Por que integrar o ERP com e-commerce? Veja as vantagens

Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin

O sistema ERP (Enterprise Resource Planning) é uma ferramenta muito eficaz para fazer a administração de um negócio, já que auxilia no controle de recursos e dos processos de uma empresa. A integração de ERP com e-commerce favorece um melhor gerenciamento, além de auxiliar a reduzir custos das operações.28

Assim como outros tipos de negócios, um e-commerce precisa ser gerenciado de modo a utilizar seus recursos assertivamente para que a empresa se desenvolva cada vez mais. Quanto mais a loja virtual vende, é preciso mais organização de pedidos, gestão do estoque, controle financeiro, gerenciamento logístico, entre outras demandas.

Nessas situações, se a loja virtual não é diretamente integrada ao ERP, fica mais difícil monitorar os dados financeiros e operacionais, o que pode diminuir a eficiência dos processos. A seguir, veja mais sobre as principais vantagens da integração e-commerce com ERP.

 

Principais vantagens de integrar o ERP com e-commerce

Sem uma gestão adequada, diversos problemas podem surgir no e-commerce: os pedidos se acumulam e saem atrasados, a quantidade de produtos disponíveis na loja virtual não é a mesma do estoque, a elaboração do Imposto de Renda é trabalhosa e demorada, entre outros.

Porém, ao automatizar os processos do negócio com uma tecnologia como o ERP, as tarefas do dia a dia se tornam mais simples, já que os dados de todos os departamentos da empresa estarão em apenas um único sistema. Veja a seguir as principais vantagens de ter uma plataforma que permite o ERP integrado com e-commerce.

 

Melhor gestão de estoque

Uma das maiores frustrações para o consumidor é ver um produto no site, gostar dele e depois descobrir que não está mais disponível. Não é incomum que esse tipo de situação aconteça quando não há uma integração do estoque com a loja virtual e nem a atualização da vitrine on-line da sua loja.

Entretanto, quando o e-commerce é integrado com o ERP, é possível atualizar de forma automática na loja virtual. Sendo assim, sempre que um produto for retirado do estoque, o sistema já diminui a quantidade disponível no site, e quando chegar ao nível mínimo de estoque, emite um alerta para que a reposição seja feita.

 

Maior controle financeiro

Outra vantagem do ERP para e-commerce é ter registradas todas as movimentações financeiras do negócio automaticamente. Além de evitar erros ao fazer a contabilidade, esse registro pode ser encontrado com mais facilidade e fica restrito somente a pessoas autorizadas.

Dessa forma, o gestor pode monitorar o fluxo de caixa, as compras e as vendas da empresa e demais processos financeiros de forma muito mais prática e rápida. O sistema também tem a função de emitir relatórios financeiros que ajudam nas tomadas de decisão do e-commerce.

 

Emissão de pedidos organizada

Quando a plataforma de e-commerce permite a integração com um software ERP, os pedidos são emitidos em tempo real após a confirmação do pagamento. Os dados de cada compra são encaminhados para cada setor responsável, como o estoque e a contabilidade.

Assim, mesmo que a entrega seja feita por dropshipping, é possível evitar erros, atrasos ou até mesmo entrega de produtos em endereços divergentes, o que gera prejuízo para a empresa. Com mais organização no encaminhamento de pedidos, o cliente recebe sua compra com mais agilidade e sem transtornos.

 

Melhor experiência para o cliente

Um dos fatores mais importantes para o sucesso de um e-commerce é a satisfação de seus clientes por meio de sua experiência de compra. Porém, não basta que ele seja capaz de encontrar os produtos que deseja, é preciso que a cobrança seja feita de forma correta e que seu pedido seja entregue dentro do prazo.

Mesmo que você opte por um ERP para e-commerce grátis, é possível que o cliente saiba quando seu pagamento foi aprovado, em que momento o pedido foi separado para entrega e quando chegará até seu destino. Todas essas informações passam mais confiança para ele e melhoram sua experiência de compra.

 

Como integrar um ERP com seu e-commerce?

Para que seja possível integrar um software ERP com e-commerce, é preciso, primeiro, que a plataforma da loja virtual permita esse tipo de integração. Em muitos casos, quando se utiliza uma plataforma de e-commerce pronta, não há como fazer qualquer modificação nela.

Por esse motivo, contar com uma plataforma personalizada possibilita que o seu negócio seja mais autônomo e consiga utilizar um sistema ERP para e-commerce. Uma vez feita a integração, os processos poderão passar a ser automáticos, sem a necessidade de fazer alterações de forma manual.

Você também pode fazer uma pesquisa para identificar qual o melhor ERP para e-commerce, para encontrar o software que melhor atende às necessidades do seu negócio.

Se você se interessou pelo artigo e deseja saber mais sobre como melhorar os resultados e a taxa de conversão do seu e-commerce, continue acompanhando o blog da Stoom. Aqui você encontra conteúdos sobre tendências tecnológicas e do universo do e-commerce! 

Quero receber um
e-book sobre logística no e-commerce