O que define uma experiência de compra on-line?

experiência de compra on-line

Com o avanço da tecnologia e a popularização da internet, a experiência de compra on-line se tornou cada vez mais comum e acessível para consumidores em todo o mundo. Por conta disso, os mais de 930 mil sites de e-commerce no Brasil (2022) precisam se adaptar a essa nova demanda.

 

Contudo, o que é a experiência de compra on-line? São as interações que um cliente tem com uma loja virtual durante o processo de compra. Ela engloba desde a navegação no site até o momento em que o produto é entregue.

 

Como hoje, o user experience substitui qualquer tipo de contato que um consumidor teria em uma loja física, ele também determina a futura relação entre a marca e o consumidor. Assim, se for boa, vai trazer bons resultados, como a fidelização do cliente. Quer saber mais? Continue lendo o conteúdo a seguir.

Quais os fundamentos para uma boa experiência?

A experiência de compra on-line é determinante para o sucesso de um negócio, visto ser a porta de entrada do cliente para conhecer o seu negócio. Desse modo, um dos primeiros fundamentos a constituir essa relação é que o site seja fácil de navegar e que as informações sobre os produtos estejam claras e organizadas. 

 

Além disso, é importante que o seu e-commerce ofereça um bom serviço de atendimento ao cliente, disponibilizando canais de comunicação para que os consumidores possam tirar suas dúvidas e resolver eventuais problemas.

 

Também vale lembrar que a segurança de dados é essencial. Isso porque os consumidores precisam sentir que seus dados estão protegidos durante todo o processo de compra, do cadastro até o pagamento. 

 

Quais os benefícios da experiência de compra on-line?

Uma jornada do usuário positiva traz diversos benefícios para todos os envolvidos. Para o consumidor, a praticidade e a comodidade são os principais atrativos, já que ele pode fazer suas compras sem sair de casa, a qualquer hora do dia, sem enfrentar filas ou trânsito.

 

Além disso, a experiência de compra on-line permite que ele tenha acesso a uma grande variedade de produtos, muitas vezes com preços mais interessantes que os das lojas físicas. Inclusive, é mais fácil comparar os valores e as características dos artigos, sem precisar se deslocar de uma loja para outra.

 

Agora, para a empresa, uma boa experiência de compra traz várias vantagens, como a possibilidade de atingir um público maior e mais diversificado, a redução de custos operacionais e o aumento das vendas. 

 

Ainda, a loja virtual te ajuda a ter acesso a dados mais precisos do comportamento dos clientes, sendo ideal para você criar uma boa estratégia de vendas e marketing.

Como aprimorar a experiência no seu e-commerce?

Se a sua companhia possui uma loja virtual e você quer aprender como melhorar a experiência de compra on-line oferecida aos seus consumidores, confira algumas dicas importantes:

Invista em um layout intuitivo

Um layout confuso e pouco intuitivo pode afastar os clientes e prejudicar a experiência de compra on-line. Por isso, invista em um layout limpo, com informações claras e de fácil acesso. Além disso, use cores que conversem com a sua marca e que não sobrecarreguem a visualização do usuário.

Disponibilize informações detalhadas dos produtos

Os consumidores querem saber tudo sobre o produto antes de comprá-lo, assim, disponibilize informações detalhadas, como características técnicas, tamanhos, cores, materiais utilizados, entre outras. Também é interessante incluir fotos e vídeos que mostrem o artigo em diferentes ângulos e situações.

 

As empresas com as melhores experiências de compra possuem sites e aplicativos que fornecem todas as informações mais importantes dos seus produtos e serviços. Dessa forma, o consumidor tem acesso aos dados que precisa, podendo realizar a compra com tudo esclarecido.

 

Ofereça um bom atendimento

O atendimento ao cliente é fator crucial para a experiência de compra na internet. Portanto, uma das nossas dicas é disponibilizar canais de comunicação variados e eficientes, como chat on-line, e-mail e telefone. Tudo sempre com respostas claras e objetivas, economizando tempo.

Garanta a segurança dos dados dos consumidores

A segurança dos dados dos consumidores é uma preocupação constante em compras on-line. Por conta disso, lembre-se de implementar no seu site protocolos de segurança confiáveis, como HTTPS e SSL. Também é interessante oferecer opções de pagamento seguras, como cartões de crédito.

Amplie as opções de pagamentos

Oferecer opções de pagamento variadas pode ser um diferencial para o seu e-commerce. Além dos cartões de crédito, vale a pena disponibilizar pagamento via PayPal, boleto e transferência bancária. Isso pode atrair clientes que preferem formas de pagamento diferentes do cartão de crédito.

Aplique um sistema de entrega eficiente

A entrega é uma etapa fundamental da jornada do consumidor, por isso, ela sempre deve ocorrer dentro do prazo estipulado e em perfeito estado. Assim, você consegue aumentar a reputação da sua empresa, além da confiança do cliente na sua marca.

 

Para que isso aconteça, ofereça opções de frete diversificadas, como entrega expressa e agendada. Também é válido disponibilizar um código de rastreamento para que o consumidor possa acompanhar o status da entrega. 

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