O chamado “abandono de carrinho”, que ocorre quando o cliente adiciona itens no carrinho de um site, mas não finaliza a compra, é uma grande preocupação dos e-commerces. Um meta-estudo atualizado em fevereiro de 2020 pela Barrilliance revelou que a média mundial de abandono de carrinho é de 77,73%.
Ou seja, menos de 23% dos consumidores finalizam a compra em sua primeira interação com o e-commerce. Entender os motivos que levam a esse cenário é essencial para diminuir esse índice e aumentar a taxa de conversão da loja virtual. Confira nosso artigo a seguir e entenda mais sobre o assunto.
Segundo pesquisa realizada pelo E-commerce Radar, consumidores apresentaram alguns motivos específicos pelos quais deixam de finalizar a compra em uma loja virtual. Confira:
53% das pessoas entrevistadas na pesquisa responderam que o alto valor do frete é o principal motivo para desistirem de realizar uma compra em um e-commerce. Principalmente em regiões mais distantes, o alto custo do frete acaba desencorajando o cliente a comprar online.
Justamente por se tratar de um processo muitas vezes demorado e burocrático, a obrigação de criar um cadastro na loja virtual para fazer uma compra acaba sendo motivo para desistência por parte do cliente.
As lojas virtuais que apresentam processos longos e complicados de check-out também estão perdendo vendas. Quando o cliente precisa preencher muitas informações, abrir muitas abas no navegador ou não tem formas de pagamento variadas, pode acabar não finalizando a compra.
A pesquisa também revelou que os clientes preferem saber o valor total da compra antes, e não apenas na hora de fazer o pagamento. Por isso, recursos que mostram o valor do frete antecipadamente, por exemplo, podem ajudar a evitar o carrinho abandonado.
Quanto mais tempo um e-commerce leva para fazer a entrega do pedido desde seu pagamento, maior a chance de que o abandono de carrinho aconteça. A concorrência entre as lojas virtuais está cada vez maior e quem investe em métodos de entrega mais rápidos e com menos custo acaba saindo na frente.
Após conhecer os motivos que levam ao abandono de carrinho, é possível investir em estratégias para evitar que esse problema aconteça. Veja a seguir as principais práticas que incentivam os clientes a finalizar a compra:
Quando a sua plataforma de e-commerce possui um processo de pagamento simples, o cliente se sente mais incentivado a concluir a compra, já que não enfrenta nenhum problema e nem uma longa espera. Além disso, o preenchimento das informações precisa ser facilitado, solicitando somente os dados realmente necessários.
O gateway de pagamento deve oferecer segurança durante as transações para que o cliente tenha confiança e volte a comprar na loja virtual. Outra dica é mostrar o valor do frete logo de cara, além de adicionar uma ferramenta de Vitrine Dinâmica por geolocalização, para que somente os produtos que são entregues na região do cliente sejam mostrados para ele.
Em muitos casos, a pessoa não está com disposição para fazer um cadastro completo, por isso, oferecer uma opção de compra em um clique pode ser a solução ideal. Dessa forma o pedido é processado de forma automática, apenas solicitando o e-mail e a forma de pagamento.
Trata-se de uma ferramenta estratégica para aumentar a taxa de conversão do e-commerce, além de oferecer uma boa experiência para o usuário, que pode levar o consumidor a querer comprar novamente no site e se tornar um cliente fidelizado.
O retargeting é uma estratégia utilizada para investir em clientes que já foram impactados pela marca de alguma forma e, portanto, têm mais potencial de conversão. Com o uso da tecnologia, é possível identificar os usuários que acessaram a loja e não finalizaram a compra.
Por meio dos cookies de rastreamento, o e-commerce tem a possibilidade de criar estratégias de remarketing para recuperar as vendas que não foram finalizadas em um primeiro momento. Isso é possível mostrando anúncios do item pesquisado em outros sites que forem acessados ou até mesmo por um e-mail de carrinho abandonado.
Outra forma de recuperar o carrinho do e-commerce que foi abandonado é oferecendo algum tipo de benefício em troca da conclusão da compra. Cupons de desconto, frete grátis ou até mesmo brindes podem ser eficazes.
Entretanto, é importante se atentar para não comprometer o orçamento do negócio. Portanto, ofereça benefícios simples, mas que podem fazer toda a diferença na experiência de compra do cliente.
Como vimos, reverter e evitar o abandono de carrinho gera mais conversões para a sua loja virtual. Se você se interessou pelo assunto e quer saber mais sobre estratégias de marketing como essa, confira nosso artigo sobre retenção de clientes e confira dicas de ações que podem ser feitas!
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