Taxa de abandono de carrinho: veja como a inteligência artificial pode auxiliar no processo

Mulher com o cartão de crédito em uma mão, finalizando a compra em um e-commerce.

Imagine a seguinte situação: seu ecommerce está recebendo muitas visitas e tem uma alta taxa de cliques. Ou seja, o negócio está indo bem. Porém, na hora de finalizar a compra, os clientes desistem, o que faz com que a loja tenha uma alta taxa de abandono de carrinho.

Isso impacta diretamente a taxa de conversão de vendas, que fica abaixo do esperado. Entenda mais sobre os motivos que levam ao abandono de carrinho pelos usuários e conheça ferramentas de inteligência artificial para resolver esse problema.

O que é taxa de abandono de carrinho?

A taxa de abandono de carrinho é quando o cliente passa por todas as etapas e, na hora de efetivar o processo, desiste da compra. Quanto mais frequente essa situação, pior para o negócio. Afinal, o principal objetivo de um ecommerce é a venda de produtos. Se isso não acontece, não há faturamento para a empresa.

Um estudo feito pela Barilliance revelou que a taxa de abandono de carrinhos nos comércios virtuais ultrapassa a marca de 70%. Ou seja, é uma prática comum. Ainda assim, é importante entender por que isso acontece e montar estratégias para diminuir a desistência.

Como calcular a taxa de abandono de carrinho?

A conta é bem simples: você deve dividir o número de compras efetivadas pelo número de carrinhos, subtrair 1 e multiplicar por 100. Veja a fórmula aplicada a este exemplo: 50 (número de compras) / 100 (número de carrinhos) – 1 x 100 = a taxa de abandono é de 50%.

Principais causas de abandono de carrinho

Se você quer diminuir a taxa de abandono de carrinho, é essencial entender os motivos que podem levar os clientes a desistir da compra no seu ecommerce. Entre os principais fatores de desistência, estão:

Valor do frete e outras taxas

Um dos principais motivos para uma alta taxa de abandono de carrinho é um valor de frete muito alto ou taxas “surpresa” que aparecem na hora da finalização da compra. Para uma boa experiência do consumidor, é essencial que as informações estejam expostas de maneira clara, não deixando dúvidas.

Reclamações de outros consumidores

É muito comum que os usuários procurem avaliações e feedbacks de pessoas que já compraram na loja. Assim, um alto número de reclamações pode ser motivo de desistência. Tenha um espaço em que as pessoas possam registrar uma boa experiência de compra com você, isso ajuda com o engajamento do cliente.

Falta de segurança

De acordo com o site Moodsend, 19% dos clientes desistem de comprar por falta de segurança, seja na qualidade do produto vendido ou na tecnologia que opera para o funcionamento do ecommerce. Por isso, invista em certificados de segurança, garantindo a proteção dos consumidores e da sua loja.

Processo longo e pouco intuitivo

Cada vez mais, os usuários buscam plataformas intuitivas e ágeis. Então, quanto mais etapas e páginas de cadastro o cliente tiver que enfrentar para concluir a compra, maior será a chance de ele desistir. Por isso, invista em uma boa jornada de compra do cliente, fazendo com que o processo seja o mais fluido possível.

Prazo de entrega muito longo

Outro fator que pode estar atrapalhando a taxa de conversão do seu ecommerce são os prazos de entrega muito longos. Por isso, utilize uma transportadora que ofereça um bom serviço e seja sempre claro sobre os prazos. Afinal, a transparência é a melhor estratégia para fidelizar clientes.

Como a inteligência artificial pode diminuir a taxa de abandono de carrinho?

A inteligência artificial é uma excelente ferramenta para diminuir a taxa de abandono de carrinho. Existem diversas opções que podem ser usadas para melhorar a experiência do usuário e, consequentemente, aumentar as conversões do ecommerce:

Remarketing

O remarketing ou retargeting é uma estratégia de inteligência artificial que utiliza anúncios no Google ou em redes sociais para relembrar os produtos deixados no carrinho. Isso pode captar a atenção do cliente, sendo um empurrãozinho que faltava para ele efetivar a compra.

Análise preditiva

A análise preditiva utiliza os dados coletados durante a visita do usuário no ecommerce para prever o comportamento dos clientes e identificar oportunidades de vendas a partir disso. Assim, são identificados padrões e tendências, antecipando a resolução de problemas.

Personalização de mensagens

Existem várias mensagens personalizadas que podem ser utilizadas para reter o cliente. Entre diversos modelos, os exemplos mais comuns incluem pop-ups de saída (que aparecem quando o usuário sinaliza que vai fechar ou mudar de página no navegador) e e-mails de recuperação de carrinho abandonado.

Chatbots

O uso de chatbot para ecommerce pode ajudar na recuperação de carrinho e ainda garantir o engajamento dos clientes. Essa ferramenta conversa com as pessoas por mensagens de texto ou voz e garante um atendimento mais pessoal e humanizado.

Por utilizar inteligência artificial, ele aprende com a coleta de dados a cada interação, fazendo com que suas respostas sejam cada vez mais naturais e assertivas. Isso auxilia e tira dúvidas dos consumidores durante a jornada de compra.

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