Marketing

Por que você precisa criar um blog para e-commerce?

A produção de conteúdo  para divulgar seus produtos é importante para dar autoridade e fidelizar os clientes, também servindo de ponte de integração e estratégia para impulsionar a sua loja on-line. Por isso, o blog para e-commerce é considerado uma boa estratégia para o seu negócio on-line. 

É muito comum as pessoas se questionarem ao ouvirem que é vantajoso investir em um blog para o seu e-commerce, afinal, como os textos podem fazer com que os clientes comprem mais? E como a publicação de conteúdos vai atrair mais compradores para o site? 

Para responder a essas perguntas e explicar por que criar um blog para seu site de compras pode ser uma ótima estratégia para seus negócios, preparamos um conteúdo exclusivo sobre o tema. Confira a seguir.

Blogs atraem visitantes

Contrariando a ideia de que blog é algo do passado, os dados do E-commerce Trends de 2017 mostram que os blogs que costumam ser atualizados com frequência são responsáveis por um aumento de visitantes do site (até três vezes mais) e também de clientes (até 2,5 vezes mais).

Já de acordo com a Hubspot, mais da metade das empresas entrevistadas (55%) afirma fazer uso de blog para e-commerce. Além disso, foi constatado no estudo que aqueles que fazem uma média de 16 publicações mensais têm até 4,5 vezes mais leads do que aqueles que não fazem publicação de conteúdo.   

Isso acontece porque o blog de e-commerce está diretamente ligado ao marketing de conteúdo. Em outras palavras, ele propõe a utilização de estratégias voltadas para o aumento do tráfego orgânico on-line. Lembre-se: está cada vez mais comum as pessoas buscarem seus interesses na internet, e com as compras não é diferente. 

Blogs aumentam a autoridade e fortalecem a marca

Uma das razões pelas quais o blog para e-commerce tende a atrair mais visitantes é a informação. Por meio de conteúdos educativos, a marca tem a chance de educar seus futuros clientes com conteúdos de qualidade. Ao mesmo tempo, deixa explícito que vendo não é seu único objetivo e que tem domínio do seu nicho de atuação. 

Mostrar-se conhecedora no assunto também ajuda a fortalecer a imagem da marca. Para isso, é importante saber aplicar estratégias de SEO e, assim, atrair o público de forma orgânica. 

Essas estratégias incluem estudar a melhor estrutura de blog para o seu negócio e as melhores palavras-chave, por exemplo.

Ajuda a criar um relacionamento com o público

Como sabemos, há várias opções de ferramentas para criar um relacionamento com o seu público. Entre elas está o blog para e-commerce. Indo muito além das redes sociais, por meio de blogposts é possível mostrar para o seu público que você domina seu nicho de atuação (como comentado) e também passa mais segurança para seus leads.  

Em alguns tipos de blog, também é possível abrir espaços para comentários, onde os visitantes da sua página podem dar sua opinião a respeito do tema tratado, bem como tirar dúvidas, fazer relatos de experiências e afins. Isso também te ajuda a entender melhor o que os leitores esperam das informações publicadas no seu blog e quais são os produtos que você oferece no e-commerce. 

Para trabalhar isso de forma mais assertiva, vale a pena apostar no funil de marketing. Com ele, você poderá criar uma “sequência de informações” e direcionar seu público para diferentes objetivos, como a compra, por exemplo.   

Como criar um blog para e-commerce

Agora que você conhece as vantagens, vem a pergunta de ouro: como criar um blog para e-commerce? Para isso, é necessário se atentar a vários fatores, três deles fundamentais para ter um blog de e-commerce de sucesso:

Plano de marketing

É importante planejar o que será tratado no blog do seu e-commerce e de qual forma. Para isso, é preciso alinhar os conteúdos ao funil de vendas para que seja possível trabalhar os interesses do seu público de forma mais assertiva, respeitando o momento de cada um: desde o que está buscando informações e criando confiança na marca até o que está em busca realizar compras. 

Plataforma de qualidade

É preciso investir em uma plataforma de e-commerce que te ofereça qualidade e a possibilidade de integrar a sua loja on-line com o seu blog. Dessa forma, você mantém o domínio do seu e-commerce e do blog no mesmo lugar. 

Divulgação

Vale a pena contar com outras ferramentas para fazer a divulgação do blog para e-commerce. Para isso, é possível apostar em redes sociais, anúncios, e-mail marketing e afins. Dessa forma, você chamará a atenção do seu público em potencial, fortalecendo sua marca e incentivando a procura orgânica das pessoas. 

Mantenha-se informado

Outro ponto importante para ter um blog para e-commerce de sucesso é manter-se sempre informado sobre esse segmento. Para isso, acompanhe as nossas publicações e fique por dentro das principais novidades do universo das lojas on-line. 

Caso esteja buscando uma plataforma completa para o seu e-commerce que ofereça qualidade e segurança para você e para seus clientes, conte com a Stoom. Clique aqui, confira nossas soluções e garanta o sucesso da sua loja on-line. 

Stoom

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