Same day: saiba quais são os benefícios da entrega no mesmo dia

Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin

Como umas das tendências apontadas no ano de 2019, a estratégia de same day delivery ganhou grande destaque entre os gestores e os consumidores do e-commerce. Por conta da agilidade do processo — compra e entrega no mesmo dia —, esse tipo de serviço oferece diversas vantagens em meio ao crescimento do setor.

Segundo dados da pesquisa da NZN Intelligence, 82% dos consumidores brasileiros já usaram os aplicativos e as plataformas de e-commerce para fazer compras alguma vez, sendo que um dos fatores determinantes é a agilidade do processo (74%).

Com a agilidade da entrega como um dos pontos-chave na tomada de decisão, é cada vez mais importante ter um processo logístico bem estruturado para começar a implementar a estratégia same day. Dessa forma, é possível aumentar o escopo de clientes e, consequentemente, o faturamento. Confira.

 

Same day na prática

Movimento iniciado pela Amazon, em 2012, o same day delivery é uma forma de conquistar o usuário em um mercado amplamente competitivo. Porém, é importante destacar que, para colocar esse tipo de entrega em prática, é necessária uma alta performance operacional.

Em outras palavras, é interessante oferecer a entrega do produto no mesmo dia somente quando é possível garantir a finalização do serviço em até 24 horas. Caso haja algum atraso ou erro na confirmação do pagamento, o usuário pode desistir da compra, afetando a taxa de conversão.

Para conseguir finalizar a entrega no mesmo dia, presume-se que o estoque do e-commerce esteja próximo do consumidor, diminuindo o tempo da aprovação do pagamento até a finalização da compra. Já por esse motivo, é possível assumir que o serviço same day delivery está presente predominantemente nos grandes centros brasileiros.

De acordo com um artigo da E-commerce Brasil, as lojas que entregam no mesmo dia ainda são restritas a algumas localidades, como os centros de São Paulo, que conseguem oferecer um horário mais estendido de funcionamento, e Rio de Janeiro, além de outros mais movimentados no Brasil.

Uma alternativa para que o seu negócio adote o same day delivery é utilizar as lojas físicas como Centros de Distribuição, como a Petz. Dessa forma, sua empresa consegue cobrir um maior espaço geográfico e estar sempre próxima do cliente. No caso da Petz, o sistema integra estoque das lojas físicas com o e-commerce, facilitando a conferência de disponibilidade do produto.

 

Benefícios de adotar o same day

Antes de começar a mudar a política do seu negócio e fazer parte da lista de sites com entrega no mesmo dia, é importante conhecer os benefícios do same day. Isso porque, além dessa estratégia impactar a logística do e-commerce, ela oferece vantagens ao consumidor.

Entre elas, podemos citar a independência dos correios, um dos grandes detentores dos serviços de entrega. Ao oferecer um serviço personalizado e assegurado por sua empresa, você acaba transmitindo a confiança necessária para o usuário completar a compra, por exemplo. Veja mais vantagens a seguir.

 

Satisfação do cliente

Existem diversos benefícios que o consumidor pode desfrutar ao contratar um serviço on-line ou comprar um produto. Entre eles, a facilidade de adquirir um bem sem sair de casa e, em alguns casos, uma entrega rápida, sem custos.

Com uma descrição eficiente do produto, a necessidade de tocar e provar a mercadoria pode ser substituída por funcionalidades únicas das lojas virtuais, como a entrega same day.

Ao oferecer um serviço rápido e de qualidade, você consegue fidelizar os seus usuários, conquistando a confiança e a lealdade deles. Assim, mesmo diante de um grande mercado, com diferentes opções de compra e entrega, o usuário optará pela sua loja.

 

Aumento do faturamento

A entrega no mesmo dia é um serviço caro, mas ainda muito procurado. Apesar de 48% dos brasileiros preferirem o frete grátis, 27% ainda priorizam a pronta entrega, segundo dados da Confederação Nacional de Dirigente Lojistas e do Serviço de Proteção ao Crédito.

Isso demonstra que, em alguns casos, o preço de frete fica em segundo lugar. Assim, ao investir em entregas rápidas, você consegue conquistar um nicho específico do mercado, consequentemente, aumentando o faturamento do e-commerce.

 

Vantagem competitiva

Não é surpresa que, com o desenvolvimento do setor, a competitividade entre os e-commerces esteja cada vez mais acirrada. Por isso, é importante investir em melhorias e funcionalidades, fazendo com que o negócio se destaque.

Assim, começar a implementar a modalidade same day pode ser uma boa oportunidade. Atualmente, a entrega mais rápida do correio leva, em média, de um a três dias, sendo que pode haver atrasos que estão fora do controle.

Agora, a promessa de entrega no mesmo dia pode tornar-se o diferencial da sua empresa, sendo referência em qualidade e rapidez de entrega, conquistando a lealdade dos clientes.

 

Conheça outras estratégias de retenção de clientes

Além de melhorar e inovar as funcionalidades do seu negócio, existem outros meios de atrair mais clientes. Se estiver interessado em entender como, acesse o blog da Stoom para conferir algumas ações de retenção de usuários e começar a desenvolver as suas estratégias.

Quero receber um
e-book sobre logística no e-commerce