Order Management System: quais são as vantagens?

order management system

Para gerir uma operação de e-commerce de forma mais organizada, é preciso contar com uma ferramenta como o Order Management System (OMS), que possibilita a automatização de processos, facilitando as atividades que envolvem os pedidos, o estoque e os pagamentos. Entenda mais sobre o que é e como funciona um OMS a seguir!

 

O que é um Order Management System?

Também conhecido como Sistema de Gestão de Pedidos, o OMS é uma ferramenta utilizada para otimizar o gerenciamento de pedidos de um e-commerce. Com essa tecnologia, é possível tornar a operação mais eficiente, já que as informações sobre todos os pedidos ficam centralizadas em um único lugar.

Portanto, desde que um pedido é feito na loja virtual, separado no estoque, preparado e mandado para a entrega, todas as etapas são registradas no sistema de gerenciamento de processos. Dessa forma, é possível garantir que os pedidos sejam entregues corretamente, além de ter um maior controle sobre o estoque.

Atualmente, as empresas que vendem on-line e não contam com um sistema de controle de pedidos integrado com a plataforma de e-commerce podem ter muitos problemas com entregas atrasadas, erros na separação dos pedidos e falta de organização no estoque. 

 

Motivos para ter um OMS no seu e-commerce

Se o seu e-commerce possui uma alta demanda de pedidos, provavelmente, você enfrenta muitos desafios para gerenciá-los. Por isso, uma tecnologia como o software de gestão de pedidos pode ser ideal para organizar as demandas e ainda oferecer um atendimento de qualidade para seus clientes. Veja outros benefícios desse sistema!

 

Cumprimento dos prazos de entrega

O prazo de entrega é um dos fatores que destacam um e-commerce nos dias de hoje. Sendo assim, um dos principais motivos para adotar um OMS de e-commerce é cumprir os prazos de entrega e até oferecer um serviço mais rápido para seus clientes. 

Isso porque, assim que o pedido é feito, e o pagamento é confirmado, o Order Management System manda a solicitação imediatamente para que os produtos sejam preparados para entrega no Centro de Distribuição mais próximo. 

 

Atendimento de qualidade

Com o Order Management System, também é possível aprimorar o atendimento, já que você pode manter-se informado sobre cada etapa do processo de entrega em tempo real. Você ainda coleta dados do cliente e do histórico de compras dele, de acordo com as especificações da LGPD.

Dessa forma, você poderá oferecer produtos que o interessem, com base no comportamento de compra do consumidor, além de informá-lo sobre novidades. Essa estratégia pode garantir que mais clientes fiquem satisfeitos e sejam fidelizados.

 

Controle e organização do estoque

Ao saber quais produtos são mais vendidos, é possível planejar a compra de mercadorias de forma mais estratégica, além de avaliar quais tipos são mais visados pelos clientes. 

Assim, você diminui as chances de ter produtos parados no estoque e consegue repor os itens mais vendidos a tempo para que não faltem quando os clientes forem comprá-los. Afinal, um estoque parado significa perda financeira para o e-commerce.

 

Integração com a plataforma de e-commerce

Outra vantagem de contar com um Integrated Order Management System é integrá-lo à sua plataforma de e-commerce para que os pedidos sejam automaticamente processados assim que a compra for finalizada no site. Afinal, é essencial que o sistema esteja integrado com todos os canais de venda.

Dessa forma, a sua gestão de pedidos on-line é feita completamente por meio dessa tecnologia, não deixando margem para erros e atrasos na entrega. Qualquer funcionário autorizado pode entrar no sistema para saber o status de um pedido e o histórico de compra do cliente, atendendo-o da melhor forma possível.

 

Leia também: qual é a importância do rastreio de mercadoria

Após entender mais sobre como funciona o Order Management System, é possível compreender a evolução que uma tecnologia como essa pode trazer para a gestão de pedidos do seu e-commerce. Se você se interessou pelo assunto, confira mais sobre a importância do rastreio de mercadoria e como implementar esse processo!

 

Gostou? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Baixe gratuitamente nosso e-book sobre logística no e-commerce e saiba mais sobre o assunto

CONTEÚDOS RELACIONADOS

MAIS CONTEÚDOS