Geralmente, quando um e-commerce tem um alto tráfego, mas a taxa de conversão não acompanha esse número, pode haver algum problema com o checkout da loja virtual. Se for o caso, é preciso fazer uma otimização nesse setor do seu e-commerce para oferecer uma boa experiência de compras.
Para isso, é possível seguir algumas dicas que podem facilitar o checkout da sua loja virtual e torná-lo mais eficiente para seus clientes. Entenda mais sobre o assunto em nosso artigo a seguir e saiba como oferecer segurança virtual na finalização das compras.
Como otimizar o checkout da loja virtual?
O checkout é a última etapa na jornada de compra do cliente na loja virtual, por isso deve ser fácil e rápido, para assegurar que a venda seja efetuada. Caso contrário, a empresa sofre o risco de perder vendas e prejudicar a própria reputação por não oferecer uma boa experiência de compra.
Para evitar esse cenário e contribuir para o aumento da taxa de conversão, é possível investir em algumas mudanças e otimizar o checkout do seu e-commerce. Veja a seguir algumas dicas.
Facilite o processo ao máximo
Apesar de ser muito importante coletar os dados do cliente, é interessante se certificar de que o formulário não está muito extenso e não pede informações desnecessárias. Também é preciso deixar clara a finalidade do fornecimento desses dados e como eles serão utilizados.
Além disso, evite que o checkout tenha muitas etapas e seja muito complexo, já que isso pode fazer os clientes desistirem da compra mais rapidamente. Você pode oferecer, por exemplo, a opção de se cadastrar pelas redes sociais. Esse recurso obtém as informações automaticamente, e o cliente só preenche os dados de pagamento.
Pense na usabilidade
Todo o checkout da loja virtual precisa ser intuitivo, ou seja, o cliente deve saber o caminho para finalizar a compra, com tudo simplificado no site. Existem alguns tipos de checkout diferentes, como o de redirecionamento, em que o cliente é movido para outra página para finalizar o pagamento.
Também existe o checkout lightbox, que é como um pop-up que aparece sobre a tela com a ficha a ser preenchida com os dados do cliente. Dessa forma, após finalizar o pedido, o cliente continua na página de produtos, caso decida comprar mais. Essa opção pode ajudar a vender mais, já que o usuário permanece visualizando os produtos do e-commerce.
Utilize aplicações
Para entender melhor por que seus clientes finalizam as compras, você pode contar com aplicações específicas. Se a sua plataforma de e-commerce for personalizável, é possível incluir esse tipo de ferramenta para saber até que ponto os usuários preenchem o formulário, se desistem antes disso e informações semelhantes.
Com esse tipo de ferramenta, você pode, por exemplo, ter um mapa de calor da página de checkout da loja virtual e descobrir como funciona o comportamento dos usuários nesse ambiente. Assim, é possível entender se há algum problema a ser corrigido nesse espaço para proporcionar uma experiência melhor de compra.
Ofereça um checkout seguro
Outro fator muito importante que pode impactar a finalização das vendas é a segurança oferecida para o pagamento em sua plataforma de e-commerce. É essencial escolher gateways de pagamentos seguros e adicionar selos de confiança na página de checkout para mostrar aos clientes que sua loja virtual é segura.
Também é fundamental fornecer um checkout transparente. Mostre claramente todos os valores cobrados e o valor do frete, afinal o cliente não quer ter uma surpresa sobre o custo final de sua compra.
Escolha uma plataforma com suporte
Para evitar qualquer problema de usabilidade, principalmente no checkout da loja virtual, você pode escolher uma plataforma de e-commerce que disponibilize suporte constante. Esse fator é importante para manter a loja virtual funcionando sem questões que afetem a experiência de compra dos clientes.
Além disso, contar com uma equipe de suporte que entenda o dia a dia do seu negócio e conheça as necessidades do seu e-commerce é essencial para o bom funcionamento da loja virtual. Confira nosso artigo sobre suporte de TI no e-commerce e saiba mais sobre a importância desse serviço!