Como melhorar seu serviço de entrega

serviço de entrega

Um dos pontos fortes de um e-commerce certamente deve ser o serviço de entrega, afinal as compras feitas online precisam chegar dentro do prazo e sem qualquer avaria. Isso porque essa é a etapa final do processo de compra e é de extrema importância para a experiência do cliente.

Por isso, é essencial estar sempre atento a erros que podem acontecer na entrega ou a oportunidades de aprimoramento de todo o processo. Sendo assim, separamos a seguir algumas dicas que podem ajudar seu e-commerce a melhorar ainda mais o envio de encomendas e garantir a satisfação dos clientes. Confira!

 

A importância do serviço de entrega para o e-commerce

Todas as áreas de uma empresa necessitam de um bom gerenciamento para não só funcionarem em conjunto, mas também trabalharem para que o cliente seja bem atendido. O serviço de entrega é uma etapa fundamental do processo de venda de produtos, por isso precisa ter uma gestão eficiente.

Mais que realizar entregas rápidas, é preciso que o e-commerce entregue os produtos certos para os clientes sem nenhum tipo de avaria. Também é essencial haver um planejamento que envolva o tipo de transporte  a ser utilizado conforme o produto, além da roteirização das entregas.

Apenas com esse planejamento é possível garantir que os recursos destinados à entrega dos produtos estão sendo bem utilizados para cumprir o prazo, sem desperdício de combustível e de tempo durante as viagens. Por isso, é tão importante avaliar os seus serviços de entrega.

 

Dicas para aprimorar seu serviço de entrega

Após entender mais sobre a importância do serviço de entrega e como ele pode afetar a fidelização de clientes, é possível verificar a necessidade ou a oportunidade de melhorias. Veja a seguir algumas dicas para se certificar de oferecer a melhor experiência possível para seus clientes!

 

Opções de entrega

Atualmente, os e-commerces podem escolher entre algumas alternativas de entrega disponíveis no mercado, como correios, transportadoras, serviço de motoboy, por exemplo. Assim, é preciso entender qual desses meios faz mais sentido para seu tipo de negócio.

As transportadoras, por exemplo, são ideais para os e-commerces que precisam enviar produtos maiores e mais pesados, já que não possuem restrição de peso. Outra vantagem é que essas empresas não passam por período de greve, o que pode atrasar o processo de entrega.

Já os correios podem ser uma boa alternativa para e-commerces de menor porte. A empresa possui a credibilidade dos clientes, então é um meio de transporte confiável. Outros meios, como os serviços de motoboy, podem ser usados por quem comercializa produtos menores que precisam chegar mais rápido aos clientes.

 

Tipo de produto

Outro fator a ser considerado é o tipo de produto comercializado pelo e-commerce: se os itens são frágeis ou precisam ser mantidos em determinadas condições durante o transporte. Esse ponto é essencial para garantir que os produtos cheguem na melhor qualidade para os clientes.

Isso porque, caso os produtos cheguem com algum tipo de dano para o consumidor, você vai ter gastos com a coleta e a troca do item, além de gerar um transtorno para o cliente, prejudicando a experiência de compra dele.

Portanto, é preciso que haja um investimento tanto na embalagem dos produtos quanto no tipo de transporte utilizado no serviço de entrega e as condições desse deslocamento. 

 

Tecnologia

Uma boa gestão de entregas precisa contar com a ajuda da tecnologia para automatizar processos e centralizar dados. Desde quando um pedido é feito no e-commerce, passando pela separação, chegando até o serviço de entrega, é preciso um monitoramento de todas essas etapas.

Contar com uma plataforma de e-commerce integrada a um sistema de gestão permite controlar melhor os pedidos, o estoque e a entrega dos produtos. Todas essas informações ficam armazenadas em um único lugar, podendo ser acessadas por funcionários de todos os setores.

Aliás, é possível saber exatamente a localização dos pedidos em tempo real e manter o cliente informado sobre onde está a compra dele. Dessa forma, além de gerenciar melhor as entregas, você estabelece uma relação de confiança com o consumidor e aumenta as chances de fidelização.

 

Como fazer o cálculo de frete?

Agora que você já sabe mais sobre a importância do serviço de entrega e como aprimorá-lo, confira também como calcular o frete das suas entregas e oferecer um atendimento de qualidade para seus clientes!

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