Saiba como aumentar a taxa de conversão

taxa de conversão

Existem diversas estratégias empresariais e de marketing que podem levar ao aumento do número de vendas. No entanto, sem uma métrica que consiga mensurar os resultados é difícil ter um diagnóstico sobre a eficiência dessas vendas. Por isso, conheça a taxa de conversão, um índice que te ajuda nessa tarefa.

Com o objetivo de compreender melhor o funcionamento do seu e-commerce e começar a aplicar estratégias de desenvolvimento, nós criamos o conteúdo a seguir. Veja abaixo e entenda o que é taxa de conversão.

 

O que é a taxa de conversão?

Antes de definirmos o conceito desse índice, fique atento ao significado de conversão no marketing digital. Ele é definido como visitas dos usuários a uma plataforma, atingindo um objetivo predeterminado, que pode ser preencher um formulário ou finalizar uma compra.

Dessa forma, a taxa de conversão de e-commerce é uma métrica utilizada para acompanhar quantos dos seus clientes convertem, ou seja, finalizam a operação, trazendo resultados concretos para o negócio, como a ampliação do faturamento.

 

Por que é necessário ter um acompanhamento?

Além de ajudar o gestor de uma empresa a entender onde e como investir capital no negócio, o acompanhamento constante da taxa de conversão de marketing permite que você consiga visualizar melhor onde o e-commerce está atualmente, ou seja, quais os pontos de atenção, por exemplo.

Com essa taxa, é possível entender o Retorno sobre Investimentos (ROI) das ações de marketing já em andamento, permitindo que você, como gestor, consiga planejar os próximos passos.

Outro benefício do índice de conversão é que ao monitorar a jornada do cliente até virar consumidor, você consegue identificar “gargalos” que ainda precisam de inversão de capital.

 

Cálculo da taxa de conversão

Para entender o valor dessa métrica no seu e-commerce, primeiramente, é importante compreender como calcular a taxa de conversão. Para encontrar o seu percentual, você precisará comparar o volume total de usuários na sua plataforma com a quantidade de dados obtidos, ou seja, convertidos. Confira:

  • Taxa de conversão = Volume de visitas/número de conversões.

Mesmo sendo um processo fácil para encontrar o percentual da sua empresa, vale lembrar que ele não precisa ser manual, ou seja, “ir atrás” dos valores separadamente. Isso quer dizer que você pode usar uma ferramenta para rastrear esses índices: o Google Analytics.

 

Entenda a pontuação

Agora que você já sabe como fazer o cálculo da taxa de conversão, o próximo passo é descobrir onde a sua empresa se encaixa: alto, médio ou baixo percentual de conversão. Para isso, saiba que o contexto é muito importante.

Em outras palavras, você deve comparar os resultados do e-commerce com outras empresas do mesmo setor, para que consiga fazer um prognóstico assertivo e gere resultados futuramente.

 

Saiba como aumentar a taxa do e-commerce

Já ouviu falar na sigla CRO? Utilizada como uma estratégia de ampliação de receita, mas sem gerar custos radicais no fluxo de caixa, você consegue utilizar  o Conversion Rate Optimization para otimizar a taxa de conversão do seu e-commerce ao aprimorar os elementos já presentes na plataforma.

Indo além dessa estratégia para aumentar a taxa de conversão, existem outras práticas que também contribuem para a valorização dessa métrica. Confira nos tópicos a seguir.

 

Faça um teste A/B

Esse é um tipo de experimento que qualquer gestor pode utilizar no seu e-commerce para estudar quais mudanças teriam maior impacto na métrica de conversão.

Base para o CRO, esse processo consiste em testar duas versões diferentes do site e analisar os resultados que elas trouxeram. Com essas informações em mãos, fica mais fácil entender onde e como aprimorar a experiência do usuário.

 

Saiba qual a proposta

Uma dica importante para quem quer aumentar a métrica de conversão é entender o perfil dos seus clientes, criando um conteúdo e um site personalizados, que consigam convencer o usuário a comprar ou se inscrever.

Por isso, lembre-se que é importante saber entregar o que o consumidor está procurando, ou seja, sempre ter em mente a proposta que quer levar até o cliente. Dessa forma, você estará evitando futuras dores de cabeça, como problemas com o preço ou formas de pagamento.

 

Conheça estratégias de “gatilhos mentais”

É necessário ter poder de persuasão quando o assunto é o aumento da taxa de conversão da loja física ou on-line. Por isso, uma das práticas usadas por gestores são os “gatilhos mentais”.

Em outras palavras, você pode criar uma situação em que o consumidor fique propenso a seguir a página da empresa nas redes sociais, por exemplo. Mas como fazer isso? Veja a seguir.

  • Escassez: disponibilizar poucas unidades de um determinado produto, dando a sensação de popularidade e valor;
  • Qualidade: ser “bom” e ter renome no mercado também são estratégias que podem ser convertidas em acessos;
  • Urgência: contar com ofertas por tempo limitado é uma das estratégias psicológicas, criando o imediatismo,
  • Exclusividade: as edições limitadas e o acesso exclusivo a uma determinada parte da plataforma são meios de o consumidor se sentir especial.

 

Conheça outra métrica para usar no seu e-commerce

A Stoom é uma empresa empenhada em fornecer um serviço especializado e prático para diversos e-commerces, criando uma plataforma de maneira totalmente assessorada. 

Além dessas facilidades, você também encontra no nosso site o blog da Stoom. Lá, você descobre várias maneiras de mensurar os resultados do seu negócio, como o ticket médio. Acesse e confira.

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