Existem vários modelos de negócio em operação e, entre eles, há o B2B (Business to Business). Essa modalidade é caracterizada pela oferta de produtos e serviços entre duas ou mais empresas, ou seja, o principal público são os empreendedores, ao contrário do B2C (Business to Consumer), voltado ao consumidor final.
Encontrando papel de destaque econômico, as empresas B2B estão crescendo em termos de relevância digital. Prova disso é a empresa americana McKinsey ter divulgado que, em 2020, a participação desse modelo de negócio aumentou 62% no total de comércios eletrônicos.
Entender o que é B2B vai além de conhecer a sigla. Por isso, a seguir, explicamos em detalhes as vantagens desse modelo de negócio e quais são as diferenças entre uma plataforma voltada para o empresário e outra para o consumidor. Veja abaixo.
Ao contrário do modelo de negócio B2C, as empresas B2B possuem um público mais difícil de engajar. Isso se deve principalmente pela segmentação e pelo conhecimento técnico que as personas costumam possuir.
Outra diferença é o tempo de atendimento ao cliente. Ao contrário de outros modelos de negócio, no B2B a decisão de compra leva mais tempo para ser tomada, já que existem mais pessoas envolvidas na deliberação da compra, como um conselho, por exemplo. Além disso, o relacionamento entre as partes envolvidas passa a ser mais próximo, afinal, existe a parte do convencimento.
Porém, em compensação, os negócios B2B tendem a gerar contratos de relacionamento mais duradouros. A Stoom, por exemplo, é uma empresa Business to Business, afinal o nosso serviço é focado em oferecer soluções personalizadas aos nossos clientes. Por isso, o tempo de serviço costuma durar meses e até anos.
É possível encontrar empresas B2B em diversos segmentos do mercado, desde vendas de consumo e revenda até comercialização para franquias, indústrias e MRO — Manutenção, Reparo e Operações. Assim, mesmo que o consumidor final não o veja, esse é um modelo de negócio com várias possibilidades de execução.
Existem tanto negócios tradicionais como e-commerces com vendas B2B. Porém, as lojas virtuais oferecem algumas vantagens interessantes, tanto para o cliente quanto para o empresário, porque é possível solucionar alguns problemas, como:
Os negócios B2B possuem necessidades diferentes de outros modelos, afinal a plataforma se volta para um público distinto, tanto em necessidades como em relacionamento.
Por conta dessas características, os empresários tendem a contar com plataformas personalizadas, como o serviço que a Stoom oferece. Assim, possibilitando a criação de ferramentas que reflitam as necessidades específicas do seu público, ao contrário de uma plataforma pronta. A seguir, exemplificamos dois pontos importantes na escolha. Veja.
Disponibilidade de um suporte integral para solucionar problemas ou sanar dúvidas de desenvolvimento é uma característica importante de uma plataforma de e-commerce. Afinal, assim como os usuários estão em constante mudança de comportamento, a empresa que oferece esse serviço também deve estar pronta para alterações.
Como a demanda de mercadorias também é diferente de um negócio B2C, a integração logística é outro ponto importante na escolha de uma plataforma B2B. Isso porque, além de haver mercadorias em grandes quantidades, talvez seja necessário viajar longas distâncias.
Desta forma, torna-se necessária a oportunidade de contar com transportadoras de confiança. A Stoom é uma empresa que possui parcerias com marcas de renome no mercado, garantindo qualidade de serviço aos seus clientes.
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