Inteligência artificial: o que é e como funciona

inteligência artificial

A inteligência artificial, também chamada IA, não é algo que está limitado apenas à ficção científica. Essa tecnologia já faz parte do dia a dia da maioria das pessoas e é cada vez mais empregada nas empresas. Para o desenvolvimento e modernização da sua empresa é importante a aplicação desse mecanismo.

Automatização de processos, ganho de produtividade e redução de custos são alguns dentre outros  benefícios que essa tecnologia pode trazer para as empresas. Contudo, antes de começar a investir nesse mecanismo, é preciso saber exatamente o que é inteligência artificial e quais são as suas aplicações.  

O que é inteligência artificial?

O termo inteligência artificial se refere a tecnologias, máquinas e softwares que funcionam de maneira parecida com o cérebro humano. Isso significa que esses sistemas conseguem interpretar dados, realizar determinadas funções e solucionar problemas de modo similar ao de uma pessoa. 

O objetivo dos dispositivos que utilizam a IA é realizar as tarefas para as quais foram programados, porém, sem precisar da interferência de um humano, o que deixa o processo automatizado, mais ágil e menos sujeito a erros. 

Existem várias aplicações da inteligência artificial, entretanto, uma das mais conhecidas são as máquinas que utilizam esse recurso só para realizarem as funções que foram pré-determinadas no momento da sua programação. 

No entanto, outros dispositivos que fazem uso dessa mesma tecnologia conseguem se desenvolver por meio da assimilação de novos dados, sem precisar da intervenção de uma pessoa para isso.

Quais são os tipos de inteligência artificial?

Há diferentes tipos de inteligência artificial, cada uma delas funciona de forma diferente e possui aplicações distintas. Sendo assim, quem quer empregar essa tecnologia na sua empresa precisa conhecer as principais variações de IA. Confira, a seguir, quais são elas:

  • Inteligência humanoide: tem como objetivo imitar o comportamento humano;
  • Inteligência de máquina: seu intuito é programar dispositivos para realizarem tarefas específicas;
  • Inteligência coletiva: formada por redes complexas capazes de tomar uma decisão conjunta;
  • Inteligência evolucionária: utiliza algoritmos inspirados na teoria da evolução natural.

Além disso, a inteligência artificial pode ser dividida entre duas categorias: forte e fraca. A primeira se refere a uma tecnologia que imita com precisão a capacidade de raciocínio do cérebro humano, sendo capaz de resolver os problemas de maneira mais rápida e eficaz que uma pessoa.

Já a segunda não é programada para imitar a capacidade de raciocínio do cérebro humano, mas para realizar uma determinada operação. Contudo, mesmo assim essa tecnologia consegue processar uma grande quantidade de dados e desempenhar as mais diversas funções.

Quais são as tecnologias relacionadas à IA?

Para que possam executar as suas funções de maneira rápida e assertiva, os dispositivos que utilizam a inteligência artificial precisam usar outras tecnologias. Confira, a seguir, quais são elas: 

Machine Learning

O machine learning é um método que possibilita que os sistemas usuários da inteligência artificial se desenvolvam sem interferência humana. Isso é feito a partir da assimilação de novos dados.

Deep Learning 

O deep learning é um processo de aprendizado um pouco mais sofisticado do que o anterior. As máquinas que aprendem por meio desse método possuem redes neurais artificiais e são capazes de reconhecer e classificar padrões. 

Big Data

Big Data é um conjunto de dados. Os mecanismos de inteligência artificial podem utilizar esses bancos de informações tanto para se desenvolverem quanto para conseguirem realizar as suas funções.

Quais são as aplicações que a inteligência artificial pode ter em um e-commerce?

Agora que já mostramos o que é e para que serve a inteligência artificial, confira como essa tecnologia pode ser aplicada em um e-commerce. Dessa forma, será possível simplificar o processo de vendas, reduzir os custos e, ainda, entender melhor as necessidades dos clientes.

Análise do comportamento do cliente

Uma das formas de aumentar as vendas do seu e-commerce é analisando o comportamento dos seus leads e clientes. Desse modo, será possível verificar quais são as preferências e os comportamentos padrões dessas pessoas e, assim, oferecer produtos que realmente tenham potencial para agradar quem acessa o seu site.

Isso pode ser feito por meio de algoritmos que monitoram o comportamento dos usuários e conseguem compreender quais são as preferências dessas pessoas. Após a coleta e a análise desses dados, os softwares que utilizam a inteligência artificial conseguem fazer uma recomendação de produtos mais eficaz, o que pode aumentar o número de vendas.

Mecanismos para evitar o abandono de carrinho 

É muito comum que as pessoas acessem o site de um e-commerce, coloquem alguns produtos no carrinho e saiam da página sem comprar nada. Contudo, com a inteligência artificial, é possível persuadir o usuário a voltar para o site e finalizar a compra.

Isso pode ser feito por meio da identificação do cliente que abandonou o carrinho. Após descobrir quem fez isso, é possível programar o envio de e-mails automáticos para essa pessoa, para tentar fazer com que ela volte para o site e compre os produtos que colocou no carrinho.

Chatbot

O chatbot é uma solução de inteligência artificial que permite que o atendimento ao cliente seja mais rápido e eficaz. É possível usar essa tecnologia no site do próprio e-commerce ou em aplicativos como o WhatsApp e o Messenger. 

Para melhorar ainda mais os processos da sua loja virtual, confira o nosso artigo: desenvolvimento de e-commerce: tecnologias que ajudam. Aplicando as tecnologias certas,  você conseguirá se destacar no mercado e vender mais. 

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