A experiência de compra de um cliente B2B (business to business) é totalmente diferente de um B2C (business to consumer), no qual os contratos de venda costumam ser fechados por telefone, e-mail ou pessoalmente. Porém, cada vez mais eles estão exigindo um alto nível de personalização na compra e a resposta foi o portal B2B.
Afinal, o que é um portal B2B? Em termos simples, trata-se de um conceito que se refere a uma plataforma tradicional de e-commerce em que o cliente final são empresas. Desse modo, há a personalização da experiência e a otimização do processo de venda.
Para os clientes business, o portal B2B vem como uma solução às restrições de horários às compras, além de facilitar o acesso aos produtos, independente da localidade. Agora, para você, proprietário de um negócio business to business é a oportunidade de modernizar e otimizar todos os processos.
Ter um portal para empresas é o futuro do setor, visto ser uma tendência que promete ficar. Então, não fique para trás e comece a planejar o seu. Abaixo, contamos para você as vantagens dele e como torná-lo um “trunfo” do seu empreendimento. Veja!
O conceito tradicional sobre o que é B2B está mudando, ou seja, tem-se introduzido processos tecnológicos que já estão no mercado B2C ou B2B2C (business to business to consumer).
Como toda mudança, não é fácil aceitar e começar a adaptação. Por isso, a seguir, listamos três benefícios de se ter um portal B2B como “entrada” do consumidor ao seu empreendimento.
Assim como nos e-commerces B2C, uma das grandes vantagens é a personalização dos produtos na plataforma de venda. Isso porque você pode expor todos os seus produtos em um catálogo personalizado.
Como essa é uma área do site que funciona como uma vitrine de shopping, o catálogo é personalizado com fotos, descrições e conteúdos ricos sobre os artigos. Além disso, como não há limite de itens a serem colocados, você não vai ter problemas em administrar o espaço como teria em um catálogo físico, por exemplo.
Realizar a implementação rápida da mudança de estratégia de precificação também é mais simples. No portal B2B, você e a sua equipe têm pleno acesso às configurações, podendo estabelecer preços variáveis, conforme o perfil do seu cliente.
Administrar todos os dados e sincronizá-los é mais simples com um portal, afinal de contas, ele vai contar com o apoio de um ERP (Enterprise Resource Planning). Essa é uma tecnologia que ajuda a administrar e otimizar os processos internos, como vendas, finanças e estoque.
Como o ERP é integrado à plataforma, qualquer atualização entra automaticamente no e-commerce. Por exemplo, se lançar um novo produto, você só vai precisar cadastrar as novas informações que, em pouco tempo, já vão estar no seu catálogo.
Exemplos de empresas B2B no Brasil não faltam, mas você sabia que já existem e-commerces B2B de sucesso? Decor Importadora, Guimarães Produtos de Limpeza, Case Delícia Lanches, B.O.B são alguns dos cases brasileiros bem-sucedidos.
Inclusive, a perspectiva das empresas possuírem portais B2B só cresce. De acordo com o estudo do BigCommerce, espera-se que 75% das compras B2B venham de plataformas nos próximos anos. Além disso, hoje em dia, 74% dos compradores desse setor pesquisam, ao menos, metade do que compram on-line.
Convencido de que aprender como implantar um portal B2B é interessante? Para te ajudar a colocá-lo em prática, abaixo, listamos três passos para a sua plataforma ser um sucesso. Confira.
Na maioria das vezes, os consumidores B2B desejam transparência, eficiência e processos realizados por eles mesmos. Felizmente, o portal consegue fornecer tudo isso. Então, se você vai criar o portal do seu negócio, priorize a implementação de funcionalidades de autoatendimento.
Com elas, é possível trazer diferenciadores para a sua marca. Disponibilizando essas ferramentas, você consegue remover as barreiras de compra, otimizando os processos e dando mais autoridade aos clientes.
A partir do momento que oferece “poder” aos consumidores, você consegue empoderá-los para tomarem decisões por si só durante o processo de compra. Logo, assim como o B2C, quanto mais simples o caminho até o produto chegar ao seu destino, melhor.
Para os compradores B2B, essa liberdade é ainda mais importante. Isso porque o volume de mercadorias tende a ser alto e quanto mais o cliente puder efetuar a compra por si mesmo, melhores soluções ele vai encontrar para a empresa.
Assim, ao ter o seu portal, não se esqueça de incluir autonomia e simplicidade em todos os processos. Em outras palavras, desde a hora de escolher o produto até a definição do tipo de frete e prazo sua plataforma deve ser fácil de navegar.
Para tornar a experiência ainda mais interessante, não se esqueça de sempre inovar. Quanto mais personalizado ao perfil dos consumidores seu portal for, melhores vão ser os resultados que o seu e-commerce B2B vai ter ao final do mês.
Após ler este conteúdo, decidiu criar a sua plataforma de vendas B2B? Para isso, conte com a gente! Na Stoom, você consegue tornar suas ideias inovadoras em realidade, transformando a situação do seu negócio. Confira!
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