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Portal B2B: melhores práticas

A experiência de compra de um cliente B2B (business to business) é totalmente diferente de um B2C (business to consumer), no qual os contratos de venda costumam ser fechados por telefone, e-mail ou pessoalmente. Porém, cada vez mais eles estão exigindo um alto nível de personalização na compra e a resposta foi o portal B2B.

Afinal, o que é um portal B2B? Em termos simples, trata-se de um conceito que se refere a uma plataforma tradicional de e-commerce em que o cliente final são empresas. Desse modo, há a personalização da experiência e a otimização do processo de venda.

Para os clientes business, o portal B2B vem como uma solução às restrições de horários às compras, além de facilitar o acesso aos produtos, independente da localidade. Agora, para você, proprietário de um negócio business to business é a oportunidade de modernizar e otimizar todos os processos.

Ter um portal para empresas é o futuro do setor, visto ser uma tendência que promete ficar. Então, não fique para trás e comece a planejar o seu. Abaixo, contamos para você as vantagens dele e como torná-lo um “trunfo” do seu empreendimento. Veja!

Quais as vantagens de ter um portal B2B?

O conceito tradicional sobre o que é B2B está mudando, ou seja, tem-se introduzido processos tecnológicos que já estão no mercado B2C ou B2B2C (business to business to consumer).

Como toda mudança, não é fácil aceitar e começar a adaptação. Por isso, a seguir, listamos três benefícios de se ter um portal B2B como “entrada” do consumidor ao seu empreendimento.

 

Catálogo de produtos personalizado

Assim como nos e-commerces B2C, uma das grandes vantagens é a personalização dos produtos na plataforma de venda. Isso porque você pode expor todos os seus produtos em um catálogo personalizado.

Como essa é uma área do site que funciona como uma vitrine de shopping, o catálogo é personalizado com fotos, descrições e conteúdos ricos sobre os artigos. Além disso, como não há limite de itens a serem colocados, você não vai ter problemas em administrar o espaço como teria em um catálogo físico, por exemplo.

Parametrização dos preços

Realizar a implementação rápida da mudança de estratégia de precificação também é mais simples. No portal B2B, você e a sua equipe têm pleno acesso às configurações, podendo estabelecer preços variáveis, conforme o perfil do seu cliente.

Sincronização dos dados

Administrar todos os dados e sincronizá-los é mais simples com um portal, afinal de contas, ele vai contar com o apoio de um ERP (Enterprise Resource Planning). Essa é uma tecnologia que ajuda a administrar e otimizar os processos internos, como vendas, finanças e estoque.

Como o ERP é integrado à plataforma, qualquer atualização entra automaticamente no e-commerce. Por exemplo, se lançar um novo produto, você só vai precisar cadastrar as novas informações que, em pouco tempo, já vão estar no seu catálogo.

3 passos para o seu portal B2B ser um sucesso

Exemplos de empresas B2B no Brasil não faltam, mas você sabia que já existem e-commerces B2B de sucesso? Decor Importadora, Guimarães Produtos de Limpeza, Case Delícia Lanches, B.O.B são alguns dos cases brasileiros bem-sucedidos.

Inclusive, a perspectiva das empresas possuírem portais B2B só cresce. De acordo com o estudo do BigCommerce, espera-se que 75% das compras B2B venham de plataformas nos próximos anos. Além disso, hoje em dia, 74% dos compradores desse setor pesquisam, ao menos, metade do que compram on-line.

Convencido de que aprender como implantar um portal B2B é interessante? Para te ajudar a colocá-lo em prática, abaixo, listamos três passos para a sua plataforma ser um sucesso. Confira.

1. Implemente funcionalidades de autoatendimento

Na maioria das vezes, os consumidores B2B desejam transparência, eficiência e processos realizados por eles mesmos. Felizmente, o portal consegue fornecer tudo isso. Então, se você vai criar o portal do seu negócio, priorize a implementação de funcionalidades de autoatendimento.

Com elas, é possível trazer diferenciadores para a sua marca. Disponibilizando essas ferramentas, você consegue remover as barreiras de compra, otimizando os processos e dando mais autoridade aos clientes.

2. Simplifique os processos de compra

A partir do momento que oferece “poder” aos consumidores, você consegue empoderá-los para tomarem decisões por si só durante o processo de compra. Logo, assim como o B2C, quanto mais simples o caminho até o produto chegar ao seu destino, melhor.

Para os compradores B2B, essa liberdade é ainda mais importante. Isso porque o volume de mercadorias tende a ser alto e quanto mais o cliente puder efetuar a compra por si mesmo, melhores soluções ele vai encontrar para a empresa.

Assim, ao ter o seu portal, não se esqueça de incluir autonomia e simplicidade em todos os processos. Em outras palavras, desde a hora de escolher o produto até a definição do tipo de frete e prazo sua plataforma deve ser fácil de navegar.

3. Inove ao atender os seus clientes

Para tornar a experiência ainda mais interessante, não se esqueça de sempre inovar. Quanto mais personalizado ao perfil dos consumidores seu portal for, melhores vão ser os resultados que o seu e-commerce B2B vai ter ao final do mês.

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Equipe Stoom

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