Saiba quais são as principais tendências tecnológicas para 2022

Homem de terno e sobre suas mãos um feixe de luz formando o símbolo do infinito

A tecnologia tem avançado em um ritmo cada vez mais rápido nos últimos anos. Para o futuro, as tendências tecnológicas prometem revolucionar diversos setores econômicos, sobretudo a forma de como as empresas vão oferecer serviços e produtos aos consumidores. 

Pensando nisso, as empresas precisam ficar atentas às tendências para adaptar seus modelos de negócio, otimizar e melhorar processos, principalmente no que diz respeito à segurança dos usuários na internet. Continue a leitura deste post para entender melhor. 

Confira as principais tendências tecnológicas para 2022

Mesmo que o seu negócio não esteja relacionado à tecnologia, é fundamental entender quais são as novidades tecnológicas para os próximos anos. Afinal, diversas ferramentas podem ser usadas para melhorar os processos de um e-commerce. Veja a seguir! 

  1. Aplicativos combináveis

Com infraestrutura voltada para os negócios, os aplicativos combináveis são desenvolvidos a partir de componentes modulares e permitem a reutilização do código. Ou seja, são mais adaptáveis e conseguem atender a certa demanda comercial por software ou ferramenta tecnológica mais rapidamente e com menos custos. 

  1. Aprendizado de máquina 

O machine learning, ou aprendizado de máquina, é uma das tendências tecnológicas que está em alta em 2022 e promete criar sistemas autônomos em diversas áreas. 

O machine é uma área da Inteligência Artificial (IA) que permite que computadores aprendam e automatizem processos com base na experiência e na análise de banco de dados. 

Para os próximos anos, o aprendizado de máquina será utilizado para realizar previsões de negócios cada vez mais precisos, e até mesmo antecipar problemas e necessidades dos usuários antes mesmo de surgirem. Dessa forma, será possível pensar em produtos alinhados aos desejos dos consumidores.

  1. Tokens Não Fungíveis (NFTs)

NFT é a sigla para non-fungible token (Token Não Fungível). Basicamente, o NFT funciona no universo das criptomoedas como a representação de um ativo de uma mercadoria, que pode ser digital ou física. Esse tipo de negócio tem movimentado o mercado de criptomoedas e promete permanecer em alta em 2022.

Uma obra digital, por exemplo, pode chegar a valer milhões de dólares na internet. Os NFTs existem para garantir a segurança e atestar a validade da transação, sobretudo por meio da tecnologia blockchain. O valor da venda é pago por meio de moedas digitais, como o Bitcoin e o Ethereum.

  1. Inteligência Artificial (IA) generativa 

A IA Generativa é uma evolução da Inteligência Artificial (IA) e também está entre as tendências tecnológicas para 2022. Trata-se de tecnologias que são criadas a partir de outras tecnologias que existem por meio do aprendizado de máquina.

Assim, um computador realiza análise de dados e, com base na usabilidade do usuário, é capaz de criar algo novo, totalmente do zero. A IA Generativa pode ser usada, por exemplo, para criar novos softwares e produtos, e melhorar campanhas de marketing direcionadas. 

  1. Computação em nuvem 

A computação em nuvem é uma das tendências tecnológicas para 2022 que vão auxiliar diversos processos de uma loja virtual, sobretudo para fazer a gestão de um grande volume de dados. Assim, a expectativa para os próximos anos é de que a maioria dos aplicativos e sistemas tenham nuvem nativa (cloud native). 

A computação em nuvem oferece recursos de computação sob demanda para que o usuário possa acessar e executar diversas tarefas pela internet, como, por exemplo, armazenamento de dados, servidores e softwares. Assim, o usuário paga apenas pelo serviço que utiliza.

  1. Internet 5G

Cerca de 100 vezes mais rápida do que a anterior (4G), a internet 5G é uma das maiores tendências tecnológicas para o Brasil, prevista para chegar por aqui gradativamente. Em outros países do mundo, ela é uma realidade e está mudando a forma como os equipamentos e usuários se conectam com a internet.

Entre as vantagens, a internet 5G possibilita a ampliação do uso da Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA); oferece um suporte maior para as smart cities (cidades inteligentes) e para os carros autônomos; impulsiona o mercado de jogos digitais e contribui para a realização de cirurgias remotamente.

  1. Internet das Coisas 

Com a internet 5G, aumentam as possibilidades da Internet das Coisas (IoT). Esse conceito se refere a objetos que conseguem estabelecer conexão com a internet. As smart TVs, os smartwatches e as assistentes virtuais são os exemplos mais comuns.

Para o varejo, o aumento dos meios digitais de pagamento possibilita que os usuários utilizem dispositivos conectados à internet para pagar compras feitas na web. Por isso, é preciso estar atento a essa tendência. 

  1. Cibersegurança 

A revolução digital dos últimos anos, a popularização do trabalho home office e as compras pela internet são alguns dos fatores que contribuem para o aumento da preocupação com os dados dos usuários na internet. 

Portanto, as tecnologias que visam garantir a segurança das transações estarão em alta em 2022 e nos próximos anos. Entre elas, está a tecnologia blockchain, que proporciona mais segurança nas transações feitas com criptomoedas. 

Além disso, a arquitetura de malha de segurança cibernética será um dos destaques e deverá ser comumente utilizada pelas empresas. Trata-se da adoção de recursos diversos de segurança com objetivo de proteger negócios e consumidores de ataques cibernéticos.

Tecnologia e e-commerce 

As inovações tecnológicas são fundamentais para o sucesso de um e-commerce. Afinal, há diversas ferramentas que podem proporcionar uma experiência total de compras ao cliente, além de facilitar processos vitais.

Por isso, se você é dono de um e-commerce, acesse o nosso artigo “A importância da inovação tecnológica no e-commerce” e veja como a tecnologia pode alavancar os resultados do seu negócio.

Gostou? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Baixe gratuitamente nosso e-book sobre logística no e-commerce e saiba mais sobre o assunto

CONTEÚDOS RELACIONADOS

MAIS CONTEÚDOS