Qual a importância do web analytics para o e-commerce?

web analytics

O mundo digital é feito de dados que são gerados diariamente por pessoas de todos os cantos. Toda essa informação pode ser utilizada de forma estratégica para a tomada de decisão nos negócios. Para isso, é possível utilizar o conceito de web analytics.

Web analytics nada mais é do que a coleta e análise de dados, principalmente relacionados ao comportamento do consumidor. O objetivo é elaborar estratégias com base em fatos, e não apenas teorias, o que ajuda o negócio a crescer.

Com a análise de dados, as empresas podem entender mais sobre a movimentação dentro de seus canais digitais e o comportamento do seu público-alvo. Assim, é possível determinar informações como: o que esses usuários estão buscando, com quais assuntos se identificam, onde estão presentes, entre outros.

Ferramentas de web analytics para utilizar

Após entender o que é web analytics, também é preciso saber que sem ferramentas de captação e análise, os dados não são úteis para o seu negócio. Com elas, é possível captar dados relevantes para o seu tipo de negócio, ou seja, que tenham a ver com o seu produto ou serviço e com o seu público-alvo.

Além disso, essas ferramentas também fazem o trabalho de analisar os dados, encontrando padrões comportamentais e gerando relatórios que podem ser úteis para o desenvolvimento de campanhas de marketing, além de tomada de decisão.

Para um negócio digital, como é o caso de um e-commerce, trabalhar com dados é essencial para o desenvolvimento da empresa. Sendo assim, é preciso conhecer quais ferramentas de análise de dados estão disponíveis e quais as suas funções para utilizar esses dados de forma estratégica nas tomadas de decisão. Veja a seguir!

Google Analytics

O Google Analytics está entre as principais ferramentas web analytics. Ele é gratuito e possibilita cadastrar o site para receber um código que pode ser introduzido na página cadastrada para obter dados como estatísticas de tráfego, por exemplo.

Portanto, com o Google Analytics, é possível analisar as conversões de um e-commerce e entender mais sobre o comportamento dos usuários enquanto navegam pela loja virtual. Com isso, você pode obter informações como dados demográficos, taxa de rejeição, taxa de conversão, entre outros.

Excel ou Google Sheets

Já o Excel e o Google Sheets não são ferramentas de mineração de dados, mas de organização. Com elas, é possível visualizar melhor as informações, estruturando-as em gráficos que facilitam sua compreensão.

São ferramentas fáceis de usar, favorecendo o alcance dos seus objetivos estabelecidos, por isso, vale a pena citá-los na lista de ferramentas úteis para web analytics.

Crazy Egg

Já o Crazy Egg é uma ferramenta de análise exploratória de dados que ajuda a monitorar os cliques e a rolagem do usuário no navegador por meio de uma análise de tagging. Com esses dados, é possível criar mapas de calor que indicam onde o usuário mais se concentrou dentro da loja virtual.

A ferramenta aponta a movimentação do mouse e quais pontos foram mais clicados, marcando os mais atraentes. Entender o caminho que os usuários percorreram dentro do site é essencial para conhecer seu comportamento, e isso é possível por meio desse mapa de calor que a ferramenta oferece.

Hotjar

Se você busca uma ferramenta para otimização de site, então o Hotjar é uma boa escolha. Com ele, é possível obter dados sobre a interação dos usuários com o conteúdo das páginas, o que ajuda a analisar o comportamento dos visitantes dentro da loja virtual.

Dessa forma, você consegue determinar com mais precisão a intenção dos usuários e seus interesses. O Hotjar também mostra seus cliques e a rolagem das páginas, além de identificar o funil de conversão e possibilitar a realização de pesquisas em tempo real.

A importância dos dados no e-commerce

Um e-commerce funciona inteiramente na internet, por isso, depende de estratégias digitais para se desenvolver. Sendo assim, o web analytics é parte essencial para que seja possível entender seu público, o mercado em que está inserido e, a partir disso, desenvolver um plano de ação.

Para isso, é essencial contar com uma base de dados qualificada, ou seja, que tenha relação com o público que você deseja atingir. Para entender mais sobre como criar uma base de dados de qualidade, veja nosso outro artigo e entenda mais sobre o assunto!

Gostou? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Baixe gratuitamente nosso e-book sobre logística no e-commerce e saiba mais sobre o assunto

CONTEÚDOS RELACIONADOS

MAIS CONTEÚDOS