as informações de cada um deles ficam armazenadas no sistema para serem acessadas sempre que precisar.
Por isso, se houver qualquer problema com alguma compra, você pode perceber rapidamente o que houve e resolver a questão, deixando seus clientes mais satisfeitos. Isso pode ser feito independentemente do canal em que ele entre em contato com sua empresa.
Aumento da taxa de conversão
Mais uma vantagem de ter todas as informações em mãos é capacitar melhor os vendedores sobre o histórico de compra dos clientes. Assim, eles podem atendê-los melhor, analisando o perfil de cada consumidor e sabendo o que oferecer e como se comunicar com esse público.
No e-commerce, você consegue observar quais itens estão vendendo mais e quais precisam de mais divulgação ou podem deixar de ser vendidos em sua loja virtual. O CRM operacional é ideal para esse tipo de organização de produtos, tanto da loja física quanto da virtual.
Melhora na comunicação interna
Além de aprimorar a comunicação e a relação com os clientes, saber o que é CRM e utilizá-lo no seu negócio pode ajudar também na comunicação interna da empresa. Isso porque todas as informações estarão centralizadas em um único lugar, onde as pessoas autorizadas terão acesso.
Com isso, a sua equipe toda adiciona informações sobre histórico de compras ou problemas ocorridos. Assim, acessando o cadastro de determinado cliente, em poucos minutos, pode-se saber tudo sobre os atendimentos anteriores e demais informações.
Veja a importância de integrar seu sistema com sua plataforma de e-commerce
Entendendo mais sobre o que é CRM e as vantagens de ter um software como esse em sua empresa, é possível observar todas as possibilidades que essa ferramenta oferece. Para tornar essa tecnologia ainda mais eficaz, você pode integrá-la à sua plataforma de e-commerce. Confira nosso outro artigo e saiba mais sobre o assunto!