A importância de uma boa gestão de supply chain

Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin

Cada vez mais a gestão da cadeia de suprimentos (supply chain) vem mudando, o que exige a atenção das empresas, principalmente os e-commerces. A operação logística desse tipo de negócio precisa constantemente se adaptar para atender a uma demanda crescente de pedidos e oferecer a melhor experiência aos clientes.

Com um mercado cada vez mais competitivo, é essencial apostar em tecnologias que automatizam processos e possibilitam a customização de serviços. Um bom exemplo é a entrega de encomendas por meio de drones, uma ideia que a Amazon está explorando e pode virar uma realidade comum em pouco tempo.

Sendo assim, para se destacar no mercado e conquistar mais clientes, é preciso se manter atento às inovações que podem fazer a diferença no tipo de atendimento que o seu e-commerce oferece. Entenda mais sobre como aprimorar a sua gestão da cadeia de suprimentos no artigo a seguir!

 

A importância de um bom gerenciamento de supply chain

A supply chain ou cadeia de suprimentos envolve todo o caminho que um produto percorre desde a produção, passando pela venda, até a chegada ao consumidor. Em um e-commerce, ela envolve compra da mercadoria, cadastramento na loja virtual, compra por parte do cliente, separação do pedido e, por fim, entrega.

Quanto maior for a distância percorrida pelo produto até chegar ao cliente, mais caro e trabalhoso fica o gerenciamento da cadeia de suprimentos. Assim, muitas empresas acreditam que a solução é ter mais centros de distribuição espalhados pelas cidades, quando, na verdade, isso pode encarecer todo o processo.

Por esse motivo, é essencial apostar em tecnologias que automatizam processos e centralizam os dados dos pedidos em um único sistema. Dessa forma, é possível ter mais controle sobre os itens do estoque, além de evitar erros que podem atrasar a entrega de pedidos.

 

Tecnologia a favor da gestão da supply chain

Para evitar a demora nas entregas e economizar, a melhor solução é investir em tecnologias de automação que agilizam o preparo dos pedidos e dão mais controle sobre o estoque e a entrega dos produtos

Entre essas soluções, estão as plataformas de e-commerce personalizadas e integradas a um sistema de gestão ERP de SCM (Supply Chain Management). Outro exemplo é a IoT, a integração de tecnologias por meio da internet, que permite que os diversos setores de uma empresa estejam interligados. 

Dessa forma, é possível que diferentes dispositivos se comuniquem para automatizar processos, como quando um produto sai do estoque e uma notificação é emitida para avisar sobre a necessidade de reposição do item.

Em um e-commerce, essa tecnologia é útil tanto para o setor de compras como para o estoque e para a logística, já que há um maior controle sobre a mercadoria e sobre os pedidos. O uso de robôs na cadeia de suprimentos também é cada vez mais uma realidade na separação de pedidos entre outros processos.

 

Vantagens de ter uma boa gestão da cadeia de suprimentos no e-commerce

Após entender a importância da gestão da cadeia de abastecimento, podemos verificar as principais vantagens de utilizar a tecnologia para otimizar os processos. Confira mais detalhes para entender melhor.

 

Agilidade nos processos

Contar com um sistema de gestão agiliza muito todas as etapas da logística de suprimentos, já que os processos são feitos automaticamente. Assim que o pagamento da compra é confirmado, o pedido já é automaticamente enviado para a separação e depois para a entrega.

 

Monitoramento em tempo real

Com um ERP SCM, também é possível acompanhar os pedidos que serão entregues em tempo real, pois a transportadora pode atualizar o sistema com o status da entrega. Assim, você pode repassar essa informação para seus clientes, dando um atendimento de qualidade.

 

Otimização de processos

Por fim, integrar um sistema ERP à sua plataforma de e-commerce permite otimizar todos os processos da supply chain. Com isso, as operações se tornam mais inteligentes, abrindo espaço para inovações em outros setores do negócio. Além de economizar tempo e recursos, o e-commerce pode oferecer uma melhor experiência de compra aos consumidores.

 

Veja também: como calcular frete para clientes

Sabendo mais sobre a importância da supply chain para seu e-commerce, é possível entender como a tecnologia é essencial para aprimorar seus processos. Se você se interessou pelo assunto e quer saber mais, veja também nosso artigo sobre como calcular frete para seus clientes de forma simples e rápida!

Quero receber um
e-book sobre logística no e-commerce