QA

Teste sua plataforma antes de liberá-la ao público e otimize o funcionamento dela!

O que é o QA?

Saber o que deve ser melhorado ou o que não está funcionando corretamente na plataforma, pode mudar a performance e facilitar a utilização dos usuários. Por isso, o QA é importante para o desenvolvimento do site.

 

Esse serviço modular oferecido pelo time de especialistas da Stoom realiza testes de garantia de qualidade para sua empresa oferecer o melhor ao público. Isso evita dificuldades e instabilidades no acesso de cada pessoa.

Otimização do funcionamento

Ao desenvolver o projeto de uma plataforma ou um aplicativo, é essencial pensar na melhor experiência do usuário: quais botões serão mais práticos, como ficarão posicionados, qual será a estrutura das páginas e os caminhos de navegação, e como proporcionar uma boa usabilidade.

 

Com o quality assurance (QA), você testa o planejamento da sua plataforma antes de o público começar a utilizá-la. Então, por meio desses relatórios, você realiza as melhorias necessárias.

Metodologia

Para entender o que faz um QA ficar mais fácil, a Stoom desenvolveu uma metodologia que torna o processo ainda mais organizado e sequencial, com seis etapas de execução.

 

Inicialmente, há a definição do escopo e o levantamento das ferramentas. Posteriormente, vem a fase de análise dos recursos a serem testados, elaboração do roteiro de teste, realização dos testes, automação e revisão final do processo.

 

Entrega de qualidade

Entender o que é QA fica mais fácil analisando o funcionamento do processo e sabendo quais são os possíveis riscos do seu projeto, analisados durante a fase de testes. Por isso, no estágio inicial, você é informado sobre como os testes de alta nível serão realizados e qual é a ordem de prioridade a executar.

 

Esse processo desenvolvido pela Stoom é uma ótima opção para sua plataforma por oferecer bons resultados. A elaboração de um documento que mostra as evidências dos testes serve para corrigir os defeitos e falhas reportados, repetir os testes e garantir a integridade do sistema ao fim do QA.

Como o Quality Assurance funciona?

Etapas iniciais

O processo QA oferecido pelo time de especialistas da Stoom é dividido em seis partes. Inicialmente, ele é guiado pelo planejamento para obtenção de informações, seguido de análise delas e modelagem dos futuros testes de alto nível. Nesse momento, as ferramentas utilizadas também são definidas.

 

Etapas finais

Na reta final do processo, há a realização dos testes (que detectam as falhas a serem corrigidas e os indicadores de qualidade), a automação com codificação dos scripts de teste e a revisão com a finalização das alterações.

 

Vantagens do QA para sua plataforma

O QA para e-commerce, plataformas e aplicativos é essencial para prever falhas que os usuários podem enfrentar ao utilizar seu serviço. Assim, uma vantagem é adiantar-se e melhorar pontos em que a experiência do usuário não está satisfatória e pode levar à desistência da compra, como carregamento lento de páginas.

 

Isso evita alguns problemas frequentes, e novas aplicações são feitas para quem navega em sua plataforma não ter dificuldades para efetuar pagamentos, clicar nos botões, visualizar as imagens e ter uma boa jornada de compra.

 

Dessa forma, contratando esse serviço modular, você sai na frente, com uma plataforma em pleno funcionamento para receber seus usuários. Assim, você tem mais chances de causar boas impressões já no primeiro contato com a interface.

Otimize o funcionamento da plataforma com o QA da Stoom

Para ter uma plataforma de qualidade para seu negócio, que atenda aos comandos necessários e tenha bom funcionamento, conte com o processo de QA da Stoom! Com uma equipe especializada em soluções de tecnologia, você garante boas experiências aos usuários. Entre em contato conosco e saiba mais!