Como umas das tendências apontadas no ano de 2019, a estratégia de same day delivery ganhou grande destaque entre os gestores e os consumidores do e-commerce. Por conta da agilidade do processo — compra e entrega no mesmo dia —, esse tipo de serviço oferece diversas vantagens em meio ao crescimento do setor.
Segundo dados da pesquisa da NZN Intelligence, 82% dos consumidores brasileiros já usaram os aplicativos e as plataformas de e-commerce para fazer compras alguma vez, sendo que um dos fatores determinantes é a agilidade do processo (74%).
Com a agilidade da entrega como um dos pontos-chave na tomada de decisão, é cada vez mais importante ter um processo logístico bem estruturado para começar a implementar a estratégia same day. Dessa forma, é possível aumentar o escopo de clientes e, consequentemente, o faturamento. Confira.
Same day na prática
Movimento iniciado pela Amazon, em 2012, o same day delivery é uma forma de conquistar o usuário em um mercado amplamente competitivo. Porém, é importante destacar que, para colocar esse tipo de entrega em prática, é necessária uma alta performance operacional.
Em outras palavras, é interessante oferecer a entrega do produto no mesmo dia somente quando é possível garantir a finalização do serviço em até 24 horas. Caso haja algum atraso ou erro na confirmação do pagamento, o usuário pode desistir da compra, afetando a taxa de conversão.
Para conseguir finalizar a entrega no mesmo dia, presume-se que o estoque do e-commerce esteja próximo do consumidor, diminuindo o tempo da aprovação do pagamento até a finalização da compra. Já por esse motivo, é possível assumir que o serviço same day delivery está presente predominantemente nos grandes centros brasileiros.
De acordo com um artigo da E-commerce Brasil, as lojas que entregam no mesmo dia ainda são restritas a algumas localidades, como os centros de São Paulo, que conseguem oferecer um horário mais estendido de funcionamento, e Rio de Janeiro, além de outros mais movimentados no Brasil.
Uma alternativa para que o seu negócio adote o same day delivery é utilizar as lojas físicas como Centros de Distribuição, como a Petz. Dessa forma, sua empresa consegue cobrir um maior espaço geográfico e estar sempre próxima do cliente. No caso da Petz, o sistema integra estoque das lojas físicas com o e-commerce, facilitando a conferência de disponibilidade do produto.
Benefícios de adotar o same day
Antes de começar a mudar a política do seu negócio e fazer parte da lista de sites com entrega no mesmo dia, é importante conhecer os benefícios do same day. Isso porque, além dessa estratégia impactar a logística do e-commerce, ela oferece vantagens ao consumidor.
Entre elas, podemos citar a independência dos correios, um dos grandes detentores dos serviços de entrega. Ao oferecer um serviço personalizado e assegurado por sua empresa, você acaba transmitindo a confiança necessária para o usuário completar a compra, por exemplo. Veja mais vantagens a seguir.
Satisfação do cliente
Existem diversos benefícios que o consumidor pode desfrutar ao contratar um serviço on-line ou comprar um produto. Entre eles, a facilidade de adquirir um bem sem sair de casa e, em alguns casos, uma entrega rápida, sem custos.
Com uma descrição eficiente do produto, a necessidade de tocar e provar a mercadoria pode ser substituída por funcionalidades únicas das lojas virtuais, como a entrega same day.
Ao oferecer um serviço rápido e de qualidade, você consegue fidelizar os seus usuários, conquistando a confiança e a lealdade deles. Assim, mesmo diante de um grande mercado, com diferentes opções de compra e entrega, o usuário optará pela sua loja.
Aumento do faturamento
A entrega no mesmo dia é um serviço caro, mas ainda muito procurado. Apesar de 48% dos brasileiros preferirem o frete grátis, 27% ainda priorizam a pronta entrega, segundo dados da Confederação Nacional de Dirigente Lojistas e do Serviço de Proteção ao Crédito.
Isso demonstra que, em alguns casos, o preço de frete fica em segundo lugar. Assim, ao investir em entregas rápidas, você consegue conquistar um nicho específico do mercado, consequentemente, aumentando o faturamento do e-commerce.
Vantagem competitiva
Não é surpresa que, com o desenvolvimento do setor, a competitividade entre os e-commerces esteja cada vez mais acirrada. Por isso, é importante investir em melhorias e funcionalidades, fazendo com que o negócio se destaque.
Assim, começar a implementar a modalidade same day pode ser uma boa oportunidade. Atualmente, a entrega mais rápida do correio leva, em média, de um a três dias, sendo que pode haver atrasos que estão fora do controle.
Agora, a promessa de entrega no mesmo dia pode tornar-se o diferencial da sua empresa, sendo referência em qualidade e rapidez de entrega, conquistando a lealdade dos clientes.
Conheça outras estratégias de retenção de clientes
Além de melhorar e inovar as funcionalidades do seu negócio, existem outros meios de atrair mais clientes. Se estiver interessado em entender como, acesse o blog da Stoom para conferir algumas ações de retenção de usuários e começar a desenvolver as suas estratégias.