Gestão

Descubra agora como criar um site do zero

Ter uma página na web é essencial para quem quer se destacar no mercado, não depender de plataformas de terceiros e atrair mais clientes para o seu negócio. Por isso, é importante saber como criar um site.

Ter um site já foi algo muito difícil. Contudo, atualmente, criar uma página na web é algo acessível para a maioria das pessoas. No entanto, é necessário saber como fazer isso da forma correta, de modo que seu site fique bem ranqueado no Google, ofereça uma boa experiência aos usuários e traga mais clientes para a sua empresa. 

Qual é a importância de ter um site?

Se você se pergunta por que ter um site é importante, saiba que ter uma página na web é uma boa forma de divulgar o seu negócio e fazer com que a sua empresa tenha mais autoridade e relevância no mercado. Além de ser uma ótima forma de mostrar os seus produtos e serviços. 

Quais são os tipos de site

Há vários tipos de site e cada um deles serve para um propósito específico. Sendo assim, é importante que você conheça essas variações para escolher o que atenderá melhor às necessidades do seu negócio.

Site institucional

O site institucional funciona como o cartão de visitas da empresa. Nesse tipo de página, o usuário vai encontrar informações relevantes sobre o negócio, além de canais para entrar em contato com a organização. 

Blog

O blog é um canal pelo qual a empresa pode compartilhar conteúdos úteis e que despertem o interesse dos seus clientes. Essa página pode estar atrelada a um site principal ou não.

Site dinâmico

É um tipo de site mais completo, já que consegue reunir diferentes seções, como blog e página institucional, por exemplo. Sendo assim, o site dinâmico é uma ótima opção para quem procura uma solução mais completa e quer que os seus clientes encontrem todas as informações que precisam em um só lugar. 

E-commerce

E-commerce ou loja virtual é um site que tem como objetivo vender produtos. Esse tipo de página precisa ser responsiva e oferecer uma excelente experiência ao usuário.

Nesse tipo de site, além de criar seções com as descrições dos produtos, é preciso fazer uma página de pagamento para que a transação de venda seja realizada de forma prática e  segura.

Landing Page

A landing page é uma página usada para vender um produto ou serviço. Porém, na maioria das vezes, não possui seções e nem abas, apenas textos e imagens persuasivas que visam converter o lead.

Hotsite

Esse tipo de site é criado para promover alguma campanha, como um evento especial ou uma grande promoção. Sendo assim, o hotsite costuma ser mais utilizado por empresas, principalmente as do setor automobilístico, que utilizam essa estrutura quando vão lançar um novo carro. 

Qual é a diferença entre site e blog?

A principal diferença entre site e blog é que o primeiro busca compartilhar informações sobre a estrutura da empresa e os produtos e serviços que ela oferece.

Já o blog funciona de forma similar a uma revista digital, com a empresa compartilhando conteúdos relevantes com o intuito de atrair e converter novos clientes. Ainda, é possível criar uma seção de blog em alguns tipos de site. 

Como criar um site sozinho?

Antes de descobrir como criar um site, você precisa definir qual é o seu objetivo com ele. Dessa forma, conseguirá escolher qual tipo de página web atenderá melhor às suas necessidades.

Caso queira vender algum produto, o mais indicado é optar por um e-commerce. No entanto, se o seu objetivo for compartilhar informações relevantes para a sua empresa, o ideal é escolher um site institucional.

Uma vez que você tenha definido o objetivo da sua página na web, já pode começar a planejá-la. Para te ajudar nesse processo, confira a seguir um passo a passo de como criar um site:

  1. Registre o domínio

Antes de começar a criar o seu site, você vai precisar definir um domínio para ele. O ideal é que o domínio tenha o mesmo nome da sua empresa ou que seja relacionado ao segmento no qual você atua.

Também conhecido como URL, o domínio funciona como o endereço da sua página na web. Então, além do nome, você precisa escolher a categoria do domínio, sendo as mais comuns:

  • .com;
  • .net;
  • .gov;
  • .edu.

As categorias de domínio mais utilizadas são “.com” e “.net”, todavia, a segunda não é muito usada por empresas. Já as demais extensões são voltadas para sites relacionados ao governo ou instituições de ensino. 

  1. Escolha um serviço de hospedagem

Após definir o domínio, será necessário escolher uma forma de hospedar a sua página na web. É possível encontrar vários tipos de planos de hospedagem de sites, sendo que os principais são:

  • Hospedagem compartilhada;
  • Hospedagem dedicada;
  • Hospedagem na nuvem.

A hospedagem compartilhada costuma ser mais acessível, pois, um mesmo servidor hospeda vários sites. Na dedicada, a sua página na web terá um servidor só para ela, o que pode ajudar a melhorar o desempenho do site.

Já na hospedagem na nuvem, o seu site ficará hospedado em uma nuvem, o que traz algumas vantagens, como a página não ser prejudicada devido a problemas no hardware e a facilidade em comprar mais espaço.

  1. Escolha um construtor de sites

A forma mais fácil e eficaz de estruturar a sua página é contratando uma ferramenta para criar sites. A mais usada é o WordPress, plataforma simples, acessível e que não exige que o usuário entenda de programação.

  1. Defina as seções do seu site

O próximo passo é definir as seções do seu site, como quem somos, produtos, contato e blog. Contudo, caso seja necessário, você pode retirar ou acrescentar uma nova seção na sua página sempre que for necessário. 

  1. Escolha um layout

Outro passo muito importante na criação de uma página é a escolha de um layout, que precisa ser responsivo, agradável e também deve facilitar a navegação do usuário. Além disso, é importante escolher uma paleta de cores que seja condizente com as ideias que a sua marca quer transmitir. 

O que é otimização de sites?

A otimização de site consiste na aplicação de técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para deixar a sua página bem ranqueada no Google. Os principais fatores que influenciam no ranqueamento de uma página na web são:

  • Qualidade do conteúdo;
  • URL amigável;
  • Tempo de carregamento;
  • Autoridade;
  • Uso das palavras-chave certas.

Sendo assim, além de saber como criar um site, é necessário conhecer e aplicar as técnicas de SEO para que a sua página tenha mais chances de alcançar as primeiras posições do Google. 

O que mais você precisa saber para criar um ótimo site?

Agora que você já sabe como criar um site, você precisa saber quais são as melhores plataformas de e-commerce para deixar a sua página personalizada e atraente para os seus clientes. Sendo assim, que tal conferir o nosso artigo exclusivo: Quais são as plataformas e-commerce? Descubra as vantagens de cada uma delas.

Stoom

Recent Posts

Saiba como cadastrar produtos no sistema para alavancar suas vendas no ecommerce

Existem várias etapas no desenvolvimento de uma loja virtual para que toda operação funcione de…

3 dias ago

Algoritmo de recomendação: como usar no e-commerce para personalizar a experiência do cliente

Na ajuda para customização da experiência do cliente e na melhoria da usabilidade de sites…

3 semanas ago

Busca inteligente: o que é e como usar de forma eficiente no seu ecommerce

São infinitas as ferramentas oferecidas pela tecnologia para tornar uma loja virtual mais atrativa para…

4 semanas ago

O que é IA adaptativa e como usá-la de maneira eficiente no seu e-commerce

O uso da inteligência artificial já é uma realidade nos negócios digitais, seja para otimizar…

2 meses ago

Conheça o click to pay, a nova modalidade de pagamento online

A tecnologia tem contribuído para processos de compra cada vez mais práticos, garantindo o conforto…

2 meses ago

Entenda o que é retail media e qual a sua importância no e-commerce

No mundo do consumo, decidir comprar ou não um produto muitas vezes é uma escolha…

3 meses ago