Mesmo mostrando índices que comprovam seu poder de vendas, muitos lojistas ainda possuem dúvidas se vale a pena vender em marketplaces, neste artigo você terá um panorama completo sobre essas plataformas.
O ano de 2020 foi atípico para todos diversos setores, o e-commerce foi um dos segmentos que conseguiu se destacar em meio às restrições causadas pela pandemia de Covid-19.
As compras virtuais já apresentavam uma crescente desde de 2010, quando pesquisas sobre o nicho passaram a ser realizadas.
Conhecidos como shopping centers online, os marketplaces possuem uma estrutura completa para as vendas virtuais, e abrem suas vitrines para vendedores externos exporem seus anúncios.
Empresas de vários portes e segmentos já utilizam os marketplaces como vitrine, esses canais de vendas investem em tráfego e ações de marketing para atrair visitantes ao site, assim como acontece em shoppings físicos.
Segundo um estudo realizado pela Ebit|Nielsen, em 2020 os marketplaces cresceram 52% a mais do que o mercado, em sua maioria essas plataformas já são conhecidas pelo grande público, o que passa mais segurança na hora da compra e tem o poder de converter mais.
Veja abaixo alguns benefícios de vender em marketplaces
Esses canais já oferecem toda uma estrutura para a venda dos seus produtos.
Os marketplaces não possuem nenhum tipo de exclusividade, logo se você quiser vender em vários canais basta montar uma estrutura para a gestão de vários marketplaces e escalar o seu negócio!
Ps: Se o assunto for escalar suas vendas, um HUB de integração é a melhor alternativa para a centralização de múltiplos canais de vendas.
Um dos benefícios de vender em marketplaces é o baixo investimento que o lojista deve realizar para comercializar seus produtos nesses canais.
A grande maioria das plataformas cobram apenas um comissionamento em cima da venda, caso contrário o lojista não paga taxas ou mensalidades.
A comissão é a taxa cobrada pelos marketplaces para custear toda estrutura da operação, como:
Essa taxa varia de acordo com o marketplace, e categoria de produto comercializada.
Um dos tabus quando o tema é vender em marketplaces é a comissão cobrada por esses canais.
Ao contrário de uma loja virtual, onde tudo que é vendido não possui nenhum tipo de taxa ou comissão, os marketplaces cobram esses valores para custear toda a operação e manter o tráfego de visitantes.
É possível vender em marketplaces e manter a margem de lucro, e como você precifica o seu produto é o que vai fazer toda a diferença na hora de contabilizar o seu faturamento.
Veja também: Imersão, como precificar seus produtos certo nos marketplaces
A primeira etapa é a escolha dos canais que você deseja vender seus produtos, no Brasil existem vários marketplaces, desde os com catálogos diversos, até canais de nicho que concentram seus anúncios em uma categoria de produtos.
Na imagem abaixo é possível ver uma série de marketplaces disponíveis, faça uma pesquisa de cada canal e veja as exigências necessárias para o cadastro da sua loja.
O cadastro nos marketplaces é bem simples, basta o lojista coletar as documentações necessárias para enviar uma ficha cadastral a esses canais.
As informações necessárias variam de acordo com o marketplace, bem como o tempo de resposta de cada canal.
Sim, e os marketplaces podem servir como ferramenta de tráfego para a sua loja virtual.
Apesar de possuírem modelos de negócio diferentes, é possível utilizar o mesmo catálogo de produtos do seu site para vender em marketplaces.
A expansão do seu negócio para outros canais de venda é possível através de um hub de integração, que irá centralizar todos os seus canais de venda, realizando a sincronização de estoque e otimizando o dia a dia das suas vendas.
O seu negócio fica mais suscetível a falhas de operação manuais, como os furos de estoque que a longo prazo causam prejuízos financeiros e na reputação da sua conta nos marketplaces.
Um dos fatores que determinam a visibilidade do seu anúncio, é a reputação da sua conta.
Contas com um alto volume de vendas canceladas e reclamações são consideradas menos confiáveis e sofrem até punições
Um hub de integração sincroniza o estoque em tempo real além de otimizar o cadastramento de produtos uma vez que é possível consumir um catálogo de cadastros já existentes, sendo necessário apenas o envio para os marketplaces.
Os detalhes fazem toda a diferença nas vendas, sempre faça seus anúncios pensando em quem estará pesquisando pelo seu produto:
Memorize esse mantra, ao criar um anúncio invista o seu tempo e atenção nesses atributos, eles são o cartão de visitas do cliente com a sua loja.
Fique sempre atento às perguntas e pedidos de troca, atender bem uma vez é a certeza de ter um cliente satisfeito e que pode indicar e inclusive comprar novamente.
Investir em embalagens reduz prejuízos como trocas por produtos danificados, além de causar uma experiência no cliente, entregue o seu produto com uma carta ou brinde, ações como essas estimulam o compartilhamento e ajudam na divulgação.
Os marketplaces oferecem vários benefícios, a oportunidade de ter uma vitrine com um alto tráfego de pessoas e pagar apenas pelas vendas concretizadas é um fator importante a ser levado em consideração.
Em 2020, os marketplaces faturaram R$ 73,2 bilhões, e esse número só vem crescendo.
Mais presente do que nunca no dia a dia dos brasileiros, o e-commerce é uma plataforma de venda que não pode mais ser deixada de fora dos planejamentos estratégicos de uma empresa.
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