O processo de transformação digital envolve mais do que apenas a implementação de novas tecnologias e a migração dos negócios de uma empresa para o meio digital. Traz também uma mudança na organização e na cultura da companhia.
Isso acontece porque, para ser digital, é preciso adotar novos processos, modificar a visão estratégica do negócio e aprimorar a gestão. Sendo assim, neste artigo, falaremos mais sobre o que é transformação digital e quais são os principais aspectos de um negócio que precisam ser adaptados a esse novo modelo.
O que é transformação digital?
Desde o surgimento da internet, até hoje, as mudanças culturais e tecnológicas avançaram em um ritmo cada vez mais acelerado. Um exemplo disso foi o surgimento das redes sociais, que modificaram a forma como as pessoas interagem entre si e com as marcas, por isso, surgiu a necessidade de uma adaptação por parte das empresas.
Portanto, a transformação digital é uma adaptação não somente às novas tecnologias, mas também à cultura que as envolve. No varejo, esse processo envolve migrar o negócio para o digital por meio da criação de um e-commerce e de uma presença digital nas redes sociais.
Também é preciso que haja uma transformação estrutural do negócio, como adaptação de estoque, criação do processo de separação e envio de produtos, comunicação e campanhas de marketing, além da compreensão do comportamento do consumidor nos meios digitais.
Principais mudanças necessárias na transformação digital
Para entender melhor o que é isso, é preciso analisar detalhadamente cada aspecto que precisa ser adaptado em uma empresa tradicional. Veja a seguir quais são os pilares da transformação digital.
Vendas online
Um dos primeiros passos na transformação digital de uma empresa do varejo é criar um e-commerce e entender o impacto que vender pela internet pode trazer para o crescimento do negócio. Segundo o relatório da Mastercard SpendingPulse, no ano de 2020, houve um crescimento de 75% nas vendas online do varejo.
Ou seja, os consumidores estão mudando seu comportamento e passando a fazer suas compras pela internet cada vez mais, em vez de nas lojas físicas. Por isso, para conquistar esse público, é essencial investir em uma plataforma de e-commerce que ofereça alta qualidade de experiência de compra.
Para isso é possível implementar aplicações que facilitem a compra. Isso pode ser exemplificado no caso de uma loja virtual de roupas, que pode ter um provador virtual, em que o cliente insere suas medidas e descobre qual é o tamanho ideal da peça que deseja comprar.
Mídias sociais
As mídias sociais são o lugar ideal para estreitar o relacionamento com seu público e captar novos clientes. Ter uma presença digital é fundamental para estar inserido no dia a dia das pessoas, apresentar seus produtos, falar sobre novidades e manter uma comunicação com os clientes.
Além disso, nas redes sociais, é possível entender mais sobre necessidades, desejos e demais características do seu público. Assim é possível adequar o tom de voz e criar um senso de identificação entre cliente e marca. Isso possibilita aumentar as vendas e fidelizar mais clientes.
Logística
Pertencente aos desafios da transformação digital, a adaptação dos processos logísticos de um negócio é importante. Ao migrar parte das vendas para um e-commerce, surge a necessidade de fazer o envio dos pedidos feitos online. Por isso é preciso definir alguns pontos, por exemplo, para quais regiões vão ser vendidos, como vai ser o método de entrega e de que forma o frete vai ser calculado.
Também é preciso implementar um sistema de separação dos pedidos feitos pela internet para manter uma boa gestão de estoque. Um dos investimentos em tecnologia que podem ajudar é um sistema alinhado com a plataforma de e-commerce e que ajude a manter os números do estoque atualizados para saber quais produtos estão disponíveis e em qual quantidade.
Cultura organizacional
Além dos aspectos práticos, para se tornar uma empresa digital, é preciso repensar a cultura organizacional da companhia. É essencial que a gestão seja remodelada para atender às novas demandas, como a contratação de profissionais especializados em tecnologia.
As empresas digitais são mais colaborativas e possuem processos dinâmicos e adaptáveis. O foco está no cliente e em aprimorar sua experiência de compra, por isso, deve haver um constante estudo sobre o comportamento e as necessidades dele. É preciso contar com um time que esteja disponível para solucionar problemas na plataforma de e-commerce e pensar em soluções eficazes.
Entenda a importância de escolher uma plataforma de e-commerce
Agora que você já sabe mais sobre o que é transformação digital, é possível entender a importância do e-commerce nesse processo. Escolher uma plataforma personalizável, que possibilita a implementação de recursos específicos para cada tipo de produto e cliente, é essencial para oferecer uma boa experiência de compra. Por isso, confira nosso artigo sobre o assunto e entenda mais!