Ao empreender no e-commerce, um dos principais pontos de atenção deve ser o meio de pagamentos. A tecnologia escolhida deve garantir que o processo de compra seja simples e descomplicado, sem deixar a desejar na segurança do cliente. No processo de escolha, é comum se deparar com o termo gateway de pagamento. Mas afinal, o que é isso?
O gateway de pagamento é, em geral, uma interface que busca facilitar a vida de lojistas, oferecendo uma tecnologia de pagamentos robusta, inteligente e prática. Mais do que dar a possibilidade do cliente pagar com cartões de crédito e boletos, o
gateway dispõe de diferentes funcionalidades que garantem a alta taxa de conversão para o seu negócio.
Portanto, se você deseja aumentar as vendas da sua loja e fidelizar os clientes com opções variadas de pagamento, o gateway de pagamento é a solução ideal. Continue a leitura e entenda todos os detalhes sobre a ferramenta!
O gateway de pagamento é um sistema de pagamento online que serve de ponte para a comunicação entre o consumidor, o banco e a operadora do cartão de crédito. Com ele, é possível conectar o seu negócio a várias adquirentes e manter centralizada toda a operação de pagamentos do seu negócio.
É o gateway que faz a captura dos dados, sua transmissão e o armazenamento das informações dos clientes, para que as transações sejam realizadas de forma rápida e segura. Dessa forma, o gateway proporciona facilidade para realizar suas transações online, pois você utiliza uma única interface e faz um só contrato.
O diferencial do gateway está no valor agregado: além de fazer a intermediação dos pagamentos com as diversas instituições que participam do processo, oferece outros serviços que aumentam a conversão em vendas.
Entendido o conceito de gateway de pagamento, agora é hora de estudar o fluxo da transação em um gateway, para que fique claro o papel dessa ferramenta no e-commerce. Veja só como funciona uma transação online passando por um gateway:
Uma solução inteligente como um gateway de pagamento reúne diversas vantagens para o seu negócio online:
Com um gateway de pagamento, além de cartões de crédito e débito, é possível que seu cliente opte por boleto bancário. Quando o assunto é cartão de crédito, ainda é possível operar com várias adquirentes. Essa é alternativa ideal para obter maiores taxas de sucesso em transações com cartões de crédito, afinal, você sempre tem um backup.
Assim também é possível escolher a ordem de prioridade das suas adquirentes, baseado, por exemplo, em bandeiras e quantidade de parcelas. Dessa forma, você consegue garantir a menor taxa para cada tipo de transação.
Alguns modelos de negócio, como academias, escolas e empresas SaaS, precisam criar planos de adesão variados e tornar esses pagamentos recorrentes. Em um gateway de pagamento, é possível gerenciar assinaturas pré-pagas, pós-pagas, com cobranças em dias específicos, com matrículas, descontos ou itens temporários.
Um gateway de pagamento de qualidade, em geral, possui uma solução de antifraude incorporada. Além de proteger os dados do seu cliente, o antifraude reduz os riscos de transações fraudulentas e os prejuízos com chargeback para o seu negócio. Segurança de ponta a ponta!
Só um gateway de pagamento possui a tecnologia capaz de te ajudar a recuperar clientes. Isso é possível por meio de duas funcionalidades, por exemplo: retentativa e link de checkout.
Sabe quando o cartão não passa? Às vezes, o cliente não tinha saldo no momento ou a conexão falhou. Assim, você pode programar que a tentativa de cobrança seja feita novamente em alguns dias. Ou então, sabe quando o cliente abandona o carrinho, deixando um produto desejado lá?
Com o gateway, basta você usar o link de checkout, configurando o disparo de um SMS ou e-mail, para que o cliente receba uma página responsiva de checkout e conclua a compra em ambiente seguro.
O gateway de pagamento costuma oferecer acesso a painéis de controle administrativo, para que você possa acompanhar e gerenciar transações. Muitos também fornecem também dados de inteligência que te ajudam a saber suas receitas recorrentes, auditar taxas, conferir recebíveis e muito mais.
Para transacionar dados de cartões, é preciso estar em conformidade com as regras do PCI Compliance. O PCI é a certificação de que o gateway está em conformidade com as regras das indústrias de cartão, podendo, assim, realizar a transação de dados do cartão do cliente.
O gateway de pagamento, em geral, possui essa certificação, oferecendo total suporte para o lojista e para o consumidor. São muitas as vantagens de adotar um gateway de pagamento no seu negócio online. Lembrando que não é tão difícil de usar – sua equipe de desenvolvimento terá total suporte da equipe do gateway, que, em geral, tem o know-how necessário para te atender da melhor maneira e esclarecer todas as suas dúvidas.
Ficou mais claro para você o que é um gateway de pagamento? Então é hora de contratar a melhor solução do mercado e impulsionar as vendas do seu e-commerce. A Mundipagg é uma empresa do grupo Stone Co. que oferece a melhor solução em
gateway de pagamento.
Você tem total flexibilidade de personalizar os meios de pagamento do seu negócio, integrando com uma ou mais adquirentes, vouchers, boleto bancário e sistemas de antifraude.
A Mundi garante a maior taxa de conversão do mercado e um atendimento 100% pessoal. Solicite uma proposta agora mesmo!
Na ajuda para customização da experiência do cliente e na melhoria da usabilidade de sites…
São infinitas as ferramentas oferecidas pela tecnologia para tornar uma loja virtual mais atrativa para…
O uso da inteligência artificial já é uma realidade nos negócios digitais, seja para otimizar…
A tecnologia tem contribuído para processos de compra cada vez mais práticos, garantindo o conforto…
No mundo do consumo, decidir comprar ou não um produto muitas vezes é uma escolha…
Com a concorrência cada vez mais acirrada e recursos mais inovadores no mercado, a hiperpersonalização…