O que são squads e quais são os benefícios desse modelo de gestão de equipes?

Conexões com squads

As empresas precisam investir cada vez mais em tecnologia e em buscar novas formas de gestão de equipes para continuarem competitivas e alcançarem resultados satisfatórios. Por isso, muitas companhias passaram a organizar os seus colaboradores em squads — times multidisciplinares focados em alcançar um objetivo em comum.

Para que os membros de um squad possam ser realmente produtivos e entregar bons resultados, precisam estar cientes dos objetivos da organização e de como o trabalho deles vai ajudar a empresa a alcançar o sucesso. Além disso, nesse modelo de trabalho, os colaboradores também precisam de mais autonomia para poderem tomar decisões rápidas e entregar projetos com mais agilidade.

O que são squads?

Um squad é um grupo de trabalho composto por profissionais de diferentes áreas e com habilidades distintas, trabalhando em conjunto em busca de um mesmo objetivo. Sendo assim, em um squad pode haver um profissional de tecnologia, um de marketing e outro de recursos humanos, por exemplo.

Mesmo o squad sendo composto por profissionais com especialidades diversas, esses grupos de trabalho costumam ser pequenos, normalmente há entre cinco a dez pessoas em um squad multidisciplinar. Isso facilita a tomada de decisões e também contribui para aumentar a produtividade da equipe. 

Outra característica marcante desse modelo de trabalho é que os profissionais possuem grande autonomia. Cada squad tem um coordenador, também chamado product owner. No entanto, essa pessoa não centraliza as decisões e nem age de forma autoritária, mas conduz o trabalho da equipe de modo a facilitar o alcance das metas.

Como os squads são organizados?

Cada squad é composto por profissionais multidisciplinares. Contudo, além dessa forma de organização principal, as equipes apresentam as seguintes divisões internas para facilitar os trabalhos:

Chapters

Os chapters (capítulos em inglês) unem profissionais de uma mesma área alocados em squads diferentes. Sendo assim, um chapter pode ser composto apenas por profissionais de marketing ou de finanças, por exemplo.

O objetivo dos chapters é alinhar todos os profissionais de uma mesma área e informá-los sobre o que está acontecendo em cada squad. Dessa forma, essas pessoas podem trocar experiências e auxiliar os colegas que estão tendo dificuldades nos seus respectivos squads.  

Tribes

As tribes (tribos em inglês) são formadas por vários squads que estão trabalhando em um mesmo projeto ou que têm um objetivo em comum. O intuito delas é facilitar a comunicação entre os integrantes de equipes diferentes e contribuir para a solução de problemas. 

Guilds 

As guilds (guildas em inglês) são compostas por profissionais de diferentes squads, chapters e tribes. O objetivo desse grupo é fazer com que os colaboradores da empresa troquem experiências, além de facilitar a formação de novos squads. 

Quais são os benefícios desse modelo de gestão?

Dividir os seus colaboradores em squads pode trazer muitos benefícios para a sua empresa, independentemente do segmento no qual ela atua. Confira a seguir quais são as vantagens da metodologia squad:

Agilidade

Apesar de cada  grupo ter um product owner, os membros do squad possuem total autonomia para tomar decisões importantes e conduzir os trabalhos do dia a dia. Essa característica faz com que os projetos sejam concluídos com mais rapidez. Por isso, é importante formar um squad com metodologia ágil. 

Produtividade

A metodologia squad também contribui para aumentar a produtividade das equipes. Isso porque os colaboradores têm mais autonomia para tomar as decisões diárias necessárias, então, esses profissionais conseguem ser mais eficientes e entregar uma quantidade maior de trabalho em menos tempo.

Equipe mais engajada 

Como todos os membros do squad estão cientes de quais são os objetivos da empresa e estão alinhados sobre o que devem fazer para ajudar a companhia a atingir essas metas, a equipe fica muito mais engajada e tende a contribuir mais para fazer com que a empresa obtenha bons resultados.   

Quais empresas usam o modelo de squads? 

A empresa que começou a difundir a metodologia squad foi o Spotify — plataforma de streaming de áudio —, mas logo depois muitas outras startups passaram a adotar essa forma de trabalho, como o Google e o Nubank.

No entanto, a estrutura de squads não foi feita apenas para as startups. Todas as empresas podem se beneficiar dessa forma de trabalho. No Brasil, grandes companhias, como o Magazine Luíza e a Natura, utilizam essa metodologia. 

Como levar a metodologia de squads para a sua empresa?

Para implantar essa metodologia na sua empresa não basta apenas unir profissionais de diferentes áreas em um mesmo time. É preciso investir em inovação e tecnologia, por essa razão é tão importante ter uma plataforma que possibilite a customização do comércio digital, se adaptando às expectativas dos usuários e

garantindo também a sua autonomia.

Além disso, é fundamental mostrar para esses profissionais como a metodologia squad funciona e o que vai mudar no dia a dia deles com a adoção dessa nova forma de trabalho. 

Também é essencial trabalhar o lado psicológico dos colaboradores para deixá-los mais seguros em tomarem decisões importantes. Já o product owner precisa receber treinamento para saber qual deve ser o papel dele no time e como ele pode facilitar o trabalho dos colaboradores da equipe. 

Agora que você já sabe como montar um squad, saiba que para que esses grupos possam funcionar o melhor possível, os profissionais precisam ter acesso aos dados significativos da empresa. Por isso, é importante que a companhia invista em softwares que facilitem a administração do negócio.

Uma dessas plataformas é a On Premise — sistema ERP (Enterprise Resource Planning) — que organiza os dados da empresa em um só lugar. Isso facilita o acesso às informações importantes e deixa as tomadas de decisão mais ágeis.

Gostou? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Baixe gratuitamente nosso e-book sobre logística no e-commerce e saiba mais sobre o assunto

CONTEÚDOS RELACIONADOS

MAIS CONTEÚDOS