Hiperpersonalização do ecommerce: entenda a nova tendência

homem mexendo em notebook

Com a concorrência cada vez mais acirrada e recursos mais inovadores no mercado, a hiperpersonalização do ecommerce chega como uma grande tendência de marketing. Ela desafia as empresas a pensarem estratégias cada vez mais exclusivas para seus clientes.

Dessa forma, o planejamento estratégico foca muito mais a experiência do cliente do que o marketing de massa. Neste artigo, entenda o que é hiperpersonalização e saiba como implementá-la de maneira eficaz no seu ecommerce.

O que é hiperpersonalização?

A tendência, como o próprio nome já sugere, é uma estratégia de marketing digital para ecommerce que oferece uma experiência de compra cada vez mais individualizada e personalizada para o usuário. Afinal, é uma expectativa do cliente ser tratado de forma única e sentir que seus desejos serão atendidos.

Para isso, são analisados dados comportamentais coletados em sites e redes sociais que revelam comportamentos de consumo e preferências. Assim, é possível personalizar toda a jornada de compra do cliente, aumentando muito a chance de conversão.

Mais do que uma segmentação de público-alvo, essa ferramenta usa tecnologias avançadas para fidelizar o cliente. A inteligência artificial, por exemplo, pode ser utilizada para criar campanhas de marketing mais assertivas e até mesmo reduzir os custos de aquisição de clientes.

Hiperpersonalização x personalização

Você pode estar pensando: “mas a personalização já não existe no marketing?”. Sim, existe. Porém, as duas estratégias são diferentes e utilizam recursos distintos. A hiperpersonalização do ecommerce e a personalização, como já conhecemos, têm quatro diferenças básicas:

  1. Foco na experiência individual: o foco não está mais na segmentação de público-alvo e personas. Agora, o ponto central é na experiência e necessidade de cada indivíduo enquanto ser com desejos únicos.
  2. Uso de tecnologias avançadas: ferramentas de inteligência artificial, como a realidade virtual, processam um grande volume de dados em tempo real. Assim, criam uma jornada de compra totalmente personalizada.
  3. Atuação omnichannel: essa é a capacidade de se comunicar assertivamente com o cliente por qualquer canal de maneira integrada. Para isso, leva em consideração quais são os seus canais de preferência.
  4. Automatização de processos: uso de softwares especializados que auxiliam na construção da jornada de compra. Atuam, por exemplo, no envio automático de promoções e na recomendação de produtos e/ou serviços.

Vantagens da hiperpersonalização

Sendo assim, se você pretende criar o seu ecommerce, é importante ter em mente como utilizar essa estratégia. Veja quais benefícios ela pode trazer para o seu negócio, caso aplicada de maneira otimizada.

  • fidelização de clientes;
  • maior taxa de conversão;
  • melhoria no atendimento;
  • diminuição do custo de aquisição de cliente (cac);
  • fortalecimento da marca;
  • maior assertividade das campanhas de marketing;
  • antecipação de necessidades dos clientes;
  • maior conexão emocional do público com a marca.

Hiperpersonalização na prática

Agora você já sabe o que é essa nova tendência e conhece os benefícios da hiperpersonalização do ecommerce. Chegou a hora de entender como ela pode ser implementada de maneira eficaz na sua estratégia de marketing.

Segmentação de clientes e mapeamento de canais

O primeiro passo é a segmentação de público. Afinal, para atender aos anseios individuais, é necessário, antes de tudo, entender em quais grupos o cliente está inserido: faixa etária, gênero, entre outros. A partir daí, outros critérios devem ser usados para que essa segmentação seja cada vez mais específica e nichada.

Nessa etapa também é importante analisar quais são os canais de comunicação mais utilizados pelo seu público e quais são as melhores opções para estabelecer um diálogo de confiança com ele. Essas informações são importantes para traçar estratégias específicas para cada um.

Coleta e análise de dados

Use os canais identificados para coletar o máximo de dados possíveis sobre os seus clientes. Nessa fase, você pode usar landing pages, chatbot, automatização de processos e outros exemplos de inteligência artificial para analisar padrões de compra e outras informações de relevância para o seu público.

Ofertas e e-mails marketing personalizados

A partir dessas análises, crie ações e campanhas personalizadas, que estejam adequadas às necessidades do cliente. Preste atenção ao tom de voz e ao canal de envio preferido pela pessoa.

Nessa fase, podem ser utilizados preços e ofertas dinâmicas que se adaptam à propensão do cliente a realizar a compra. Considere também programas de fidelidade e notificações em tempo real, com o envio de mensagens sobre promoções conforme o histórico do consumidor, entre outros.

Implementação de sistema de recomendação

Uma das principais características da hiperpersonalização do ecommerce é o sistema de recomendação. Ou seja, serão indicados produtos, serviços e promoções de acordo com o perfil de consumo do cliente, muitas vezes antecipando necessidades.

Essa é uma forma de induzir o cliente cada vez mais para a conversão, já que facilita a jornada de compra. Isso torna o processo mais emocional e intuitivo, além de gerar mais confiança entre a pessoa e a empresa.

Monitoramento e análise de resultados

Com o planejamento previamente estabelecido funcionando, é o momento de acompanhar se tudo está saindo como deveria. De acordo com os dados apresentados, pense em quais processos é possível melhorar.

A última etapa serve para liberar possíveis gargalos e fazer os ajustes necessários para que os processos aconteçam de maneira otimizada e eficaz. Isso gera cada vez mais resultados positivos na hiperpersonalização do commerce.

As empresas que conquistarem avanços nessa nova realidade estão suscetíveis a aumentar suas receitas e construir parcerias duradouras, uma vez que investem em tecnologia de ponta e são comprometidas com seus consumidores.

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