A importância do SEO para e-commerce

seo para e-commerce

Se você está buscando atingir melhores resultados orgânicos de tráfego em seu site, é preciso entender a importância de começar a utilizar SEO para e-commerce. Com essas técnicas, é possível ter mais páginas da sua loja virtual nos primeiros resultados dos principais buscadores e, com isso, atrair mais usuários qualificados.

Além do tráfego no e-commerce, você aumenta as chances de conversão, já que as pessoas que encontram sua página estão buscando justamente pelo seu tipo de produto. Confira a seguir nosso guia SEO para e-commerce e entenda mais!

O que é SEO?

Search Engine Optimization, ou SEO, é um conjunto de técnicas que podem ser implementadas em um site visando alcançar os primeiros resultados nas buscas do Google e demais buscadores. O objetivo é atrair tráfego orgânico, o que significa que a técnica não exige que você invista em campanhas pagas.

Conforme a última pesquisa feita pelo SEMrush, a segunda maior fonte de tráfego dos e-commerces são as buscas orgânicas, perdendo somente para o acesso direto. Ou seja, os usuários encontram os produtos por meio de buscas no Google, acessando as páginas que aparecem em primeiro na pesquisa.

A estratégia de SEO envolve desde o conteúdo otimizado do site, as imagens, o uso das palavras-chave certas e a construção das descrições de produtos até a própria construção do layout e das categorias de produtos.

Vantagens de implementar técnicas SEO para e-commerce

Implementar e manter uma estratégia de SEO pode não ser fácil, porém as vantagens valem a pena. Os benefícios do SEO vão além de aprimorar as vendas do e-commerce, veja-os a seguir.

Atrair usuários qualificados

Muitas vezes, em campanhas pagas, é possível aumentar o tráfego da página, mas isso não significa aumentar também a taxa de conversão. Isso porque nem sempre os anúncios nos buscadores captam usuários que estão buscando exatamente seu tipo de produto ou que se identificam com sua marca.

Já com a utilização de técnicas de SEO para loja virtual, é possível atrair quem está buscando justamente uma marca como a sua e produtos com as mesmas características que os seus. 

Aumentar a autoridade do domínio

A autoridade do domínio tem a ver com a relevância que um site tem para o Google. Para isso, consideram-se alguns critérios como qualidade do conteúdo das páginas, experiência do usuário, backlinks ou os links internos, entre outros. 

Quanto melhor for a autoridade do site, mais chances ele tem de estar entre os primeiros resultados dos buscadores. Por isso, ela é um fator importante para ter mais tráfego orgânico no seu e-commerce.

Aumento nas vendas

Como consequência de ter mais tráfego orgânico e qualificado, é possível observar um aumento nas vendas, já que as pessoas conseguem encontrar seus produtos com mais facilidade e rapidez. 

Estando entre os primeiros resultados da página de pesquisa, seu e-commerce ganha mais credibilidade e é sempre o primeiro a ser acessado. Assim, como encontram aquilo que buscam em sua loja virtual, os usuários tendem a finalizar a compra no seu e-commerce e, caso tenham uma boa experiência, podem até se tornar clientes fiéis.

Como utilizar SEO para e-commerce

Após entender mais sobre a definição de SEO e a importância dele para o e-commerce, é preciso pensar sobre como criar uma estratégia e implementá-la no seu negócio. Para isso, veja as dicas a seguir.

Seleção de palavras-chave

Para implementar SEO no seu e-commerce, primeiramente, é preciso escolher as palavras-chave certas que atrairão tráfego qualificado. Ou seja, é necessário que os termos utilizados no conteúdo do site tenham a ver com o seu negócio e os produtos vendidos na sua loja virtual.

Por exemplo, no caso de uma loja de roupas esportivas, palavras-chave como “camisa térmica” ou “tênis de corrida” podem ser boas escolhas para atrair o público desejado. Essas palavras devem estar presentes nas descrições dos produtos, em textos de categorias e demais conteúdos da loja virtual.

Construção de URLs

Outro ponto importante que impacta o posicionamento das páginas são suas URLs. É interessante que a construção da URL seja a mais direta possível, evitando uma categorização muito longa e complexa. Por exemplo, em vez de “roupas-femininas/camisetas/camisetas-termicas”, você pode utilizar “roupas-femininas/camisetas-termicas”.

Assim, além de o usuário entender mais facilmente que tipo de produto aquela página oferece, o Google valoriza URLs mais curtas e diretas, por isso você tem mais chances de estar nos primeiros resultados da busca. Ainda é relevante usar palavras-chave na URL para os usuários encontrarem a página mais facilmente.

Otimização da plataforma e-commerce

Também é importante que a plataforma de e-commerce utilizada permita a você fazer otimização para SEO. A velocidade de carregamento das páginas, por exemplo, é um fator muito importante para o Google considerar seu site relevante, já que afeta diretamente a experiência do usuário.

Por isso, é essencial trabalhar no aprimoramento desse aspecto da sua loja virtual para não somente alcançar uma posição mais alta nas buscas, mas também trazer uma experiência de compra satisfatória para seus clientes.

Saiba como escolher sua plataforma de e-commerce

Após entender mais sobre SEO para e-commerce e a importância dele para o desenvolvimento da loja virtual, foi possível perceber que contar com uma plataforma personalizada pode fazer toda a diferença. Por isso, leia nosso artigo sobre como escolher sua plataforma de e-commerce e veja nossas dicas!

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