Stress Test

Simule o fluxo de acessos e otimize a navegação de seu e-commerce!

O que é stress test e por que ele é importante para o negócio?

Uma etapa relevante para prevenir e resolver inconsistências no servidor de seu negócio virtual é aplicar o stress test. Trata-se de uma avaliação de comportamento da plataforma que é capaz de auxiliar no gerenciamento do e-commerce na Black Friday ou em datas sazonais com grandes movimentações.

Estabilidade e resultados

Como forma de oferecer a melhor navegabilidade para o cliente, o teste de capacidade é uma ferramenta que prepara seu e-commerce para períodos de alta demanda de acessos. Com a execução dos testes de performance, é possível prever o tempo de resposta da plataforma.

 

Por meio dele, o dono do negócio consegue escalar previamente, ou seja, simular o fluxo de acessos nessas datas especiais. Assim, é possível antecipar o desempenho da plataforma, identificar os limites do servidor e verificar as possíveis falhas de operação do sistema.

Aperfeiçoamento do fluxo de acessos

O grande pico de tráfego de acessos na Black Friday pode gerar insatisfação no cliente que se depara com falhas ao fazer as compras. Essas inconsistências podem ocasionar na queda do número de vendas. Para evitar o problema, o e-commerce pode contar com o stress test.

 

Dessa forma, a experiência do usuário que consome no negócio virtual não será afetada e, consequentemente, os ganhos serão otimizados. Assim, isso potencializa a imagem da loja e atrai clientes!

 

Identificação de problemas e antecipação de falhas

A simulação de um elevado fluxo de acessos é uma forma de verificar a capacidade de um sistema de um e-commerce. Para aprimorar o gerenciamento da plataforma e oferecer tranquilidade ao cliente, o teste de performance garante que a plataforma funcionará de forma eficaz nos períodos de alta demanda.

 

Uma vez que se aplique a simulação em seu negócio virtual, torna-se possível identificar melhorias a serem implementadas para evitar oscilações no comportamento do sistema. Dessa forma, seu negócio fica pronto para receber os clientes com fluidez na navegabilidade.

Como o stress test da Stoom funciona?

Baseline

Para executar o teste de carga da plataforma do cliente, acontece uma primeira bateria de testes para definir a baseline da infraestrutura atual do sistema. Nesse sentido, é possível escalar o servidor para um aumento de volume esperado por meio do scale up.

Target

Outra etapa importante para o Stress Test consiste na última bateria de testes de desempenho. Eles buscam atingir valores otimizados em uma escala linear. Isso permite prever o funcionamento da plataforma por meio do tempo de resposta e do resultado do volume de dados.

Vantagens de utilizar o Stress Test da Stoom

O stress test oferece a possibilidade de trabalhar no timing correto com análise de risco para datas sazonais ou períodos de ofertas, em que geralmente ocorre um fluxo maior de visitas. Por isso, ele é uma metodologia que auxilia na elevação de vendas.

 

Além disso, como ocorre a superação de possíveis obstáculos na experiência de consumo, ele oferece maior satisfação ao cliente durante a navegação da plataforma. Por isso, o teste de esforço é realizado de forma específica, com base nas necessidades do negócio virtual.

 

O intuito é oferecer um trabalho preventivo, que consiste em utilizar as ferramentas necessárias para evitar a sobrecarga dos servidores e o e-commerce não sofrer consequências em relação aos ganhos desejados.

Otimize os ganhos do negócio com o stress test da Stoom

Para impulsionar a qualidade do fluxo de navegação, a Stoom disponibiliza os mecanismos necessários para garantir a excelência no gerenciamento de sua plataforma de e-commerce. Executando o trabalho junto à sua equipe, desenvolvemos soluções para otimizar a metodologia do negócio. Entre em contato conosco e saiba mais!