O comportamento dos consumidores mudou nos últimos anos, assim como as estratégias para atrair sua atenção. Prova disso, o Trade Marketing não é utilizado exclusivamente nos negócios físicos, mas também nos e-commerces, melhorando a experiência do usuário.
Segundo a pesquisa feita pela All iN | Social Miner em parceria com a Etus e a Opinion Box, o comportamento de compra dos brasileiros mudou. Cerca de 86% passaram a consumir no mercado digital, demonstrando a preferência pelas vendas online.
Para entender o que é Trade Marketing e como ele impacta o modo de fazer negócio dos e-commerces, continue lendo este artigo. Abaixo, você encontra um conteúdo completo sobre por que e como aplicar essa estratégia na sua empresa online.
A princípio, o termo Trade Marketing foi criado para ser uma estratégia de promoção de ações nos pontos de venda física, como shoppings, lojas e supermercados. O Trade Marketing digital foca na ativação dos pontos de vendas online. Cada ponto de venda possui um atrativo para atrair os clientes. Esse mesmo termo é utilizado no e-commerce.
A venda de produtos online por meio dessa estratégia consiste em utilizar ações de vendas no site do e-commerce para facilitar a experiência do usuário e tornar a compra mais cômoda e vantajosa.
O desafio dessa modalidade é a experiência de compra. Afinal de contas, todo o processo deve ser memorável, já que, com apenas um clique, o usuário pode mudar de ideia e comprar com a concorrência.
Fazer merchandising aplicando o Trade Marketing Digital pode ser um desafio. O consumidor não só mudou o método de compra – de físico para digital –, mas também o processo: pesquisando, comentando e interagindo na internet.
Conforme dados da All iN | Social Miner, 76% dos usuários recorrem às redes sociais para buscar informações sobre compras. Cerca de 56% deles vão atrás de avaliações sobre os produtos e 54% comparam os valores oferecidos por diferentes e-commerces.
O seu e-commerce está pronto para lidar com essa nova realidade? Para você se preparar, um dos passos é investir em ações e estratégias de marketing digitais. Entre elas:
Para entender mais sobre essas ações e como aplicá-las no seu negócio, abaixo explicamos todos os detalhes. Leia e veja como se preparar para os novos comportamentos do mercado.
Um dos primeiros passos para aplicar essa estratégia de marketing no seu negócio é oferecer o máximo de informações ao cliente. Pense que, ao contrário de um negócio físico, o e-commerce não conta com o “papo de vendedor” para vender um produto.
Por isso, dedique um espaço em cada página de produto para contar um pouco sobre ele: tamanho, peso, tecido, qualidade, procedência, marca e tudo que seja relevante na hora da venda. Esses são dados importantes para os seus clientes tomarem a decisão de compra.
Conheça o seu cliente e entenda o que ele espera do seu site. Quanto mais você focar na experiência que a sua plataforma pode proporcionar durante a compra, maiores as chances de venda e fidelização.
Lembre-se de que o usuário precisa ter tudo à disposição: aba de pesquisa, carrinho de compras intuitivo, provador virtual e cálculo de frete. Todas essas ferramentas devem ser de fácil manuseio para evitar reclamações ou decepções.
A aparência do negócio online é muito importante, afinal é a sua porta de entrada para os usuários. Por isso, invista em um bom provedor e design para ajudar você a deixar a loja com a cara da marca.
Essa é a sua oportunidade de implementar uma vitrine virtual que chame a atenção e seja interessante. Vale lembrar que o visual do seu site precisa estar em constante mudança, sempre conquistando clientes e se adequando ao calendário e-commerce.
Não se esqueça de estar atento à concorrência! Assim, você consegue ter insights e entender melhor em que investir ou melhorar na experiência de compra dos seus clientes.
Busque compreender as estratégias que eles utilizam e por que elas estão funcionando. Essa é uma maneira eficaz de entender os pontos positivos e melhorar sua loja virtual.
Omnichannel é uma estratégia de vendas que integra diferentes canais de comunicação e divulgação de um negócio. Dessa forma, você consegue oferecer uma experiência completa aos usuários.
Um exemplo é a integração das compras tanto em lojas físicas como online, incluindo as redes sociais. Já viu esse tipo de estratégia por aí? Então, essa também é uma das ações do Trade Marketing Digital.
O que acha de um exemplo prático dessa estratégia? Na Stoom, entre os casos de sucesso está o Tenda Atacado! Com uma equipe de especialistas, a Stoom customizou toda a plataforma do atacadista, personalizando toda a experiência do usuário ao aplicar o trade marketing digital e toda a operação ominichannel.
Se estiver curioso para entender melhor essa personalização e como ela impactou o negócio, acesse a página de cases. Lá, você encontra um artigo completo sobre o papel da Stoom na melhora da experiência do usuário. Venha conferir!
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