Hoje, com a popularidade dos negócios on-line, a concorrência está mais acirrada. Então, isso faz com que os e-commerces busquem por diferenciais que os destaquem, entre eles, o prazo de entrega.
Os consumidores prezam pela franqueza dos prazos de entregas dos estabelecimentos virtuais. Prova disso é que 50% dos usuários dizem que o prazo é o principal fator de decisão quando vão comprar na internet, segundo dados do relatório do E-commerce Brasil.
Quanto mais rápido o produto estiver com o cliente, maiores são as chances dele voltar a fazer negócio com o e-commerce. Essa é uma tendência que vai persistir pelos próximos anos: estima-se que até 2026, pelo menos, 25% das compras on-line serão entregues no mesmo dia. Para entender mais sobre o tema, continue lendo.
Prazo de entrega e satisfação do cliente são dois termos superimportantes, principalmente no mercado digital. Afinal, a eficiência da entrega do produto chama a atenção do cliente, refletindo diretamente na qualidade do serviço oferecido e nas métricas do e-commerce.
Por meio do correio, por uma logística interna ou parceira, é pertinente que a determinação de prazos seja realista. Uma comunicação sincera tende a criar um laço de confiança entre a marca e o consumidor.
De acordo com o levantamento realizado pela Sieve — especialista em inteligência de preços — em 2022, os e-commerces brasileiros levaram cerca de 12 dias para realizar suas entregas. Vale lembrar que também há a possibilidade da entrega express: com o prazo de um dia.
Se estamos falando de entregas, não podemos deixar de ao menos mencionar o valor dos fretes, já que eles são igualmente relevantes na tomada de decisão do consumidor. Segundo esse mesmo estudo, os valores brasileiros são:
Quanto mais barato, mais interessante é para o cliente, assim como o prazo de entrega rápido. A seguir, separamos algumas dicas para otimizar os prazos do seu e-commerce, confira.
O primeiro passo para melhorar os prazos do seu negócio digital é revisar o processo logístico, encontrando possíveis erros, internos ou externos. Afinal, se está havendo atrasos, eles são reflexos de possíveis problemas em um desses setores.
Se for interno, procure pelo departamento que está causando os atrasos e busque entender os motivos disso ocorrer. Pode ser desde falta de organização do estoque ou de alinhamento do sistema, por exemplo.
Por acaso o seu e-commerce possui várias lojas de estoque e centros de distribuição? Se sim, não se esqueça de manter todos os processos organizados e verificados para não haver atrasos.
Uma ideia para otimizar os prazos é investir em sistema de automatização e comunicação interna. Dessa forma, se houver qualquer tipo de problema, a resolução vai se dar de forma mais rápida para todos os setores envolvidos, evitando que pacotes fiquem parados.
O seu negócio digital conta com as entregas do correio e transportadoras externas? Então, não se esqueça de verificar seus históricos de serviço e comprometimento nas entregas.
A confiabilidade de uma empresa parceira reflete no seu negócio. Afinal, para o consumidor o que importa é o pacote chegar. Assim, quando há atrasos, independentemente do culpado, a reputação da empresa cai. Por isso, escolha bem quem vai te ajudar nas entregas.
O que acha de oferecer ao cliente vários tipos de entregas e prazos? Essa é uma maneira de deixar nas mãos dele a decisão de quanto tempo esperar. Por exemplo, o seu e-commerce pode oferecer as seguintes modalidades de entrega:
Com diferentes prazos e valores, o consumidor escolhe o frete que mais condiz com as suas necessidades pessoais e financeiras. Quanto mais opções de entrega, mais um diferencial é agregado ao seu negócio digital.
Além dos tipos de entrega que citamos acima, existe mais uma que acelera o prazo de recebimento e tem se tornado uma tendência: retirada do pacote em loja. Nessa modalidade, o cliente consegue escolher o estabelecimento mais próximo e fazer a retirada assim que liberado o pagamento. Ainda, na maioria das vezes, o frete é grátis.
O seu e-commerce não possui lojas físicas? A Stoom tem a solução: smart locker. É um armário inteligente que pode ser instalado em estacionamentos de shoppings, por exemplo. Para abri-lo, o consumidor recebe uma senha e pode, então, fazer a retirada do pacote.
Em caso do seu e-commerce ser do setor alimentício, não se preocupe! O smart locker é um dos nossos serviços personalizáveis segundo as necessidades do seu negócio. Assim, ele pode se tornar um armário refrigerado.
Não sabe por onde começar as mudanças no seu e-commerce? A Stoom pode te ajudar! Acesse o nosso site e confira os nossos serviços de UX e UI para auxiliar a aprimorar os processos do seu negócio digital.
Na ajuda para customização da experiência do cliente e na melhoria da usabilidade de sites…
São infinitas as ferramentas oferecidas pela tecnologia para tornar uma loja virtual mais atrativa para…
O uso da inteligência artificial já é uma realidade nos negócios digitais, seja para otimizar…
A tecnologia tem contribuído para processos de compra cada vez mais práticos, garantindo o conforto…
No mundo do consumo, decidir comprar ou não um produto muitas vezes é uma escolha…
Com a concorrência cada vez mais acirrada e recursos mais inovadores no mercado, a hiperpersonalização…