Se você ainda se pergunta o que é e-commerce, saiba que é um canal a mais para transações comerciais. O termo, que é sinônimo de “loja virtual”, é um plus para o aumento das vendas on-line e também para a agilidade e a praticidade de compra.
Se você tem curiosidade a respeito do mundo dos negócios e acompanha as novidades tecnológicas sobre esse tema, fique por aqui. Vamos apresentar o conceito de e-commerce, para que serve e mostrar por que esse mecanismo chegou para ficar.
Também chamado de comércio eletrônico, o e-commerce é um tipo de negócio em que as relações comerciais são praticadas totalmente on-line. Isso significa que os funis de venda no e-commerce, desde a seleção do produto até o pagamento, acontecem nos meios digitais.
Assim, resta ao mundo físico apenas a etapa da entrega no local de destino escolhido pelo consumidor.
O e-commerce é um facilitador de compra. Por meio de um dispositivo conectado a internet, é possível acessar a loja virtual, procurar pelo produto, fazer a compra e aguardar o prazo para recebê-lo em casa. Simples assim!
As vantagens para quem vende são as melhores: divulgação da marca para mais pessoas, modernização dos processos, mais flexibilidade de horários e local de trabalho e, por último, o aumento das vendas.
Para um e-commerce funcionar são necessárias algumas etapas, mas a principal é ter uma plataforma on-line para anunciar os produtos. Nela, são distribuídas fotos, informações técnicas e descritivas. Ao acessar a plataforma, o cliente pode escolher os itens e colocá-los no carrinho ou fazer a compra direto. Antes de efetuar o pagamento, um cadastro é preenchido com endereço e e-mail. Autorizado o pagamento, o lojista encaminha a mercadoria para o endereço informado.
Ao criar o e-commerce do zero, é necessário que o vendedor enxergue a página como uma vitrine. Por isso, deve pensar na melhor forma de distribuição dos produtos na página e apostar em boas fotos e descrição. Quanto mais informação o produto apresentar, mais seguro o consumidor estará para realizar a compra.
Não deixe de ter um bom estoque dos itens divulgados, por isso, escolha fornecedores que não vão te deixar na mão. O mesmo vale para vendedores que comercializam produtos feitos por eles mesmos. Então, o segredo é sempre poder atender o desejo do cliente.
Para que a loja virtual seja interessante para todos, é necessário selecionar os meios de envio. Para tanto, deve-se pesquisar opções, prazos e preços que não impactem no valor final do produto, fazendo com que o cliente desista da compra. Além disso, o consumidor deve poder rastrear o caminho feito pela sua mercadoria.
Essa é uma preocupação válida quando se fala da importância da logística no e-commerce. Para que o processo seja realizado de maneira tranquila e segura, é necessário otimizar a gestão de armazenamento dos produtos.
Nesse caso, saber o que é SKU (Stock Keeping Unit) vai te ajudar no caminho. Muito utilizado em lojas virtuais mais modernas, o SKU é um código de identificação que classifica a mercadoria de um estoque conforme a sua característica. Assim, cada produto tem seu próprio SKU.
É muito importante que o vendedor apresente algumas possibilidades de pagamento para facilitar a venda do artigo. Algumas lojas virtuais viabilizam mesclar formas de pagamento diferentes, de acordo com a necessidade do cliente. No comércio eletrônico, é necessário ter essa flexibilidade para realizar a transação monetária digital entre consumidor e loja.
Após entender como funcionam os modelos de negócio virtuais, chegou a hora de conhecer os tipos mais comuns encontrados no mercado digital. Embora todos tenham a mesma finalidade de venda, é importante conhecer as principais diferenças entre eles. Veja a seguir.
Apesar de ser comum utilizarmos o termo “loja virtual” para definir o que é e-commerce, esse é um dos tipos existentes. Sua gestão é feita inteiramente pelo vendedor, bem como a decisão pelo layout e os produtos que vão ser expostos.
Esse tipo funciona como um shopping virtual que reúne diversos lojistas para exporem os seus artigos. Os visitantes desses sites podem comparar os itens concorrentes e levar o que mais agradar. O Mercado Livre e a Americanas.com são exemplos de marketplace.
A maior vantagem de comercializar pelas redes sociais é a divulgação da marca. Os recursos de compartilhamento, likes e comentários contribuem para que os produtos cheguem a mais pessoas. Todavia, funções de pagamento e frete, muitas vezes, precisam ser realizadas manualmente pelo vendedor.
Agora que você já sabe o que é e-commerce, o próximo passo é se tornar um empreendedor virtual de sucesso. Após ler este artigo, você já tem o conhecimento necessário para abrir o seu e-commerce e explorar o universo de vendas on-line.
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