Processo de entrega: importância para o e-commerce

processo de entrega

Sem dúvida, o comércio on-line traz benefícios tanto para os clientes, que desejam adquirir qualquer tipo de produto, sem precisar sair de casa, quanto para as empresas, que desejam ampliar o público, vendendo para pessoas de todo o país. Porém, uma parte muito importante de qualquer e-commerce é o processo de entrega.

Isso porque, mesmo que você tenha uma plataforma que funciona perfeitamente, preços atrativos e produtos de qualidade, se o cliente não receber a compra no prazo ou houver qualquer problema com o item entregue, não há como satisfazê-lo verdadeiramente. Por isso, neste artigo, falaremos mais sobre o que significa processo de entrega e qual é a importância disso!

 

O que é e como funciona o processo de entrega?

Ao longo dos anos, principalmente após o aumento da adesão de compras on-line, o processo de entrega aprimorou-se devido à necessidade de atender a uma demanda maior de pedidos. 

Tecnologias como os sistemas de gestão e as plataformas de e-commerce tornaram-se essenciais para que o processo de entrega fosse eficiente. Ele inicia-se após a compra e a confirmação de pagamento dos produtos. Para entender o que é processo de entrega, veja o passo a passo detalhado a seguir.

 

  • Recebimento do pedido: após a confirmação do pagamento, o e-commerce recebe uma notificação com os itens comprados e os dados do cliente. Então, a separação dos produtos é feita, assim como a validação do endereço de entrega e a emissão da nota fiscal;
  • Definição do meio de entrega: é necessário definir o meio de entrega, por transportadora ou correios, além de preparar o pedido, pesando o pacote e verificando as medidas após embalado;
  • Coleta dos pedidos: caso o processo de entrega de produtos seja feito via transportadora, o próximo passo é coletar os pedidos embalados com todas as informações corretas de entrega;
  • Roteirização de entrega: nesta etapa, é preciso definir o melhor roteiro para fazer as entregas de forma otimizada. Assim, os pedidos podem chegar a tempo, enquanto os recursos, como a gasolina, não são desperdiçados;
  • Entrega: por fim, após todas essas etapas, é feita a entrega no local informado pelo cliente. A transportadora registra a entrega no sistema, enquanto o e-commerce tem controle sobre os pedidos entregues corretamente e no prazo.

 

A importância da automatização do processo de entrega

Como vimos, todo esse processo é feito por diversas etapas essenciais para que os clientes recebam corretamente os pedidos. Por esse motivo, além de ser um grande desafio, fazer a gestão de entregas manualmente pode acabar gerando erros que ocasionam prejuízos para o e-commerce. Veja os principais motivos para fazer a automatização abaixo.

 

Integração entre todos os setores

Para garantir a satisfação dos clientes, é essencial automatizar a gestão de frete por meio de um sistema integrado tanto ao estoque quanto à plataforma de e-commerce. Com esse tipo de tecnologia, é possível centralizar todas as informações dos pedidos, como quantidade de itens, peso e medidas dos pacotes.

 

Agilização do processo

Outra vantagem de automatizar a gestão de pedidos é a agilização do processo. Isso porque é possível calcular o frete corretamente, além de gerar automaticamente as melhores rotas para as entregas. Isso agiliza todas as etapas, incluindo o planejamento e a execução.

 

Atualização em tempo real

Ao escolher uma plataforma de e-commerce que possibilita a integração com o sistema de gestão, tanto você quanto os clientes obtêm uma atualização em tempo real do status da entrega. Dessa forma, você oferece um melhor atendimento, já que mantém uma comunicação transparente sobre o processo.

 

Melhor gestão de estoque

A falta de atualização sobre os pedidos feitos no e-commerce e as quantidades do estoque pode gerar uma grande dor de cabeça para a empresa. Principalmente em momentos em que há uma alta demanda de pedidos, é essencial que haja uma boa comunicação entre os setores. Isso é possível por meio de uma plataforma personalizada e um sistema de gestão.

 

Saiba mais sobre integração de plataforma e sistema de gestão

Após saber como funciona e qual é a importância do processo de entrega, é possível entender o papel da tecnologia para evitar problemas nesse sentido. Por isso, confira nosso outro artigo sobre integração entre plataforma de e-commerce e sistema de gestão para conhecer outras vantagens que seu negócio pode obter!

 

Gostou? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Baixe gratuitamente nosso e-book sobre logística no e-commerce e saiba mais sobre o assunto

CONTEÚDOS RELACIONADOS

MAIS CONTEÚDOS