Teste A/B: veja aqui os motivos para implementá-lo

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O teste A/B é uma ferramenta usada para entender e monitorar a eficácia das estratégias de marketing digital. Ela consiste em comparações entre duas páginas com formatos ou recursos diferentes para encontrar a variável com mais respostas positivas.

Por exemplo, é possível testar duas LPs (Landing Pages) com formatos diferentes e, caso a variação na página-teste obtenha mais conversões, isso quer dizer que a estratégia é eficiente. Já se o resultado não for positivo, basta trocar a abordagem e tentar novamente até acertar.

Esse pode ser um teste simples, mas não deve ser confundido com os testes multivariados. Afinal, o teste A/B é usado somente para avaliar uma única variável, enquanto esse segundo tipo pode ser utilizado com diversas variações simultâneas.

Para entender melhor como fazer teste A/B e qual é a importância dele para uma plataforma de e-commerce, continue lendo os tópicos abaixo em que vamos explicar mais detalhes sobre esse recurso. Confira.

 

Quais são os efeitos do teste A/B em um e-commerce?

A possibilidade de errar, saber onde aconteceu o engano e recomeçar é uma oportunidade única, principalmente se você for capaz de melhorar a estratégia de marketing do seu e-commerce. É nesse contexto que entra a importância dos testes A/B. 

Afinal, sua empresa é capaz de realizar testes rápidos comparando duas versões de uma página para encontrar o melhor formato. Para ajudar a entender melhor quais são os benefícios de um teste A/B, veja os tópicos a seguir.

 

Auxilia na identificação dos pontos de atenção

Sabe aquele momento em que você percebe que há algum problema na sua Landing Page, por exemplo, mas não sabe o que é? Nesse caso, realizar os testes A/B pode ser útil.

Isso porque, ao fazer o teste A/B na Landing Page, é possível testar algumas variações para entender onde realmente é necessário realizar alterações. Afinal, pode ser a cor do CTA, a localização do link do catálogo de produtos ou até mesmo a fonte usada na LP que está prejudicando os resultados.

 

Aprimora as estratégias de marketing

Ao comparar as duas páginas — controle e variante —, é necessário ir além do entendimento sobre onde melhorar, também é preciso perceber quais são as preferências do seu público-alvo.

Assim, ao armazenar e organizar as informações de todos os testes realizados, pode-se criar um banco de dados que vai tornar as estratégias de marketing mais eficientes, afinal as ações vão estar alinhadas àquilo que o consumidor espera e deseja.

 

Acelera o processo de solução de problemas

Outro ponto interessante é que o teste permite implementar alguma teoria sobre a resolução de problemas e obter respostas em pouco tempo. Dessa forma, além de otimizar os processos, é possível alavancar a experiência do usuário.

 

Onde o teste A/B pode ser aplicado?

Essa é uma ferramenta que pode ser usada de diversas maneiras, inclusive no Facebook. O teste A/B no Facebook Ads é um meio de experimentar diferentes versões de um anúncio, descobrindo qual delas teve o melhor desempenho.

O que é mais interessante é que a própria plataforma oferece a criação desse tipo de teste, permitindo, em alguns casos, realizar a comparação com três diferentes versões, o chamado teste A/B/C.

Aplicar o teste A/B no Google Ads também é uma abordagem interessante, porque ele é um meio de o setor de marketing do seu e-commerce comprovar a eficácia dos anúncios. Porém, vale destacar que a ferramenta utilizada é fornecida pelo buscador, o Google Optimize, que oferece dados da própria plataforma.

 

Cuidados na hora de verificar os resultados

Mesmo que o teste A/B no marketing seja interessante e traga resultados positivos para o seu e-commerce, é válido tomar alguns cuidados na hora de implementá-lo no processo interno da empresa. 

Um dos principais erros do uso dessa ferramenta é a ansiedade por resultados, que leva a ficar medindo os resultados todos os dias. Entretanto, para o teste ser efetivo, ele exige tempo. 

O e-mail marketing, por exemplo, costuma levar poucas horas para conseguir uma devolutiva, enquanto testes com CTAs e LPs precisam de, pelo menos, 15 dias ou, no máximo, um mês.

Ao contrário daquilo que muitos pensam, esse teste vai além de decidir a página com o melhor desempenho, porque é possível aprender com os resultados. Assim, ele possibilita a tomada de decisões mais assertivas sobre onde e como criar uma LP, por exemplo.

 

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