Saiba o que é e-commerce e como funciona

o que é e-commerce

Se você ainda se pergunta o que é e-commerce, saiba que é um canal a mais para transações comerciais. O termo, que é sinônimo de “loja virtual”, é um plus para o aumento das vendas on-line e também para a agilidade e a praticidade de compra.  

 

Se você tem curiosidade a respeito do mundo dos negócios e acompanha as novidades tecnológicas sobre esse tema, fique por aqui. Vamos apresentar o conceito de e-commerce, para que serve e mostrar por que esse mecanismo chegou para ficar.

O que é e-commerce?

Também chamado de comércio eletrônico, o e-commerce é um tipo de negócio em que as relações comerciais são praticadas totalmente on-line. Isso significa que os funis de venda no e-commerce, desde a seleção do produto até o pagamento, acontecem nos meios digitais.

 

Assim, resta ao mundo físico apenas a etapa da entrega no local de destino escolhido pelo consumidor.

Para que serve o e-commerce?

O e-commerce é um facilitador de compra. Por meio de um dispositivo conectado a internet, é possível acessar a loja virtual, procurar pelo produto, fazer a compra e aguardar o prazo para recebê-lo em casa. Simples assim!

 

As vantagens para quem vende são as melhores: divulgação da marca para mais pessoas, modernização dos processos, mais flexibilidade de horários e local de trabalho e, por último, o aumento das vendas.

 

Como funciona?

Para um e-commerce funcionar são necessárias algumas etapas, mas a principal é ter uma plataforma on-line para anunciar os produtos. Nela, são distribuídas fotos, informações técnicas e descritivas. Ao acessar a plataforma, o cliente pode escolher os itens e colocá-los no carrinho ou fazer a compra direto. Antes de efetuar o pagamento, um cadastro é preenchido com endereço e e-mail. Autorizado o pagamento, o lojista encaminha a mercadoria para o endereço informado.

Dicas importantes para iniciar um e-commerce.

Planejamento visual do e-commerce

Ao criar o e-commerce do zero, é necessário que o vendedor enxergue a página como uma vitrine. Por isso, deve pensar na melhor forma de distribuição dos produtos na página e apostar em boas fotos e descrição. Quanto mais informação o produto apresentar, mais seguro o consumidor estará para realizar a compra.

 

Fornecedores

Não deixe de ter um bom estoque dos itens divulgados, por isso, escolha fornecedores que não vão te deixar na mão. O mesmo vale para vendedores que comercializam produtos feitos por eles mesmos. Então, o segredo é sempre poder atender o desejo do cliente.

Meios de envio

Para que a loja virtual seja interessante para todos, é necessário selecionar os meios de envio. Para tanto, deve-se pesquisar opções, prazos e preços que não impactem no valor final do produto, fazendo com que o cliente desista da compra. Além disso, o consumidor deve poder rastrear o caminho feito pela sua mercadoria.

Como funciona a logística de produtos em um e-commerce?

Essa é uma preocupação válida quando se fala da importância da logística no e-commerce. Para que o processo seja realizado de maneira tranquila e segura, é necessário otimizar a gestão de armazenamento dos produtos.

 

Nesse caso, saber o que é SKU (Stock Keeping Unit) vai te ajudar no caminho. Muito utilizado em lojas virtuais mais modernas, o SKU é um código de identificação que classifica a mercadoria de um estoque conforme a sua característica. Assim, cada produto tem seu próprio SKU.

Formas de pagamento

É muito importante que o vendedor apresente algumas possibilidades de pagamento para facilitar a venda do artigo. Algumas lojas virtuais viabilizam mesclar formas de pagamento diferentes, de acordo com a necessidade do cliente. No comércio eletrônico, é necessário ter essa flexibilidade para realizar a transação monetária digital entre consumidor e loja.

 

A amplitude do comércio eletrônico

Após entender como funcionam os modelos de negócio virtuais, chegou a hora de conhecer os tipos mais comuns encontrados no mercado digital. Embora todos tenham a mesma finalidade de venda, é importante conhecer as principais diferenças entre eles. Veja a seguir. 

Loja virtual

Apesar de ser comum utilizarmos o termo “loja virtual” para definir o que é e-commerce, esse é um dos tipos existentes. Sua gestão é feita inteiramente pelo vendedor, bem como a decisão pelo layout e os produtos que vão ser expostos.

Marketplace

Esse tipo funciona como um shopping virtual que reúne diversos lojistas para exporem os seus artigos. Os visitantes desses sites podem comparar os itens concorrentes e levar o que mais agradar. O Mercado Livre e a Americanas.com são exemplos de marketplace.

Redes sociais

A maior vantagem de comercializar pelas redes sociais é a divulgação da marca. Os recursos de compartilhamento, likes e comentários contribuem para que os produtos cheguem a mais pessoas. Todavia, funções de pagamento e frete, muitas vezes, precisam ser realizadas manualmente pelo vendedor.

Soluções efetivas e customizadas para seu e-commerce

Agora que você já sabe o que é e-commerce, o próximo passo é se tornar um empreendedor virtual de sucesso. Após ler este artigo, você já tem o conhecimento necessário para abrir o seu e-commerce e explorar o universo de vendas on-line. 

 

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