OKRs: o que é e como implementar no seu negócio

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Estabelecer metas é muito comum nas empresas para alcançar crescimento e  sucesso a curto e a longo prazo. Por isso, é importante entender como estruturar e executar cada passo definido inicialmente. Os OKRs vão ajudar no desenvolvimento e na organização do que for estabelecido no seu negócio.

Atualmente, cada empresa desenvolve suas estratégias para conseguir chegar em seus objetivos, mas nem todas usam uma metodologia de gestão de projetos para facilitar esse caminho. Confira a seguir como o método em questão pode ser essencial na sua empresa. 

O que significa a sigla?

A abreviação vem de Objectives and Key Results, termo que, traduzido, significa “objetivos e resultados-chave”. De forma simples, trata-se de estabelecer metas que serão atingidas a partir de indicadores mensuráveis, chamados de “resultados-chave”. 

A metodologia é guiada por duas premissas: “eu vou” (o objetivo definido) e “medido por” (os resultados que foram escolhidos). Por exemplo: “Eu vou dobrar as vendas do trimestre e vou medir isso pelo aumento das vendas de assinaturas do serviço”. 

Origem da metodologia

Nos anos 70, Andy Grove (ex-CEO da Intel) escreveu um livro chamado “High Output Management”, no qual contava sobre o método que ele usava para obter resultados positivos na Intel. Nessa época, ele desenvolveu o conceito de OKRs e fez um treinamento com os funcionários da empresa.

John Doerr, um investidor do Vale do Silício, participou desse treinamento enquanto era da área de vendas da Intel, levando essa metodologia para o Google, em 1999. Ele apresentou o conceito — que se tornou um dos fatores de sucesso para a empresa — aos fundadores.

Como funciona?

A metodologia de gestão funciona como um planejamento trimestral para que a equipe entenda de fato o motivo de cada meta e para que elas sejam alcançadas de forma organizada. A cada três meses, os objetivos devem ser definidos junto aos resultados-chaves e repassados para toda a equipe.

Para motivar os colaboradores, o objetivo deve ser algo inspirador. Afinal, eles querem entender o porquê de cada projeto, e os resultados-chaves precisam ser viáveis, claros e específicos para que as pessoas tenham autonomia para executá-los. 

Os resultados, acima de tudo, devem ser mensuráveis. Isso porque, ao final do trimestre, os números revelam se estão no caminho certo e o quanto precisam melhorar. A mensuração de resultados é essencial em todos os projetos da organização e pode ser acompanhada semanalmente, a fim de evitar falhas tardias.

Como implementar no seu negócio?

Agora que você já sabe o que é OKR, pode implementá-lo na sua empresa. Comece a utilizar o OKR pensando nos objetivos que quer alcançar e estabeleça os resultados-chave que vão orientar as equipes e a estratégia. Lembre-se de limitar até cinco key results para não sobrecarregar os colaboradores.

Faça uma apresentação para as equipes entenderem quais são os projetos desenvolvidos para chegar no objetivo maior e marque reuniões semanais para acompanhar os resultados. Assim, você conseguirá propor mudanças antes do final do trimestre e entender possíveis dificuldades. 

Ao finalizar o período, faça outra reunião para apresentar os resultados. Esse é o momento de visualizar o que deu errado ou certo, o que foi concluído, além de definir os objetivos do próximo mês. É importante falar dos resultados e parabenizar as equipes para mantê-las motivadas a continuar. 

Qual é a importância da metodologia?

Com os objetivos e resultados-chave, a organização faz um planejamento de curto prazo e consegue acompanhar o desenvolvimento dos projetos. Normalmente, quando as metas são estabelecidas a longo prazo e analisadas apenas no final do ano, há mais chances de não se notar falhas e não haver tempo de corrigir esses erros. 

Essa metodologia também ajuda a unir as equipes para realizarem os projetos e estarem continuamente motivadas para conseguir os resultados esperados. É importante que cada pessoa esteja a par das estratégias para sentir que está sendo incluída de fato nos processos.

Metodologia na prática 

Um dos motivos de usar a metodologia é pensar que a sua empresa pode alcançar resultados positivos, assim como as grandes organizações que já se consolidaram no mercado.

Cases de sucesso

O Google é um dos maiores exemplos, já que a empresa cresceu exponencialmente e até hoje utiliza a metodologia. Ele estimula o uso do método nas equipes, e cada colaborador tem seu próprio OKR, que pode ser comparado e compartilhado com os outros. Assim, eles se ajudam para que tudo caminhe do jeito esperado. 

O CEO do Twitter, Dick Costolo, também trabalhou no Google e aplicou a mesma técnica na rede social. Ele conta que a metodologia ajuda as pessoas da companhia a entenderem o que é importante e como medir isso. É uma forma de todos entenderem como mensurar o sucesso e a estratégia, inclusive.

O Nubank também é adepto dessas estratégias e tem um time exclusivo para OKRs. Uma das dicas que a empresa dá é pensar nas dores do cliente para definir seus objetivos e, com essa metodologia, conseguir ver se os resultados estavam sendo alcançados rapidamente e ser mais ambicioso nas metas.

Saiba como analisar seus resultados 

Agora que você entendeu o que é OKRs, pode aplicar essa metodologia no seu negócio e ter mais controle sobre os seus objetivos. Então, se ficou interessado no assunto, leia também nosso artigo sobre como utilizar o Google Analytics

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