A logística de um e-commerce é parte essencial do relacionamento com o cliente, afinal, é quando ele recebe a mercadoria que a jornada de compra é finalizada. Por isso, ter uma rota de entrega demonstra eficiência e competência organizacional.
Não é somente uma questão de entregar um produto com qualidade, mas também criar um relacionamento de confiança com o cliente. Isso porque, ao ter uma roteirização de entrega, é possível monitorar todas as etapas do processo e ainda informar ao consumidor, que se sente mais seguro quanto ao cumprimento do prazo.
Mas não é só disso que se trata a rota de entrega, já que, se bem planejada, é possível aprimorar o relacionamento com o cliente, além de melhorar o setor logístico. Continue lendo e confira mais detalhes sobre esse processo.
Qual a importância de ter uma rota de entrega?
Ter um roteiro de entregas é um mecanismo que ajuda a diminuir os custos logísticos, além de criar uma padronização dos prazos de envio. A seguir, listamos mais duas vantagens desse processo, que irão exemplificar os benefícios de ter esse tipo de serviço. Veja.
Diferencial competitivo
Planejar as rotas para entregas é um recurso que promete melhorar tanto os custos logísticos da empresa quanto a qualidade dos serviços prestados. Isso porque é possível criar com antecedência o caminho do envio das mercadorias, precavendo-se de quaisquer problemas que possam haver.
Melhore a experiência do cliente
O Customer Experience (CX) também é impactado quando há um processo logístico padrão. Isso porque, caso ocorra algum acidente no transporte, como um pneu furado, por exemplo, é possível avisar o próprio cliente que haverá um atraso.
Esse tipo de comunicação é essencial para criar uma fidelização. Dessa forma, fica mais fácil encontrar soluções rápidas e eficientes para os problemas que podem afetar a experiência do consumidor.
Rota de entrega: onde incluir no processo de envio?
Em geral, o processo de envio é um passo a passo logístico que possui algumas etapas que são usadas para garantir um envio dentro do prazo, e nessa organização está a roteirização de entrega. Para entender melhor, nos tópicos abaixo listamos as etapas do envio e quando a rota de entrega é necessária. Leia.
1. Notificação e coleta
Assim que um pedido é feito, é essencial que a transportadora receba todas as informações sobre o pedido para que seja realizada a coleta da mercadoria, que depois será levada para um “HUB” até que a rota seja criada.
A partir dessa etapa, será possível criar as rotas de entregas. Ou seja, juntar com os demais pedidos e determinar quando e como será esse processo para que a mercadoria chegue o mais rápido possível e dentro do prazo estipulado.
2. Roteirização das mercadorias
Mesmo que esse seja um processo com muitas variáveis, na hora de criar uma rota de entrega existe um tipo de planejamento chamado de cálculo de rota. Ele tem como principal objetivo auxiliar na definição do melhor caminho, considerando tempo de entrega, ruas largas para passar o caminhão, trajeto mais rápido, entre outros pontos.
Assim, depois que for feita a roteirização do envio, é a hora em que os caminhões de transferência são carregados com as mercadorias e o produto passa a estar em rota de entrega.
3. Entrega
Ao sair do “HUB” da transportadora, o caminhão irá seguir a rota de entrega determinada previamente, coletando os dados de quem recebeu e encaminhando para o sistema unificado.
Inclusive, quando o cliente não está em casa para receber, a empresa já recebe um alerta sobre a ausência, no qual o consumidor é notificado sobre essa situação e qual será o processo de reenvio.
Confira algumas dicas para melhorar o setor logístico da sua empresa
A integração dos processos com um sistema de alta qualidade é essencial, mas, além disso, a escolha de uma transportadora também impacta na eficiência dos seus processos. Por isso, caso queira entender mais sobre esse tema, não deixe de conferir algumas dicas em um dos nossos artigos, confira.