Plataforma de fretes: o que é e qual é a sua importância

Para controlar os processos logísticos de um e-commerce, é importante contar com ferramentas que auxiliem na melhoria dos procedimentos, e a plataforma de fretes é uma delas.

Ela é uma ferramenta virtual com o objetivo principal de fornecer um controle de entregas às empresas, compilando todas as informações logísticas em um único lugar. Inclusive, ela possibilita o acesso remoto a esses dados.

São diversas as soluções que a plataforma de frete on-line entrega. O software fornece comparativo entre os gastos com transportadoras e parceiros, acompanhamento de entrega, conciliação de faturas, além de relatórios eficientes na hora de criar insumos de gestão interessantes. 

Acompanhe o conteúdo a seguir e confira mais informações sobre o que é a plataforma de fretes e a importância dela para o gestor de fretes. Leia e entenda.

 

Por que é importante contar com uma plataforma de fretes?

Sendo um recurso SaaS (Software as a Service), a plataforma de fretes atua como um sistema vendido e instalado na rede do e-commerce para otimizar os processos logísticos.

A entrega das mercadorias é uma etapa essencial e delicada para o e-commerce, ter a entrega realizada e a satisfação do usuário é muito importante e, geralmente, é algo que precisa ter aperfeiçoamento do processo.  Isso porque a infraestrutura logística brasileira ainda possui pontos de atenção, o que aumenta as chances de imprevistos que afetam a experiência do cliente.

Como um processo que não se dá no ambiente virtual, a integração entre os serviços é essencial desde o momento de determinar o frete até a entrega efetiva. Dessa forma, garante a satisfação do consumidor.  

Em outras palavras, com uma plataforma de gestão de fretes, é possível diminuir as chances de um desencontro de informações que afetem os clientes. A seguir, detalhamos as vantagens dessa ferramenta, veja.

 

Auxilia na execução de entregas eficientes

Um dos motivos que levam gestores e empresários a investirem na plataforma de fretes é a propriedade de tornar as entregas mais eficientes. Por exemplo, em caso de imprevistos no meio do caminho, é possível avisar o sistema e o cliente sobre a situação.

 

Controle dos processos

O controle dos processos também é uma característica da plataforma, já que é possível integrar as comunicações. Na prática, isso evita problemas de relacionamento com o cliente gerados pela compra de um produto que não está disponível no estoque, já que o Centro de Distribuição (CD) é integrado com a plataforma.

 

Centraliza todas as informações 

Sejam os custos dos fretes, sejam as informações de estoque, essa plataforma de gestão fornece a centralização das informações logísticas. Isso significa que todas as frentes de atuação do e-commerce possuem os mesmos dados, facilitando a comunicação e a gestão dos processos.

 

Soluções de uma plataforma de fretes

Cada plataforma de fretes entrega uma solução diferente, ajudando em vários processos. A Stoom, por exemplo, possui várias integrações com ferramentas de frete para aprimorar os processos dos seus clientes. Abaixo listamos algumas ferramentas entregues pelos principais softwares no mercado, confira.

 

Cálculo do frete

Determinar como calcular fretes é uma facilidade que as plataformas de gestão de entrega proporcionam. Afinal, elas possuem processos pré-definidos — considerando diversas variáveis, como as dimensões do produto e a distância do trajeto — que auxiliam no cálculo justo.

 

Rastreamento de pedidos

Além de ser uma plataforma de cotação de fretes, essa ferramenta proporciona o rastreamento dos pedidos, tanto para o controle do cliente como o do e-commerce. Assim, é possível fazer uma gestão eficiente em caso de imprevistos.

 

Auditoria dos fretes

Outra solução é a conferência detalhada de todas as taxas e valores adicionais incluídos nos processos logísticos. Assim, em vez de se prender a processos tradicionais, como uma planilha de Excel, o gestor conta com um sistema que é capaz de entregar uma auditoria completa.

 

Continue a aprender sobre e-commerce no blog da Stoom

Entender a importância e as soluções entregues pela ferramenta de gestão de fretes é um passo importante para internalização e atualização dos processos. Afinal, isso dá mais controle daquilo que é realizado no e-commerce ao gestor.

Para saber mais sobre o segmento do empreendimento eletrônico, acesse o blog da Stoom e veja o que considerar na gestão de um e-commerce. Entenda.

Gostou? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Baixe gratuitamente nosso e-book sobre logística no e-commerce e saiba mais sobre o assunto

CONTEÚDOS RELACIONADOS

MAIS CONTEÚDOS