Régua de comunicação no e-commerce: qual o objetivo?

Como um instrumento que permite a análise do comportamento dos usuários, a régua de comunicação no e-commerce é essencial para descobrir o melhor momento de contatar o consumidor. Isso diminui as chances de “rejeição” e melhora o atendimento.

Também chamada de régua de relacionamento, essa estratégia consiste na criação de campanhas de e-mail marketing em momentos específicos do funil de vendas. Isso torna a comunicação com o usuário mais eficaz, além de reforçar uma imagem positiva da marca.

Ao descobrir o que é régua de comunicação, fica mais simples criar estratégias alinhadas às expectativas do consumidor. Continue lendo o artigo abaixo e entenda mais detalhadamente a importância dessa ferramenta e quando é o melhor momento para utilizá-la. Veja.

 

Por que investir na régua de comunicação no e-commerce?

A principal função da régua de comunicação no e-commerce é desenvolver um relacionamento próximo e duradouro com os usuários, tendo como objetivo a fidelização e o consequente aumento do número de conversão. 

É possível ainda aproveitar outros benefícios, como o aumento da satisfação com o CX (Customer Experience). A seguir, listamos alguns dos motivos que levam empresários e gestores de e-commerces a investir na régua de comunicação, veja abaixo.

 

Auxílio no engajamento do público com a marca

Os envios de e-mails ao público é um meio de manter o engajamento com a marca. Isso porque, além de ter um contato constante, esse é um modo de impedir o usuário de se esquecer do seu negócio.

Inclusive, a régua de comunicação no e-commerce é uma ferramenta que possibilita a ampliação da eficiência das estratégias, afinal permite compartilhar conteúdos e informações de maneira mais efetiva.

 

Conquista de usuários inativos

A régua de comunicação também é eficiente na conquista de usuários inativos. Ou seja, caso um cliente não volte a comprar com o seu negócio, é possível chamá-lo para uma nova interação. Esse tipo de contato ajuda a aumentar o número de conversões.

 

Facilidade no processo de fidelização

Outro benefício de implementar a régua de comunicação no e-commerce é a eficiência no processo de fidelização dos clientes. Isso porque esse relacionamento é conquistado pelo contato que se torna constante com a utilização de uma estratégia de e-mail marketing.

Além disso, como a régua de comunicação ajuda a delimitar as etapas da jornada do consumidor, são maiores as chances de realizar o contato no momento mais propício para a conversão.

 

Agilidade na solução de problemas

Encontrar soluções para eventuais problemas também se torna um processo ágil. Afinal, quando existe um contato direto com o cliente, ele pode utilizar esse canal de comunicação para notificar algum incômodo e até mesmo insatisfação com o produto, solicitando estorno ou troca da mercadoria, por exemplo.

 

Quando utilizar a régua de comunicação?

Utilizada como um meio de aprimorar a comunicação, a régua de relacionamento serve para diversas situações, desde o incentivo de contato com a marca e a construção da jornada do cliente até a recuperação do carrinho abandonado. Nos tópicos abaixo, explicamos com mais detalhes, veja.

 

Construção das etapas da jornada de compra

A delimitação da jornada do cliente é parte essencial de uma estratégia de e-commerce, e a régua de comunicação integra esse planejamento. Isso porque entender quando enviar os e-mails é importante para não realizar o contato em um momento inoportuno.

Assim, podemos concluir que a régua de comunicação no e-commerce abrange todo o processo de venda e pós-venda. Afinal, ela aborda vários estágios, como contato inicial, abandono de carrinho, datas comemorativas, validação de compra, confirmação de entrega e feedback da experiência.

 

Incentivar o contato com a marca

Outra utilidade interessante da régua de comunicação é o incentivo do contato dos usuários com a marca. O uso de cupons e até mesmo “cartões” de fidelidade são estratégias que podem ser aplicadas em campanhas de e-mail marketing, atraindo a atenção dos consumidores.

 

Lembrar do carrinho abandonado

O carrinho abandonado é um problema que tende a atrair a atenção dos empresários, afinal é uma conversão que não foi finalizada. Sendo uma solução, a régua de comunicação age como uma ferramenta que busca atrair a atenção dos usuários, lembrando-os da compra inacabada.

 

Alie a sua régua de comunicação às estratégias de vendas

A régua de comunicação é eficiente no relacionamento com o cliente, porém, quando alinhada a outras estratégias, como as de venda, é possível ter resultados mais eficientes. Acesse o nosso blog e leia o nosso conteúdo sobre estratégias de vendas de 2021.

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