Saiba como fazer uma previsão de demanda em seu e-commerce

previsão de demanda

A previsão de demanda é fundamental para uma boa gestão de estoque e planejamento de compra de um e-commerce. Quando há uma projeção de demanda, é possível, inclusive, utilizar essa estratégia como um diferencial competitivo, já que o e-commerce sempre terá estoque dos produtos

Existem alguns modelos de previsão de demanda que podem ser seguidos. Em um e-commerce, é possível obter diversas vantagens ao seguir um desses modelos. Pensando nisso, veja nosso artigo e entenda mais sobre os principais métodos de previsão de demanda.

 

O que é previsão de demanda?

Para entender qual a importância da previsão de demanda, é preciso saber que se trata de uma projeção a respeito das necessidades do seu e-commerce. Baseando-se nessa projeção, é possível tomar decisões importantes, como  compra de mercadorias, gestão do estoque, entre outros elementos que envolvem o planejamento estratégico de um negócio.

A previsão da demanda é feita a partir de uma análise das informações mais recentes sobre as vendas do e-commerce e do comportamento dos clientes. Dessa forma, é possível verificar as tendências em um determinado período.

Ou seja, é uma forma de se preparar para ser capaz de atender à demanda da loja virtual e evitar que os clientes tenham problemas com falta de produtos no estoque. Os dados gerados pela previsão de demanda também podem ser utilizados para estratégias de marketing, já que é possível identificar quais itens os clientes mais compram.

 

Vantagens de implementar a previsão de demanda

Como vimos, ter sempre uma projeção de demanda ajuda em diversos aspectos de um negócio, como, por exemplo, a previsão de estoque. Para entender melhor, veja a seguir as principais vantagens de implementar esse conceito no seu e-commerce.

 

Controle de gastos

Um dos principais motivos para aplicar a previsão de demanda no seu negócio é ser capaz de controlar gastos. Isso porque quando você sabe exatamente as quantidades de mercadoria que precisa comprar, não há gastos desnecessários. Ou seja, você não compra mercadoria a mais, que ficaria parada em estoque sem gerar lucro.

 

Aprimoramento do atendimento

Outra vantagem é poder oferecer um melhor atendimento aos seus clientes, já que eles não enfrentam o problema de querer comprar algum produto e não encontrá-lo em estoque. Com a previsão de demanda, você será capaz de determinar quais itens são mais vendidos e em quanto tempo precisam ser repostos.

 

Melhor gestão de estoque

A gestão de estoque é o ponto mais beneficiado pela previsão de demanda, já que com um entendimento sobre a movimentação do estoque é possível identificar os itens que ficam mais tempo armazenados e os que saem com mais frequência. Afinal, produtos parados no estoque não geram lucro para o negócio, por isso, é essencial identificá-los.

 

Como fazer previsão de demanda de forma eficiente?

Agora que você já entende o que é previsão de demanda e quais as suas vantagens, é preciso aplicar o conceito no seu e-commerce. Veja algumas dicas a seguir para implementar esse método.

 

Escolha o tipo de previsão

O primeiro passo é determinar quais tipos de previsão de demanda serão feitos: quantitativos ou qualitativos. No primeiro caso, a pesquisa é feita baseada em dados estatísticos, geralmente em um período mais longo. Nesse modelo, é possível indicar o grau de confiabilidade, já que é uma verificação menos subjetiva e o custo é menor do que a pesquisa qualitativa.

Já na previsão de demanda qualitativa é possível trabalhar com um intervalo maior de tempo. As informações são levantadas por meio de um questionário feito com uma parcela dos clientes para descobrir suas intenções de compra de determinados produtos. 

 

Defina o objetivo

Em seguida, é preciso definir qual será o principal objetivo da previsão de demanda para estabelecer as diretrizes que serão utilizadas. Por exemplo, é preciso determinar qual será o segmento de mercado e o tipo de público que visa atingir. 

Também é necessário estabelecer o prazo da pesquisa: curto, médio ou longo prazo. Com essas informações definidas, é possível, inclusive, definir o melhor método a ser utilizado.

 

Faça a coleta de dados e a análise dos resultados

Após escolher o método, é preciso começar a coleta de dados. No caso da pesquisa qualitativa, será necessário escolher um grupo de clientes para responder as perguntas. Já na pesquisa quantitativa, é essencial analisar os dados e, depois, determinar o método estatístico utilizado.

Por fim, você precisará analisar os resultados das pesquisas e, para isso, pode ser necessária a ajuda de profissionais da área financeira. Dessa forma, eles poderão auxiliar na verificação dos dados, fazendo uma relação das informações levantadas com os fatores financeiros.

 

Aprimore a gestão de estoque do seu e-commerce

Após entender como fazer uma previsão de demanda e saber a importância do conceito para seu e-commerce, confira também nosso artigo sobre gestão de inventário de estoque e torne esse processo mais eficiente!

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