Com a concorrência cada vez mais acirrada e recursos mais inovadores no mercado, a hiperpersonalização do ecommerce chega como uma grande tendência de marketing. Ela desafia as empresas a pensarem estratégias cada vez mais exclusivas para seus clientes.
Dessa forma, o planejamento estratégico foca muito mais a experiência do cliente do que o marketing de massa. Neste artigo, entenda o que é hiperpersonalização e saiba como implementá-la de maneira eficaz no seu ecommerce.
A tendência, como o próprio nome já sugere, é uma estratégia de marketing digital para ecommerce que oferece uma experiência de compra cada vez mais individualizada e personalizada para o usuário. Afinal, é uma expectativa do cliente ser tratado de forma única e sentir que seus desejos serão atendidos.
Para isso, são analisados dados comportamentais coletados em sites e redes sociais que revelam comportamentos de consumo e preferências. Assim, é possível personalizar toda a jornada de compra do cliente, aumentando muito a chance de conversão.
Mais do que uma segmentação de público-alvo, essa ferramenta usa tecnologias avançadas para fidelizar o cliente. A inteligência artificial, por exemplo, pode ser utilizada para criar campanhas de marketing mais assertivas e até mesmo reduzir os custos de aquisição de clientes.
Você pode estar pensando: “mas a personalização já não existe no marketing?”. Sim, existe. Porém, as duas estratégias são diferentes e utilizam recursos distintos. A hiperpersonalização do ecommerce e a personalização, como já conhecemos, têm quatro diferenças básicas:
Sendo assim, se você pretende criar o seu ecommerce, é importante ter em mente como utilizar essa estratégia. Veja quais benefícios ela pode trazer para o seu negócio, caso aplicada de maneira otimizada.
Agora você já sabe o que é essa nova tendência e conhece os benefícios da hiperpersonalização do ecommerce. Chegou a hora de entender como ela pode ser implementada de maneira eficaz na sua estratégia de marketing.
O primeiro passo é a segmentação de público. Afinal, para atender aos anseios individuais, é necessário, antes de tudo, entender em quais grupos o cliente está inserido: faixa etária, gênero, entre outros. A partir daí, outros critérios devem ser usados para que essa segmentação seja cada vez mais específica e nichada.
Nessa etapa também é importante analisar quais são os canais de comunicação mais utilizados pelo seu público e quais são as melhores opções para estabelecer um diálogo de confiança com ele. Essas informações são importantes para traçar estratégias específicas para cada um.
Use os canais identificados para coletar o máximo de dados possíveis sobre os seus clientes. Nessa fase, você pode usar landing pages, chatbot, automatização de processos e outros exemplos de inteligência artificial para analisar padrões de compra e outras informações de relevância para o seu público.
A partir dessas análises, crie ações e campanhas personalizadas, que estejam adequadas às necessidades do cliente. Preste atenção ao tom de voz e ao canal de envio preferido pela pessoa.
Nessa fase, podem ser utilizados preços e ofertas dinâmicas que se adaptam à propensão do cliente a realizar a compra. Considere também programas de fidelidade e notificações em tempo real, com o envio de mensagens sobre promoções conforme o histórico do consumidor, entre outros.
Uma das principais características da hiperpersonalização do ecommerce é o sistema de recomendação. Ou seja, serão indicados produtos, serviços e promoções de acordo com o perfil de consumo do cliente, muitas vezes antecipando necessidades.
Essa é uma forma de induzir o cliente cada vez mais para a conversão, já que facilita a jornada de compra. Isso torna o processo mais emocional e intuitivo, além de gerar mais confiança entre a pessoa e a empresa.
Com o planejamento previamente estabelecido funcionando, é o momento de acompanhar se tudo está saindo como deveria. De acordo com os dados apresentados, pense em quais processos é possível melhorar.
A última etapa serve para liberar possíveis gargalos e fazer os ajustes necessários para que os processos aconteçam de maneira otimizada e eficaz. Isso gera cada vez mais resultados positivos na hiperpersonalização do commerce.
As empresas que conquistarem avanços nessa nova realidade estão suscetíveis a aumentar suas receitas e construir parcerias duradouras, uma vez que investem em tecnologia de ponta e são comprometidas com seus consumidores.
Se você tem vontade de abrir uma loja virtual, conte com nossos especialistas para garantir o maior nível de personalização da experiência em ecommerce. Nossa equipe utiliza ferramentas tecnológicas para criar novas funcionalidades, aumentando as chances de conversão e fidelização de clientes.
Converse com um de nossos especialistas e entenda qual a melhor solução para a sua empresa. Oferecemos serviços diversos para potencializar sua plataforma. Stoom, e-commerce de ponta a ponta!
Na ajuda para customização da experiência do cliente e na melhoria da usabilidade de sites…
São infinitas as ferramentas oferecidas pela tecnologia para tornar uma loja virtual mais atrativa para…
O uso da inteligência artificial já é uma realidade nos negócios digitais, seja para otimizar…
A tecnologia tem contribuído para processos de compra cada vez mais práticos, garantindo o conforto…
No mundo do consumo, decidir comprar ou não um produto muitas vezes é uma escolha…
A tecnologia é uma ótima aliada dos negócios digitais. Dessa forma, a inteligência artificial para…