O que são SKUs e qual sua importância no e-commerce?

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Para que o processo de compra e integração de produtos funcione, é essencial ter uma boa gestão de estoque. Utilizar um código (SKU) que identifica cada produto no sistema, assegura o gerenciamento, possibilitando identificar o produto e toda a sua classificação como cor, tamanho e especificação. Veja a seguir o que são SKUs e qual sua importância.

 

O que são SKUs e qual sua importância?

Também conhecido como Stock Keeping Unit, o SKU é um código usado em cada unidade de produto para identificá-la no estoque. Cada SKU é único para ter controle sobre o estoque, além de facilitar processos como a compra e reabastecimento de mercadorias.

Esse código é muito importante para o e-commerce, principalmente quando se tem um alto volume de produtos estocados. Com ele, é possível categorizar os produtos para saber qual é a previsão de demanda, quais itens estão sendo mais vendidos e por quanto tempo determinados produtos ficam parados no estoque.

O SKU pode ser utilizado tanto em lojas físicas quanto na gestão de e-commerce e em marketplaces. Geralmente, ele é formado por uma sequência de caracteres alfanuméricos, e cada produto recebe um código único para identificá-lo.  

Essa identificação é composta muitas vezes pelo nome do fabricante, cor, tamanho e especificação. Se você utiliza um sistema de gestão ERP integrado à sua plataforma de e-commerce, é possível automatizar o registro de produtos vendidos por meio do SKU.

 

Diferença entre SKU e código de barras

É importante saber o que é SKU e o que é código de barras, já que os dois são diferentes. O SKU é utilizado internamente para organização e gestão do estoque, assim é possível encontrar qualquer produto com mais facilidade.

Já o código de barras possui diversos formatos, sendo que o mais utilizado no Brasil é o GTIN-13. Ele é composto por 13 dígitos e uma representação gráfica em barras, que pode ser lida por meio de um scanner, e pode ser utilizado em boletos, para o pagamento de compras ou de faturas.

O código de barras também serve para controle de estoque. Entretanto, se o fabricante dos produtos alterá-lo, isso pode gerar confusão na organização do estoque. 

 

Vantagens de utilizar SKU no e-commerce

Após saber mais sobre como os SKUs funcionam, é possível entender a importância deles no varejo. Porém, você sabe quais são as vantagens de utilizá-lo no e-commerce? Veja a seguir mais detalhes sobre por que utilizar esse recurso na organização do seu estoque!

 

Integração das vendas com o estoque

Em um e-commerce, é provável que você venda mais de um tipo de produto, em diferentes categorias, como uma loja virtual de roupas que vende camisetas, calças e casacos, porém de cores e estampas diferentes. Por isso, a identificação de cada item é mais complexa que somente separá-los por tipo.

Assim, utilizando SKU em cada item, fica muito mais fácil integrar o estoque com a venda pela plataforma. Isso porque cada venda registra o número do SKU do item, identificando categoria e subcategoria, além de informações como cor, material, etc. 

 

Melhor visualização do estoque

Outra vantagem de utilizar esse tipo de identificação é visualizar o estoque de produtos com precisão. Isso porque as informações sobre o item estão registradas no código, que pode ser pesquisado no sistema do e-commerce e encontrado com muito mais facilidade.

Com a integração da plataforma de e-commerce com o sistema de gestão, você consegue saber quantos itens de cada categoria ainda estão disponíveis e quais produtos em estoque precisam ser repostos. Esse processo tem mais agilidade e precisão, evitando erros que poderiam levar à falta de produtos no estoque.

 

Códigos ilimitados

Como o SKU é composto por uma combinação de números de letras, sempre é possível adicionar novos códigos ou configurá-los de forma diferente para identificar os produtos. Você pode criar o seu próprio sistema para distinguir itens de diferentes categorias e tipos.

Por exemplo, no caso de camisetas, pode utilizar a letra C e, para camisetas azuis, pode acrescentar a letra A junto a algum número que identifique aquele item específico. Assim, você consegue criar os códigos que precisar conforme chegam novos produtos, tendo mais controle de entrada e saída de produtos.

 

Saiba também: como fazer seu inventário de estoque

Agora que você já sabe mais sobre o que são SKUs e qual é a importância deles para um e-commerce, veja também nosso artigo sobre como fazer um inventário de estoque e entenda por que esse processo é importante no controle das mercadorias da sua loja virtual!

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