Veja como funciona e quais são as vantagens da plataforma de armazenamento na nuvem

Uma plataforma de armazenamento na nuvem é uma solução tecnológica ideal para manter os dados armazenados na internet. Para o e-commerce, esse serviço garante a execução de sites com mais rapidez, segurança e comodidade.

O armazenamento na nuvem funciona da mesma forma que o armazenamento comum, entretanto, os dados ficam nos servidores das empresas que oferecem o serviço. Quer entender melhor como essa ferramenta tecnológica funciona? Continue a leitura! 

O que é uma plataforma de armazenamento na nuvem?

Mesmo sem conhecer o termo, provavelmente você utiliza alguma plataforma de armazenamento na nuvem no seu dia a dia, como Google Drive, iCloud, entre outros. Até mesmo os serviços de streaming funcionam por esse sistema. 

A plataforma de armazenamento na nuvem é um serviço de armazenamento de dados e arquivos fora do computador do usuário, ou seja, pela internet. Por isso, utiliza-se o termo “nuvem”. 

As plataformas de armazenamento na nuvem possibilitam que as empresas guardem grandes volumes de dados de forma segura, pois os discos rígidos dos computadores atuais suportam até determinada quantidade de dados. Sem esse serviço, seriam necessários diversos HDs para armazenar informações. 

Uma das vantagens desse tipo de serviço é que ele é personalizável. Dessa forma, a plataforma adapta o servidor externo conforme as necessidades de armazenamento de dados do usuário aumentam ou diminuem. Isso proporciona flexibilidade e economia ao cliente. 

Para ter uma ideia da importância desse serviço, segundo relatório feito pela empresa de software para computadores Flexera e divulgado em 2019, 94% das companhias apontaram que utilizavam armazenamento na nuvem. 

Como esse serviço funciona?

Um fornecedor responsável pelo serviço utiliza um servidor externo para que o usuário possa armazenar e arquivar arquivos e dados. A partir daí, essas informações são de responsabilidade da plataforma de armazenamento na nuvem. 

O usuário, então, realiza o pagamento pelo serviço e pode acessar os dados pela internet, em qualquer lugar do mundo e a qualquer hora. Também é possível contratar o serviço gratuitamente. 

Com o avanço digital dos últimos anos, a área da tecnologia começou um debate sobre os aplicativos nativos da nuvem, uma abordagem para a criação e execução de software com a flexibilidade e escalabilidade oferecidas por esse tipo de serviço. Dessa forma, diferentemente de um aplicativo tradicional executado em um data center local, as plataformas nativas na nuvem podem ser atualizadas, corrigidas e modificadas em uma frequência maior.

Vantagens de uma plataforma de armazenamento na nuvem

Você sabia que os dados de um e-commerce podem ser armazenados em uma plataforma na nuvem? Essa ação faz com que códigos e arquivos sejam exibidos na internet. Geralmente, esse serviço é ofertado pela hospedagem da loja virtual. 

Um e-commerce hospedado na nuvem oferece uma ótima experiência ao cliente, afinal, ninguém gosta de acessar um site que demora para carregar ou que fica fora do ar toda vez que o cliente realiza o check-out do pedido. A seguir, veja outros benefícios da nuvem para a loja virtual. 

Redução de custos

Uma das vantagens de um e-commerce contratar um serviço de hospedagem com armazenamento na nuvem é a economia de recursos financeiros. Isso porque o empreendedor não precisa comprar servidores para gerenciar a loja virtual. 

Além disso, os tipos de armazenamento de dados na nuvem dispensam gastos para manter a infraestrutura de hardware, como backup de segurança e atualização do software. 

Dispensa habilidades técnicas em TI

Abrir uma loja virtual exige diversos conhecimentos de administração, marketing e vendas. Caso o dono do e-commerce tenha começado o negócio sem auxílio de funcionários, ele provavelmente ficará sobrecarregado com tantas demandas. 

Dessa forma, uma plataforma de armazenamento na nuvem dispensa que o dono de um e-commerce lide com questões técnicas relacionadas à Tecnologia da Informação. Afinal, como o empreendedor vai saber o que causou a queda do site? Essas especificidades ficam à cargo do serviço e hospedagem. 

Evita perda de desempenho do site 

O comércio costuma ter datas de mais compras, como na Black Friday e nas festas de fim de ano. Caso o e-commerce não tenha um serviço de hospedagem na nuvem de qualidade, pode sofrer com lentidão e queda no site devido ao grande volume de acessos. 

Entretanto, os serviços de hospedagem da loja virtual na nuvem contam com um sistema que, ao identificar sobrecarga de um servidor, ativa outro servidor para manter o desempenho da loja virtual. Isso faz com que o e-commerce funcione normalmente, mesmo com um grande volume de acessos.  

Segurança de dados 

Garantir a segurança de dados não apenas do e-commerce, mas também dos clientes, é fundamental para evitar golpes financeiros, ciberataques e outros problemas igualmente graves. Assim, cabe ao dono do e-commerce se certificar de que as informações, sobretudo as sensíveis, estejam seguras na internet. 

Porém, esses riscos são mitigados com a hospedagem na nuvem, pois esse serviço geralmente oferece sistemas avançados de segurança, como criptografia e autenticação. Dessa forma, os dados podem ser armazenados com segurança na internet. 

Conheça as soluções tecnológicas para e-commerce da Stoom 

Manter os dados do e-commerce hospedados na nuvem proporciona diversas vantagens para o empreendedor. A hospedagem impacta nos resultados de um e-commerce, pois a loja virtual pode perder taxas de acesso, e consequentemente, perder clientes. 

As novas tecnologias para o comércio avançam cada vez mais, e o seu negócio precisa acompanhar essa evolução. Para isso, você pode contar com a Stoom, empresa especializada em desenvolver e implementar soluções tecnológicas personalizadas em plataformas de e-commerce. 

Se você tem interesse em uma plataforma de armazenamento na nuvem, conheça a infraestrutura cloud da Stoom. Com esse serviço, é possível compartilhar armazenamento de dados, servidores e até desenvolvimento de softwares de forma segura e rápida. Você não precisa instalar nenhum programa no seu computador ou data center. 

Com os serviços de infraestrutura cloud, seu e-commerce conta com segurança, eficiência e expertise em todos os processos de TI. Acesse o site da Stoom e fale com um especialista.

Gostou? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Baixe gratuitamente nosso e-book sobre logística no e-commerce e saiba mais sobre o assunto

CONTEÚDOS RELACIONADOS

MAIS CONTEÚDOS