6 pontos positivos da inteligência artificial

A tecnologia tem mudado o modo de fazer negócio, não só com lojas inteiramente online, mas também com processos que não exigem coordenação humana. Prova dessa afirmação são os pontos positivos da inteligência artificial (IA), tecnologia que é capaz de tomar decisões com apenas alguns códigos.

A origem da inteligência artificial provém da necessidade social de atribuir “inteligência” a sistemas. Isso é feito para que eles realizem tarefas que normalmente exigem inteligência humana: aprender, raciocinar e tomar decisões. Hoje, aproveitamos esses sistemas para otimizar processos empreendedores.

De acordo com um levantamento de 2021 realizado pela McKinsey, grandes empresas sediadas em economias emergentes, como China, Oriente Médio e Norte da África, se beneficiam dos pontos positivos da inteligência artificial. Esse tipo de tecnologia é utilizado por 57% dos entrevistados, um aumento de 13% em comparação com 2020.

Vários exemplos de inteligência artificial são aplicados nas empresas, mas qual é o impacto no mundo dos e-commerces brasileiros? Descubra a resposta para essa pergunta neste artigo.

Como realmente funciona a inteligência artificial?

Com a criação de algoritmos e modelos matemáticos por IA, as máquinas conseguem processar e analisar grandes quantidades de dados. Essas informações são usadas para identificar padrões, realizar inferências e tomar decisões. Os algoritmos podem ser projetados para tarefas específicas, como:

  • reconhecimento de fala;
  • visão computacional;
  • tradução automática;
  • recomendação de produtos.

Existem diferentes abordagens e técnicas dentro da inteligência artificial, como aprendizado de máquina (machine learning), redes neurais artificiais, lógica simbólica, processamento de linguagem natural e algoritmos genéticos. Cada uma dessas abordagens conta com características e aplicações próprias, mas todas têm um objetivo: o processamento de informações para realizar tarefas autônomas.

Impacto na LGPD

A inteligência artificial tem um impacto significativo na Lei LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Como a IA depende de grandes volumes de dados para treinar modelos e realizar tarefas, isso inclui os dados pessoais dos usuários.

A LGPD determina transparência no tratamento das informações, mas como explicar os processos complexos de desenvolvimento de uma IA? Saber como coletar os dados essenciais para o desenvolvimento de uma inteligência artificial é um desafio do e-commerce 2.0.

Pontos positivos de utilizar IA no e-commerce

Será que você conhece os benefícios da inteligência artificial que um e-commerce pode aproveitar para otimizar processos? Confira esta lista que preparamos para entender quais são os pontos positivos da inteligência artificial.

Personalização da experiência do cliente

Quando implementada, a inteligência artificial permite que os varejistas online personalizem a experiência do cliente. Utilizando alguns dados, como histórico de compras, preferências e comportamento de navegação, é possível criar processos customizados, recomendando produtos e ofertas relevantes.

Assistente virtual e chatbots

Os assistentes virtuais e chatbots que vemos em e-commerces são fruto da inteligência artificial. Eles respondem a perguntas comuns, fornecem suporte ao cliente, ajudam na navegação do site e até mesmo realizam vendas, melhorando a experiência do cliente e reduzindo a necessidade de intervenção humana.

Análise de dados avançados

A IA consegue analisar grandes volumes de dados em tempo real, identificando padrões, tendências e insights relevantes para o negócio. Isso permite que e-commerces otimizem suas operações com decisões mais informadas sobre precificação, estoque, segmentação de clientes e estratégias de marketing.

Recomendações de produtos

Com base nas preferências e no comportamento de compra do cliente, os algoritmos de IA oferecem recomendações de produtos personalizadas. Isso aumenta não apenas as chances de venda, mas também melhora a experiência do cliente, ajudando-o a descobrir produtos relevantes.

Previsão e otimização do estoque

Entre os pontos positivos da inteligência artificial está a capacidade de analisar os dados dos históricos de vendas e do mercado. Outra vantagem é a previsão de demandas futuras dos produtos com base em tendências sazonais e outros fatores.

Com essas conjecturas, os empresários de negócios online conseguem otimizar os estoques, evitando a falta ou o excesso de produtos, reduzindo os custos de armazenamento e maximizando a satisfação do cliente. Assim, fidelizam cada vez mais usuários à sua marca.

Facilitação da detecção de fraude

As tecnologias de inteligência artificial são eficazes na detecção de atividades suspeitas, como transações fraudulentas com cartões de crédito ou contas falsas. Os algoritmos conseguem analisar padrões de comportamento suspeitos e identificar possíveis fraudes, protegendo negócios e clientes de atividades ilícitas.

Esse tipo de detecção é uma tendência crescente no mercado. Segundo o estudo global da Associação dos Investigadores de Fraude Certificados (ACFE) realizado em 2021, 13% das empresas usam a inteligência artificial para detectar e impedir fraudes. Esse é só o começo, afinal esse mesmo relatório aponta que 25% ainda planejam investir nessa tecnologia.

Aprenda mais sobre como modernizar o seu e-commerce

Agora você já conhece os principais pontos positivos da inteligência artificial. Se quiser mais informações para manter o seu e-commerce atento às novidades do mercado, acesse o nosso blog. Confira como maximizar os seus resultados com a gente!

Gostou? Compartilhe

Baixe gratuitamente nosso e-book sobre logística no e-commerce e saiba mais sobre o assunto

CONTEÚDOS RELACIONADOS

MAIS CONTEÚDOS