Como montar o calendário e-commerce 2024 do seu negócio

O início de um novo ano é também o momento de criar estratégias eficazes para atrair vendas. Um dos principais métodos para alcançar esse objetivo é a montagem e a implementação de um calendário e-commerce 2024.

Esse recurso, que utiliza as principais datas comemorativas para lançar promoções e condições especiais para o público, faz parte do planejamento estratégico de um negócio on-line. Dessa forma, além de aumentar o número de vendas, a empresa desenvolve um vínculo para fidelizar o cliente.

Afinal, para que serve um calendário de sazonalidade do comércio?  Quais são as datas comerciais importantes de 2024? A seguir, explicamos a importância desse calendário e como implementá-lo na sua plataforma de e-commerce, para que você possa explorar as datas mais importantes para o seu negócio.

Por que implementar o calendário e-commerce?

Ter um calendário sazonal permite que os lojistas virtuais se preparem para feriados e datas comemorativas, a fim de planejar campanhas de marketing, oferecer promoções exclusivas e aumentar as vendas.

Um exemplo disso foi o Natal de 2023. De acordo com um levantamento da Nuvemshop, as pequenas e médias empresas on-line faturaram 309 milhões de reais no período de 1 a 25 de dezembro do ano passado. Esse número representa um crescimento de 33,5% em relação ao ano anterior.

A data comemorativa, que é uma das principais do calendário comercial, alavancou as vendas no e-commerce. Assim, o planejamento estratégico para o período permitiu que as lojas virtuais pudessem organizar seus estoques, produtos e serviços para atender às necessidades do público.

Prever as tendências do mercado

Além disso, esse recurso ajuda os lojistas a preverem as tendências do mercado e as mudanças nas preferências do consumidor. Isso permite que eles ajustem suas estratégias de vendas e se adequem ao calendário de e-commerce para 2024.

Sair na frente da concorrência

Criar estratégias utilizando o calendário de e-commerce para 2024 também é uma forma de se destacar em meio a uma concorrência cada vez maior no ambiente digital. Afinal, com tantas opções disponíveis on-line, é essencial que os negócios tenham um diferencial para prender a atenção dos consumidores.

Principais datas comemorativas do e-commerce

No Brasil, existem diversos feriados e datas sazonais no calendário — ocasiões que podem e devem ser aproveitadas pelo e-commerce para alavancar as vendas. Você sabe quais são as principais?

Em fevereiro, o Carnaval garante a movimentação do varejo on-line, principalmente para as empresas de turismo, fantasias e artigos de festas. Já o Dia Internacional da Mulher e a Páscoa são as principais datas comemorativas de março.

Em junho, o São João pode impulsionar promoções temáticas para conquistar novos clientes. Dia dos Pais e Dia dos Solteiros são as principais datas comemorativas de agosto.

As datas comemorativas de setembro são o Dia da Independência do Brasil e o Dia do Cliente. Em outubro, o Dia das Crianças e o Dia das Bruxas são as datas de maior destaque. Além dessas, existem outras que não podem faltar. São elas:

  • Dias das mães (11/05);
  • Dia dos Namorados (12/06);
  • Black Friday (29/11);
  • Cyber Monday (02/12);
  • Natal (25/12).

Datas para nichos específicos

Vale lembrar que outras datas podem ser incluídas no calendário sazonal, como aquelas que levam em consideração o nicho de atuação do negócio. Se a sua empresa integra o setor de Saúde, pode valer a pena incluir o Dia do Médico ou o Dia Mundial da Saúde Mental, por exemplo.

Você pode usar sites de pesquisa para refinar a sua busca por datas mais do seu nicho. Depois de decidir quais são os dias mais importantes do ano para a sua empresa, é hora de entender como montar esse recurso estratégico. 

Como montar o seu calendário sazonal

Desenvolver um calendário de e-commerce para 2024 pode ser um processo complexo, mas, com atenção e planejamento, o método traz diversos benefícios para os varejistas on-line. Abaixo, seguem algumas dicas para você montar um calendário sazonal eficiente.

1. Defina as datas comemorativas

O primeiro passo é estudar as datas que merecem destaque no seu nicho de negócio. Para isso, além de analisar o calendário, é importante levar em consideração as datas comemorativas do ano anterior. Assim, você pode entender quais campanhas deram certo e o que precisa ser melhorado.

2. Analise as tendências de mercado

Determine as mudanças no comportamento do consumidor para cada temporada. Isso vai te ajudar a escolher os produtos certos para oferecer para o seu público-alvo durante cada período sazonal, além de preparar o seu estoque.

3. Crie um plano de marketing

Crie um plano específico para cada data desenvolvendo campanhas especiais, identidade visual, promoções exclusivas e investimento em divulgação, como anúncios pagos e conteúdo para redes sociais. Além disso, você pode usar as técnicas de SEO no e-commerce, para que o site seja melhor ranqueado nas páginas de buscas.

4. Defina metas de vendas

Defina metas e acompanhe seu progresso ao longo do ano, pois são esses números que vão guiar suas ações promocionais. Também pode ser definido um valor de faturamento para a temporada, levando em consideração o potencial mensal de vendas e a sazonalidade.

5. Preocupe-se com o cliente durante todo o processo

Tão importante quanto se preparar para vender bem nas datas do calendário de e-commerce para 2024 é fidelizar o seu cliente. Por isso, a venda não acaba depois que ele finaliza a compra. Então, garanta toda a assistência necessária para que o seu cliente volte a fazer negócio com você!

Confira mais dicas no blog Stoom!

Além de ter um calendário planejado previamente, para estar preparado para essas datas sazonais, é essencial ter atenção à experiência de compra do consumidor. Se você quer saber mais sobre o assunto, acesse o nosso blog e confira as dicas para personalizar todo o processo de compra dos seus clientes.

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