Saiba por que o E-commerce é cada vez mais importante no B2B

Saiba por que o e-commerce é cada vez mais importante no B2B

Comprar bens e serviços por meio de uma plataforma de e-commerce está cada vez mais comum, afinal, todas as empresas desejam ter agilidade e comodidade para suas transações, ao mesmo tempo que os compradores se tornam cada vez mais exigentes como clientes.

No Brasil, de acordo com o índice Business-to-Business Online (B2BOL), medido há 17 anos pela E-Consulting, o setor de B2B deve faturar aproximadamente R$ 2,39 trilhões apenas em dezembro de 2019, um aumento de mais de 17% em relação ao mesmo mês de 2018. As transações eletrônicas serão responsáveis por cerca de R$ 1,82 trilhão desse valor.

Se antigamente, as negociações entre empresas apresentavam um longo processo, hoje, os profissionais de compras não têm tempo para fazer longas negociações e buscam novas soluções que agilizem esses processos. Métodos online de transação, autenticação, controle de qualidade e feedback são cada vez mais aceitos e estão aumentando a consumerização do B2B.

Comércio em crescimento

Aproximadamente 70% das transações começam com uma pesquisa na internet e, como 50% das aquisições são feitas por profissionais da geração Y, nada mais natural que todo o processo se dê pelo mundo digital. Nada de papéis ou contratos de longo prazo, o processo inclui pesquisa online, navegação por diversos sites, páginas de detalhes do produto, feedbacks de outros compradores, etc. 

Nesse ambiente, o comprador encontra, na maioria das vezes, páginas fáceis de navegar, intuitivas e amigáveis, mesmo para quem é novo no mercado. E isso permite aos fornecedores que consigam conquistar novos clientes e, principalmente, manter os antigos. Por exemplo, uma empresa precisa de serviços gráficos – cartões, panfletos, manuais, etc. No lugar de contratar uma empresa de impressão e negociar preços e prazos, o comprador acessa um site e faz seu pedido. No lugar de um processo de compras tradicional, esse processo passou a ser consumerizado. 

Compras online

De acordo com a consultoria Statista, cerca de 25% da população mundial já efetuou compras online, mas há três tipos de clientes: o primeiro é aquele que faz compras de bens e serviços continuamente por sites e aplicativos; o segundo usa plataformas eletrônicas algumas vezes ao ano; já o terceiro é aquele que ainda não conhece as vantagens do comércio eletrônico e se recusa a fazer compras dessa forma.

Para os que estão no segundo ou terceiro tipo, há diversos benefícios em comprar online.

  • Preços mais baixos
    Normalmente, os preços no e-commerce são mais baixos do que os cobrados no “mundo  real”.  Os custos normalmente são mais baixos e a concorrência ainda mais acirrada.
  • Compras mais rápidas e fáceis
    Com alguns cliques é possível pesquisar sobre produtos ou serviços, o que outros compradores falam sobre a empresa e os produtos, e, finalmente, comprá-los
  • Disponibilidade 24/7
    Um dos maiores benefícios é poder acessar o e-commerce a qualquer hora do dia. Essa disponibilidade ajuda a construir um melhor relacionamento entre compradores e fornecedores
  • Informações.
    Pesquisando em diversos sites é possível encontrar diferentes informações sobre produtos e serviços
  • Mercado internacional
    É possível buscar fornecedores no exterior, expandindo o mercado
  • Personalização
    Apesar de as transações serem online, isso implica em um monitoramento mais apurado da experiência do cliente e no oferecimento de oportunidades para ofertas e novos negócios

Empresas buscam, cada vez mais, formas mais inteligentes de realizar suas aquisições. Isso também significa que procuram opções que sejam tão simples e práticas quanto às encontradas no varejo eletrônico.  Para isso, as operações de e-commerce B2B precisam entender quais as necessidades desse cliente, se adaptar a essa realidade e atender às expectativas cada vez maiores.

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