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Entenda os benefícios do Pix por aproximação para e-commerce

Anunciado em julho pelo Banco Central do Brasil, o Pix por aproximação promete revolucionar as compras pela internet. Essa nova modalidade tem como objetivo diminuir etapas nos pagamentos on-line e traz muitas vantagens tanto para o consumidor quanto para os donos de lojas virtuais. Continue a leitura e entenda mais!

O que é Pix por aproximação?

O Pix por aproximação é uma nova funcionalidade do sistema de pagamentos instantâneos Pix do Brasil. Com ele, será possível fazer transações financeiras aproximando os dispositivos móveis, como smartphones ou tablets, de um terminal habilitado.

É um sistema bem parecido com o pagamento por aproximação, já bastante realizado com o cartão de crédito ou débito. A diferença aqui é que a transferência será instantânea, via Pix.

Como funciona o Pix por aproximação

O Pix por aproximação funciona por meio de carteiras digitais, também conhecidas como wallets. Isso significa que o cliente não precisará mais abrir o app do banco para pagar as compras.

Será necessário apenas ter uma conta em um banco que ofereça pagamento instantâneo Pix e se cadastrar em uma carteira digital. Depois disso, é só usar essa conta em sua carteira digital para pagar compras na internet e em lojas físicas, usando a maquininha.

Como funciona o Pix por aproximação no e-commerce

A principal diferença desse novo meio de pagamento para e-commerce é a possibilidade de iniciar a transação sem que o cliente precise ser redirecionado para outra página. Basta que ele vincule uma conta à loja virtual e faça o pagamento diretamente pelo ambiente de finalização da compra.

Benefícios do Pix por aproximação para o e-commerce

A tecnologia Pix trouxe muitas vantagens para os negócios virtuais, e essa nova funcionalidade promete ser uma nova revolução. Nesse sentido, existem diferentes benefícios que os donos de e-commerce podem esperar após começarem a oferecer essa possibilidade inovadora para seus clientes. Entenda as principais.

Transações mais seguras

Essa é uma funcionalidade desenvolvida pelo Banco Central do Brasil, sendo integrada ao ecossistema Open Finance. Com isso, a segurança e o sigilo do processo são garantidos.

Melhora na experiência do cliente

O Pix por aproximação deixa a experiência de compra online mais simples e rápida, já que elimina algumas etapas do processo de pagamento. Boas experiências aumentam as chances de o cliente retornar e recomendar a loja para outras pessoas.

Menos custos

Assim como o Pix no e-commerce tradicional, o Pix por aproximação não terá custos associados ao banco, como as taxas cobradas por cartões de crédito e débito. Os donos de e-commerce podem depender das tarifas praticadas pela intermediadora de pagamentos, mas geralmente a mensalidade já inclui os diferentes métodos.

Já para os consumidores, as tarifas continuam zero. Isso, somado a praticidade na hora de pagar, vai incentivar o uso dessa modalidade, o que pode gerar ainda mais vendas para o negócio.

Menos carrinhos abandonados

Com menos etapas no processo de pagamento, o cliente tem menos chances de desistir da compra no meio do processo. Isso significa menos carrinhos abandonados e mais vendas concluídas com sucesso.

Quando o Pix por aproximação será liberado?

A compra por aproximação via Pix foi anunciada em julho de 2024 e começará a ser testada a partir de 14 de novembro. O lançamento oficial para todos está previsto para 28 de fevereiro de 2025.

Como preparar sua loja virtual para o Pix por aproximação

Para oferecer essa opção na sua loja virtual, é essencial preparar seu sistema para receber a nova funcionalidade e sua equipe para responder às dúvidas dos clientes. Confira as etapas de implementação dessa novidade.

Verifique a compatibilidade da sua plataforma de e-commerce

Essa primeira etapa é crucial para conseguir oferecer esse benefício aos clientes. Confira se a plataforma da sua loja virtual já aceita a funcionalidade ou se tem planos de incluir essa opção em breve.

Uma boa plataforma de e-commerce precisa se manter atualizada com as tecnologias de pagamento mais recentes para oferecer a melhor experiência para seus clientes e facilitar a gestão do seu negócio.

Atualize seu sistema de pagamentos

Caso a resposta para a etapa anterior seja positiva, converse com um consultor da empresa parceira para entender quais são as fases de integração e siga as instruções. Isso pode envolver a atualização de plugins ou módulos específicos.

Teste a funcionalidade

Antes de liberar a nova forma de pagamento, faça testes para garantir que tudo está funcionando corretamente. Simule compras com diferentes dispositivos e, se possível, usando contas de instituições bancárias variadas para verificar se o pagamento é processado sem problemas.

Comunique a novidade aos seus clientes

Afinal, as vantagens devem ser anunciadas. Então, use os seus canais de comunicação, como redes sociais, e-mail marketing e banners no site, para informar os clientes sobre a nova opção de pagamento.

Ofereça suporte e tire dúvidas

Prepare-se para responder às dúvidas dos clientes. Uma dica é incluir informações claras sobre o processo de pagamento na página de perguntas frequentes. Além disso, é possível oferecer suporte via chat ou telefone.

É importante lembrar que essa funcionalidade pode não estar disponível em todos os celulares, e algumas instituições financeiras talvez levem um tempo para liberar a função para seus clientes.

Fique atento a esses detalhes para ajudar a todos da melhor forma possível com oferecendo informações claras e precisas.

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