Alta demanda de pedidos e acessos online: mais vendas, menos quedas no seu ecommerce!

Miniatura de um carrinho de compras cheio de caixas de papelão. O carrinho está sobre o teclado de um notebook.

Alguns períodos do ano são conhecidos no ecommerce pela alta demanda de pedidos, como é o caso da Black Friday e as festividades de Natal e Ano Novo. Esses são ótimos momentos para gerar muitas vendas! Assim, contar com tecnologias para otimizar os processos é garantir uma boa experiência de compras.

Neste artigo, você vai descobrir como a tecnologia auxilia para que o ecommerce funcione bem durante os período com excesso de pedidos e acessos, além de entender mais a fundo quais motivos podem levar a uma sobrecarga do sistema de pedidos online.

Quais os motivos para picos de demandas e acessos no ecommerce?

A alta demanda de pedidos e acessos em lojas online se dá especialmente em promoções e datas sazonais. A Black Friday, o Dia das Mães e o Réveillon, por exemplo, são momentos que costumam movimentar bastante o comércio online.

Como são datas anuais, é possível prever e otimizar a gestão de pedidos para garantir o bom funcionamento dos sistemas do ecommerce. Isso garante a satisfação dos clientes e gera faturamento com a conversão das vendas.

Outros motivos que podem gerar a alta demanda de pedidos e acessos são as mudanças no comportamento de consumo. Em geral, fatores macroeconômicos ou sociais exercem grande influência nesse sentido. Eventos especiais, como lançamentos de filmes muito esperados, também devem ser observados.

Nesses casos, fica mais difícil prever o aumento, mas existem plataformas e ferramentas de tecnologia desenvolvidas especificamente para isso. Assim, é possível evitar grandes dores de cabeça.

Números do ecommerce

O faturamento das lojas virtuais no Brasil deve ultrapassar R$ 200 bilhões em 2024. É o que apontam as projeções feitas pela Abcomm Forecast. A previsão é de que o faturamento ultrapasse os R$ 250 bilhões até 2027, sendo impulsionado pelas datas sazonais,

Além disso, dados da E-commerce Trends revelam que 58% dos consumidores acima dos 16 anos compraram mais online do que em lojas físicas no ano passado. O estudo, realizado com 2.088 pessoas reforça a importância de os ecommerces investirem em plataformas de vendas.

Por que fazer uma gestão de pedidos eficiente?

O mercado é muito competitivo e dinâmico. Por isso, é necessário garantir a otimização das operações de logística no ecommerce a partir de uma estratégia eficaz. Assim, os benefícios que a gestão de alta demanda traz para o negócio são diversos. Entre eles, estão:

  • melhorias na experiência de compra dos consumidores;
  • aumento na taxa de confiança dos clientes;
  • previsão e prevenção de situações desafiadoras;
  • redução de custos;
  • aumento de competitividade e participação no mercado de atuação;
  • utilização de recursos de maneira mais eficiente.

Como manter o ecommerce funcionando bem em períodos de alta demanda?

A preparação é essencial para garantir o funcionamento eficaz do ecommerce durante a alta demanda de pedidos e acessos. Dessa forma, deve-se fazer uma análise do histórico da loja e, a partir disso, criar um planejamento estratégico que preze pela eficiência operacional e sustentabilidade do negócio.

Como parte da estratégica, você deve contar com um plano de contingência para lidar com imprevistos, como eventuais atrasos de fornecedores, por exemplo. Confira mais dicas para montar uma estratégia para o seu ecommerce:

Tenha uma ótima gestão de estoque

Durante o período de alta demanda de pedidos e acessos, uma gestão de estoque eficaz garante que o excesso de demandas não se torne um problema logístico. Tenha em mente que todas as etapas da cadeia de suprimentos devem estar alinhadas, pois a falta de estoque afeta negativamente a reputação da empresa.

Teste a estabilidade do seu ecommerce

Contar com uma plataforma de ecommerce eficiente que não saia do ar e tenha manutenção constante é a chave para aguentar a sobrecarga dos servidores. Por isso, faça teste de carga (Stress Test) e estabilidade, simulando a demanda esperada e analisando como os servidores reagirão à situação.

De acordo com um levantamento realizado pela Neotrust e Clearsafe, o faturamento da Black Friday em 2023 foi de R$ 5,23 bilhões. Ou seja, cuidar para que a plataforma funcione corretamente é garantir um bom lucro para o negócio.

Várias tecnologias podem auxiliar na otimização de processos nos ecommerces. Entre elas, o Stress Test realiza a avaliação do comportamento da plataforma durante períodos de alta demanda, ajudando no gerenciamento em datas sazonais de grande movimentação.

O Stress Test garante a estabilidade da plataforma de ecommerce e oferece uma melhor navegabilidade para o usuário. Ele ainda aperfeiçoa o fluxo de acessos e antecipa possíveis falhas e problemas, possibilitando um funcionamento eficiente do site.

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