Saiba tudo sobre voice commerce e seus benefícios

Mulher sentada em frente a uma mesa, com um notebook aberto. Ela segura um celular nas mãos e, sobre a mesa, vemos um aparelho de assistente de voz IA.

A tendência do voice commerce segue a onda da popularização dos assistentes virtuais, tais como Alexa e Google Assistente. Essa ferramenta oferece mais autonomia para os consumidores realizarem compras online e mais benefícios para as lojas virtuais conquistarem resultados positivos de vendas.

Os assistentes virtuais IA estão conquistando seu espaço na casa dos brasileiros, onde 48% das pessoas afirmam usar comandos de voz pelo menos uma vez por semana, sendo que 20% utilizam o recurso diariamente. Continue a leitura para saber mais.

O que é voice commerce

O voice commerce é o método de compra online no qual os clientes, em vez de digitar, enviam instruções por voz para os assistentes virtuais. Essa tecnologia permite pesquisar um produto, selecionar e adicionar o item desejado ao carrinho, realizar o pagamento e rastrear o pedido.

Como funciona?

Para realizar compras por voz, o consumidor deve ter acesso a um assistente virtual acionado por comandos de voz. Além disso, o dispositivo necessita estar atualizado e possuir o assistente de compras por inteligência artificial. Para ser reconhecida, é essencial que a loja virtual esteja integrada a esse sistema.

Dessa forma, o usuário é guiado por toda a operação, sem que precise entrar em contato com o atendimento, abrir o aplicativo ou acessar o site da loja. Na prática, o voice commerce funciona assim:

  • a pessoa ativa seu dispositivo dizendo, por exemplo, “encontre um tênis de corrida tamanho 37”;
  • em poucos segundos, o dispositivo apresenta algumas opções que encontrou na internet;
  • o cliente indica qual item prefere e ele é adicionado ao carrinho. Após a confirmação, inicia-se o processo de finalização da compra;
  • também por voz, o assistente virtual confirma a forma de pagamento, como cartão de crédito ou Pix, por exemplo;
  • é necessário confirmar outras informações, como endereço de entrega, aplicação de cupom de desconto ou opções de parcelamento;
  • com tudo confirmado, a transação é finalizada.

Por que o voice commerce está em ascensão?

Segundo o relatório de Inteligência PYMNTS, 17,9% da população fazem compras por comando de voz pelo menos uma vez por semana, sendo que a Geração Z representa 30,4% desse grupo. O que faz esse formato ser uma das principais tendências de e-commerce são as diferentes vantagens que ele traz, tais como:

  • buscas mais personalizadas: por meio da fala, é mais fácil detalhar as características específicas do produto desejado;
  • conveniência e flexibilidade: o processo fica mais simples e prático, podendo ser realizado sem a necessidade de um celular ou computador;
  • mais agilidade: a experiência de compras no e-commerce é acelerada e fica ainda mais simples e rápida;
  • inclusão: o voice commerce permite que pessoas com dificuldades motoras ou deficiência adquiram produtos online de maneira mais acessível e fácil.

Benefícios para o e-commerce

  • mais vendas: os benefícios oferecidos tornam a experiência de compra melhor, aumentando as vendas;
  • maior fidelidade: o impacto positivo faz com que os clientes confiem na loja virtual e voltem mais vezes;
  • menos carrinhos abandonados: uma experiência qualificada e ágil facilita a finalização das transações, evitando o abandono;
  • atração de clientes: mais conveniência e acessibilidade atrai novos públicos, e a popularização do formato leva a loja virtual a mais pessoas.

Como implementar o voice commerce na sua loja?

Para aproveitar todos os benefícios e se manter relevante no mercado, é necessário entender como ser uma opção viável para os clientes que utilizam a compra por voz. Veja abaixo como preparar a sua loja virtual.

Faça a adaptação técnica

Como fazer para os produtos da sua loja serem indicados em pesquisas por voz? O primeiro passo é integrá-la ao sistema dos dispositivos usados pelos consumidores, usando tecnologia de IA para e-commerce.

Para tanto, é preciso contar com uma equipe especializada, focada no uso de uma API (Application Programming Interface – Interface de programação de aplicativos) eficiente. Com essa tecnologia, o time de TI fará com que o seu e-commerce se conecte ao sistema do assistente virtual.

Otimize seu conteúdo para a linguagem natural

Outro ponto importante é adaptar o conteúdo da loja virtual para uma escrita que se aproxime mais da linguagem falada. Isso facilitará a leitura realizada pela inteligência artificial e tornará a experiência do cliente mais fluida e natural.

Aqui, o objetivo é promover uma sensação de interação real ao ouvir as informações do produto. Neste sentido, é preciso desenvolver textos que respondam às principais dúvidas das pessoas de uma forma mais conversacional.

Revise suas descrições

Ainda sobre a adaptação do conteúdo, lembre-se de revisar as descrições dos produtos e deixá-las mais objetivas e diretas. É fundamental que elas tragam o máximo de informações técnicas sobre o item, mas usando uma linguagem fácil de ser lida em voz alta.

Invista em segurança

A segurança deve ser uma prioridade em todos os formatos de vendas online. No entanto, as transações por voz ainda são novidade e podem levantar dúvidas entre os consumidores. Nesse sentido, eles precisam ter confiança na loja onde fazem suas compras.

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Da integração com os sistemas de voice commerce ao aplicativo para e-commerce personalizado, a Stoom é o seu e-commerce de ponta a ponta. Oferecemos diferentes soluções para que sua loja virtual acompanhe as principais tendências do mercado e se mantenha relevante.

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