Tendências de e-commerce 2023: prepare o seu negócio on-line

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Tendências de e-commerce 2023: prepare o seu negócio on-line

O ano de 2022 foi positivo para o mercado digital: aumento de 8,1 bilhões da receita das vendas em comparação ao ano anterior, fazendo com que todos os olhares se voltassem, mais uma vez, para o setor. Porém, para que o desenvolvimento continue, os negócios precisam se adaptar às tendências do e-commerce 2023.

Assim como o perfil dos consumidores está em constante mudança, o mercado e os seus negócios precisam e devem acompanhá-los. Por isso, todos os anos, as novas tecnologias e os novos comportamentos do consumidor são “cotados” como ferramentas promissoras para “decolar” um negócio on-line.

Encontrar tendências de e-commerce que se encaixam ao seu negócio pode ser um desafio. Afinal, os perfis do seu público e da sua marca devem ser fatores-chave na hora da escolha. Conheça, a seguir, algumas novidades do mundo das vendas on-line.

1. Mobile commerce (m-commerce)

A utilização de smartphones e tablets para fazer compras está se fortalecendo. O estudo “The 2022 Global Digital Shipping Playbook” da Cybersource, estima que, em 2021, 33 milhões de pessoas já utilizaram, pelo menos, uma vez os aparelhos para essa tarefa. Um aumento de 3% em comparação a 2020.

Essa tendência recebe o nome de “m-commerce”, ou seja, mobile commerce. Por esse modelo de compra, o usuário realiza todo o processo de aquisição pelos celulares e tablets, inclusive o pagamento.

Devido a essa tendência de 2023, a necessidade dos e-commerces adaptarem os seus sites ao mobile tornou-se ainda mais importante. Assim, é essencial que a plataforma funcione completamente e se adapte às diferentes telas.

2. Social commerce

Se estamos falando de tendências do e-commerce 2023, não podemos nos esquecer do social commerce. Em outras palavras, esse é o nome do hábito dos consumidores de comprarem com frequência pelas redes sociais, pela aba “shopping” do Instagram, por exemplo.

As redes sociais estão percebendo esse novo interesse do público e já há indícios de alto investimento no aperfeiçoamento dos recursos das plataformas neste ano. Por isso, é importante não ficar para trás e preparar o seu e-commerce.

3. Checkout sem login

Como resposta à alta taxa de carrinhos abandonados devido a complexidades dos checkouts, hoje, é possível implementar o botão no seu e-commerce que leva os usuários às etapas finais de compra. É uma forma de otimizar a experiência de compra dos clientes.

4. Pagamento com PIX

Quer proporcionar aos seus clientes segurança digital e mais formas de pagamento? Uma das tendências do e-commerce 2023 oferece justamente essa experiência: o pagamento com PIX.

Os pagamentos instantâneos vieram para ficar, inclusive, no e-commerce. Essa é uma resposta ao comportamento imediatista dos clientes. Afinal de contas, enquanto não há pagamento aprovado, o pedido não é enviado.

Ao contrário de um boleto em que o cliente deve esperar, ao menos, três dias úteis, a transferência por PIX pode ser realizada em poucos segundos, 24 horas e nos sete dias da semana.

5. Cashback

Outra das tendências do e-commerce 2023 que promete ganhar destaque é o cashback. Trata-se de um sistema que devolve parte do valor utilizado pelo consumidor ao fazer a sua compra. A devolução pode ser em forma de créditos ou um depósito direto na conta bancária do cliente.

Esse é um atrativo bastante interessante e que, se aliado às promoções, pode ajudar a chamar a atenção do seu público. Isso porque quem não gosta de economizar, não é mesmo?

6. Realidade aumentada

O que acha de utilizar a inteligência artificial a seu favor? Isso é possível com uma das tendências do e-commerce 2023, a realidade aumentada. Em outras palavras, você consegue trazer o seu cliente para “dentro” da sua plataforma.

Um exemplo já em prática são os provadores virtuais, em que os consumidores conseguem colocar as suas medidas nos “modelos” e ver como a roupa vai ficar nela. Também é possível abrir a sua câmera e prová-las virtualmente.

7. Live commerce

Se quase 40% dos brasileiros compram pelas redes sociais (CNDL/SPC Brasil), por que não aproveitar esse espaço? É exatamente isso que propõe a live commerce, o uso das transmissões ao vivo para vender os seus produtos.

A live commerce é a nova tendência que está chegando com força nos últimos anos, em que os usuários não só usam esse espaço para conhecer novas marcas, mas também para comprar.

As transmissões ao vivo estão cada vez mais populares e, prova disso, quatro em cada dez clientes dizem já terem feito uma compra após assistir a uma live, dados da Opinion Box.

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